65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
"PROFESSORES FICAM EXPOSTOS E SÃO COBRADAS POR COISAS QUE NÃO SÃO RESPONSÁVEIS" AS FACETAS DOS SIGNIFICADOS DE VIOLÊNCIA.
Danyelle Natacha dos Santos Gois - Departamento de Ciências Humanas- UNIT
Fabricia Teixeira Borges - Departamento de Ciências Humanas- UNIT
INTRODUÇÃO:
O presente estudo foi desenvolvido com professores do ensino das séries iniciais de uma escola pública de Aracaju, e teve como objetivo identificar e analisar o conceito cotidiano de violência em professores a partir dos significados co-construídos em entrevistas individuais e por dois filmes: “Escritores da Liberdade” e “Elefante” que apresentem situações de violências em escolas. Ao analisarmos os significados que compõem o conceito de violência para os professores desta escola entendemos como os professores lidam com o conceito em sala de aula e na interação com seus alunos e pares sociais. Os conceitos cotidianos de diversas naturezas permite entender como pensam, agem e participam de seus grupos os professores desta pesquisa. Ao trabalharmos significados de violência dos professores eles poderão ajudar e orientar seus alunos na construção e desconstrução de alguns comportamentos vivenciados em casa e reproduzidos em sala de aula e, ao mesmo tempo compreenderam como lidar com essa violência que muitas vezes é direcionada a eles mesmos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar e analisar o conceito cotidiano de violência em professores a partir dos significados co-construídos em entrevistas individuais e por dois filmes: “Escritores da Liberdade” e “Elefante” que apresentem situações de violências em escolas.
MÉTODOS:
Neste estudo, utilizamos a metodologia qualitativa para a construção dos dados. Inicialmente, fizemos entrevistas individuais com os professores, logo após exibimos os dois filmes. Após a assistência coletiva dos filmes, os professores foram organizados em um grupo focal com o objetivo de percebermos os aspectos valorativos e normativos do grupo, bem como os significados para a construção dos conceitos de violência. Todas as entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas integralmente para a análise foram selecionados alguns episódios da conversação e foi feito análise dos diálogos com o objetivo de analisar o processo de construção dos significados durante as entrevistas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As entrevistas individuais foram semi-estruturadas, porém questionamos sobre a violência e logo os professores falaram sobre vários temas decorrentes que foram estes: conceito de violência, cenas de violência, o que ocasiona a violência, prevenção de violência. Na analise do discurso identificamos que os professores discorriam sobre esses temas como se fosse significados comuns para todos. Mas com a mediação dos filmes percebemos de forma clara que tais co-construíram e resignificaram o conceito de violência através da assistência dos filmes e o grupo focal, através dessa interação com o grupo os professores esporam seus sentimentos, medos desejos e resignificam o conceito de violência, pois agora não é mais só uma agressão verbal e física vai muito alem disso, o qual pode atingir a sua vida em vários sentidos. No grupo focal identificamos grandes temas os quais foram desenvolvidos: Falta de profissionais em outras áreas como: psicólogo e assistente social, jornada de trabalho do professor exausta o qual não tem tempo de planejar suas aulas, Escola publica falida em relação a particular, segregação de aluno a escolha entre o bom e o ruim, Gestão desinteressada, Falta de limites e respeito por parte dos alunos e professores e a influência das Mídias na vida dos alunos .
CONCLUSÕES:
Os filmes foram os instrumentos de mediação semiótica para a construção deste conceito, como um produto cultural, pois através deles os professores construíram os significados de violência, não apenas percebendo como uma agressão física ou verbal entre alunos e professores, mas em relação a seu posicionamento de professor, questionando também o respeito a essa classe de profissional, os professores se viram expostos a sociedade. Apesar dos filmes terem sido produzidos em outra realidade, a dos EUA, as participantes se identificaram e se compararam fazendo parte de cada ação das personagens, possibilitando, através da interação dialógica, criar novas estratégias para atuarem em sala de aula para relação entre professor-aluno, família e escola.
Concluímos que o estudo contribuiu para o enriquecimento dos estudos relacionados a atividade educativa como uma prática de produção social não apenas de conhecimentos, mas de formas de ser e de agir que são, constantemente, apresentadas aos grupos e que trazem importantes contribuições para as relações sociais e grupais.
Palavras-chave: Conceito cotidiano, Docência, História-profissional.