65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia
ANÁLISE DA CONDIÇÃO DE SAÚDE BUCAL DE ADOLESCENTES USUÁRIOS DE DROGAS LÍCITAS EM ESCOLAS PARTICULARES DO MUNICÍPIO DE ARACAJU-SE
Cleberson Franclin Tavares Costa - Aluno em Iniciação Cientifica - UNIT
Daisy Lane de Queiroz Rodrigues - Cirurgiã Dentista Egressa - UNIT
Nayalla Madjalane da Silva Caldas - Cirurgiã Dentista Egressa - UNIT
Suse Mara Sandes Pires - Cirurgiã Dentista Egressa - UNIT
Marlizete Maldonado Vargas - Profa. Dra./Orientadora - Psicologia e Mestrado em Saúde e Ambiente - UNIT
Cristiane Costa da Cunha Oliveira - Profa. Dra./Orientadora - Odontologia e Mestrado em Saúde e Ambiente - UNIT
INTRODUÇÃO:
A saúde dos adolescentes vem sendo pesquisada no Brasil sendo que na faixa etária dos 15 aos 19 anos, o decréscimo do índice de cárie dentária (CPO) foi de 30%, passando de 6,1 em 2003, para 4,2 em 2010 (Brasil, 2010). Em Aracaju a maior parte dos adolescentes estudados relatou se achar saudável apesar embora 9% dos escolares afirmaram ter vergonha da sua condição bucal (Carvalho et al, 2010). A precariedade da saúde bucal, poderia estar relacionada ao descaso com a higiene corporal provocado pelo uso abusivo de drogas. Foi relatado que 240 alunos de escolas públicas apresentavam 63% de prevalência de uso de alguma substância psicoativa. A bebida alcoólica foi a protagonista em meio às drogas citadas, sendo a de consumo mais frequente (Martins, 2009). Investigar adolescentes estudantes de escolas particulares tem potencial para um diagnóstico preventivo, uma vez que a escola se configura em um cenário importante para a promoção de saúde, pois é o espaço onde os alunos, pais, professores e demais profissionais permanecem e convivem. A investigação da situação de ocorrência do uso de drogas lícitas nas escolas particulares e sua relação com a saúde bucal é relevante para que se possa nortear as políticas públicas adequadas para atender as especificidades de cada contexto.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desse estudo foi analisar a condição de saúde bucal de adolescentes usuários de drogas lícitas em escolas particulares no município de Aracaju/SE.
MÉTODOS:
Foram selecionados adolescentes entre 15 e 19 anos, de ambos os sexos e sem distinção de cor e matriculados em instituições de ensino privado da zona urbana do município de Aracaju – SE em 2011-2012. A seleção da amostra obedeceu ao critério de estratificação da população por bairros, houve sorteio aleatório das escolas dentro de cada bairro do. Foram excluídos os portadores de doenças sistêmicas crônicas. Os instrumentos utilizados foram uma ficha clínica adaptada pelas especificações Organização Mundial da Saúde para levantamento epidemiológico bucal dos adolescentes e um questionário estruturado, individual, anônimo, de autopreenchimento para avaliar o consumo de drogas conforme modelo ASSIST organizado pela OMS. Foram aplicados 127 questionários estruturados, individuais anônimos, de auto-preenchimento e participação facultativa para os escolares pesquisados matriculados nas escolas. A análise estatística dos dados incluiu distribuição de frequência da ocorrência da Cárie Dentária e Doença Periodontal por idade, sexo, ser usuário de droga lícita ou não, com análise bivariada da ocorrência dessas doenças e a variável ser usuário de droga lícita ou não e o tipo de droga, sendo aplicado teste qui-quadrado e teste de correlação entre as variáveis citadas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram avaliados 127 adolescentes com idades entre 15 a 19 anos, sendo 41(32,3%) do sexo masculino e 86 (67,7%) do feminino matriculados em instituições particulares. Os adolescentes pesquisados foram arguidos sobre o uso de alguma substância psicoativa e os resultados apontaram que a maioria dos pesquisados são usuários de alguma substância psicoativa. Foi observado que 106 (83,5%) dos 127 pesquisados já havaim utilizado alguma vez bebida alcoólica e 19 (15%) destes já haviam utilizado alguma vez derivados do tabaco. As demais substâncias psicoativas foram utilizadas entre os adolescentes, podendo-se ressaltar que a ocorrência do consumo em prevalência bem mais baixa. A maior prevalência de uso de substâncias psicoativas foi 54 (42,5%) aos 16 anos .A média do índice CPO-D foi igual a 1,27 (desvio padrão ±1,826).sendo considerada prevalência de cárie baixa. Não houve correlação significativa entre a severidade da cárie dentária, medida pelo índice CPOO-D e o consumo de bebidas alcoólicas entre os adolescentes ((p>.0,05).O índice de cárie e o índice CPI que mede a doença periodontal não parece terem sido influenciados pelo consumo de bebidas alcoólicas (p>.0,05).O componente de dentes obturados do índice CPO-D possui a média maior que seus outros componentes, o que reflete que as necessidades de tratamento restaurador estão sendo atendidas.
CONCLUSÕES:
A análise da relação da frequência de bebida alcoólica com a idade demonstrou que os jovens na idade de 16 anos continuam sendo os maiores consumidores de bebida alcoólica quando se refere a frequência, 26 (20,47%) destes adolescentes que consomem a bebida 1 a 2 vezes na semana. Um percentual importante de jovens consumia bebida alcoólica na idade de 16 anos, correspondendo a 46 (36,2%) dos pesquisados dos 127 pesquisados Portanto, é muito importante entender esse fenômeno e os fatores associados, já que se percebe que a idade média para iniciação do consumo dessas drogas é de 16 anos. Apesar da prevalência de cárie dentária ter sido baixa (CPO-D=1,27), de acordo com as metas da OMS para 2010 (CPO-D≤3) e não ter sido encontrado relacionamento da severidade de doenças bucais e o uso de drogas lícitas como álcool e bebidas alcoólicas, é indispensável o acompanhamento dos adolescentes de escolas particulares e intervenções no campo da prevenção e promoção da saúde em relação a drogas lícitas. Outros estudos longitudinais que permitam verificar o efeito dessas variáveis na saúde bucal devem ser realizados.
Palavras-chave: Saúde bucal, Adolescentes, Drogas lícitas.