65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 7. Serviço Social
ATUAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA SOCIOAMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO GRUPO INTER-AÇÃO NO ESTADO DO AMAZONAS.
Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves - Profa. Dra./Orinetadora - Depto. de Serviço Social - UFAM
Talita de Melo Lira - Profa. MSc. do Depto. de Serviço Social - UFAM
Klilton Barbosa da Costa - Pesquisador do Grupo Inter-Ação - UFAM
Aghata Teixeira Silva - Pesquisadora do Grupo Inter-Ação - UFAM
Vânia Lima Medeiros - Pesquisadora do Grupo Inter-Ação - UFAM
Jéssica da Silva Barreto - Bolsista de Extensão do Grupo Inter-Ação - UFAM
INTRODUÇÃO:
Desde meados da segunda metade do século XX, a discussão sobre questão ambiental entrou em pauta de forma mais abrangente, tanto no âmbito da ciência como dos movimentos sociais. Processos sociais até então tidos como verdadeiros passam, a ser questionados tais como paradigmas econômicos e sociais onde se apregoava o desenvolvimento e o progresso a todo custo. Deste modo, com o propósito de estudar e intervir nesta questão o Grupo Interdisciplinar de Estudos Socioambientais e de Desenvolvimento de Tecnologias Sociais na Amazônia – Grupo Inter-Ação, atua na ampliação de um processo socioeducativo que abrange ações de investigação e ações afirmativas de cidadania que resultam numa proposta para: produzir novos conhecimentos; construir de forma coletiva respostas visando à superação das condições de exclusão e para atendimento às demandas existentes; estruturar novas técnicas, tecnologias apropriadas e sociais, habilidades e mecanismos que possibilitem a construção de alternativas viáveis e voltadas à realidade local; contribuir para os debates em diferentes fóruns em âmbito regional, nacional e internacional. O Grupo tem como norte a valorização dos atores sociais e busca construir e testar paradigmas que visem colocar sob outro patamar a lógica construída pela ciência moderna.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho apresenta a experiência de extensão universitária desenvolvida pelo Grupo Inter-Ação, no projeto PROGRAMA INTER-AÇÃO: práticas de sustentabilidade visando o desenvolvimento regional, implementado em 2012/2013, vinculado a PROEXTI. O projeto visou desenvolver ações de sustentabilidade socioambiental que contribuíssem para o desenvolvimento e inclusão social de 05 municípios do Amazonas.
MÉTODOS:
As ações implementadas foram baseadas num diálogo instrutivo/pedagógico, o qual possibilitou a criação de alternativas para a melhoria das condições de vida dos agentes abrangidos pelo projeto. Para tal, todas as ações foram norteadas pela metodologia Inter-Ação, a qual busca realizar práticas de extensão universitária sob a articulação dos saberes popular e acadêmico-científico, incentivando a participação comunitária. As ações foram ordenadas em três fases operacionais, articuladas entre si: Fase I - Elaboração do Plano de Desenvolvimento Local - nesta fase, todos os agentes sociais envolvidos no projeto, buscaram num esforço coletivo ordenar e delimitar, por ordem de prioridade, as soluções realistas e práticas sustentáveis a serem implementadas; Fase II - Execução do Plano de Desenvolvimento Local - nesta fase foi acionada, simultaneamente, a negociação entre os atores, o estímulo à participação e engajamento dos comunitários na implementação das atividades técnicas, o processo de formação para criação de competência técnica e fortalecimento das capacidades locais; Fase III - Monitoramento e Avaliação das Ações - Essa fase não se constituiu como um momento fixo e/ou linear, mas esteve relacionada a dinâmica do processo de realização das ações em todo o trabalho.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No perímetro urbano da cidade de Manaus a assessoria técnica realizada à Rede de Catadores(as) de Materiais Recicláveis (ECO-RECICLA) tem possibilitado a consolidação de ações que visa subsidiar a criação de políticas públicas voltadas para esta categoria profissional, através de capacitação/instrumentalização na melhoria de processos produtivos e no fortalecimento sociopolítico. No perímetro rural, o projeto está implantando unidades demonstrativas de meliponários, galinheiro e horta agroecológicos em sítios situados no ramal do Brasileirinho. No município de Maués, as ações desenvolvidas tem gerado o fortalecimento da organização sociopolítica comunitária para a autogestão de empreendimentos econômico-solidários voltados para a geração de renda, como assessoria e acompanhamento na fabricação de tijolos ecológicos, farmácia comunitária de plantas medicinais, horta de plantas medicinais, o aproveitamento de rejeitos naturais locais na confecção de artesanatos, acompanhamento na formalização de associações comunitárias e na organização na produção de guaraná orgânico. Assim, a produção dessas tecnologias sociais inovadoras tem representado importante estratégia para o desenvolvimento com sustentabilidade e inclusão social em comunidades urbanas e ribeirinhas da região amazônica.
CONCLUSÕES:
As atividades de extensão universitária desenvolvidas pelo Grupo Inter-Ação se constituíram como ações afirmativas de cidadania, as quais possibilitaram: a criação e o fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários e implantação de área demonstrativa: Fábricas de Tijolos Ecológicos; Viveiros e Hortas Agroecológicas; Viveiros de Plantas Medicinais; Farmácias Comunitárias; Grupos de Produção Artesanal e Meliponicultura; a difusão de práticas agroecológicas a partir da formulação e apropriação de tecnologias inovadoras, voltadas para o aproveitamento e beneficiamento de rejeitos naturais locais e materiais recicláveis; a inclusão social, por meio da realização de ações voltadas para a viabilização do acesso dos agentes sociais a Bens e Serviços Sociais. Por tanto, a experiência de extensão universitária expressa a fundamental necessidade das políticas públicas buscarem atuar em favor da cidadania das populações rurais, considerando seu modus vivendi, respeitando sua identidade sociocultural, seus valores éticos e conhecimentos tradicionais, a acima de tudo, na condição de cidadãos, agentes sociais de direitos e protagonistas com capacidade de atuar e gerir, coletivamente, as soluções para suas problemáticas.
Palavras-chave: Atuação Profissional, Desenvolvimento Regional, Inclusão Social.