65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação a Distância
ESTUDO E APLICAÇÕES DA NARRATIVA TRANSMÍDIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Daniella de Jesus Lima - Letras Português, Bolsista de Iniciação Científica PROBIC/UNIT
Andrea Cristina Versuti - Membro do Programa de Pós- Graduação em Educação – PPED da UNIT
INTRODUÇÃO:
O tema proposto pelo projeto é o estudo e aplicações da narrativa transmídia na Educação a Distância. Para isso, nos propomos a estudar a narrativa transmídia, e a partir disso, as franquias Lost e Star Wars, enfatizando os seus respectivos potenciais levando-se em conta o grande número de fãs/seguidores dessas duas narrativas, fãs estes de idades variadas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Temos como objetivo conceituar a narrativa transmídia, bem como fazer análise qualitativa e quantitativa dos conteúdos das duas narrativas selecionadas, de modo que será possível elencar quais características presentes nas narrativas transmídia poderiam ser aplicadas em metodologias da Educação a Distância visando tornar o conteúdo educacional mais atraente, dinâmico e engajado.
MÉTODOS:
A pesquisa tem como metodologia a leitura de materiais diversos, com o intuito de conceituar a narrativa transmídia e fomentar sobre seu uso na educação. Para realizar estas reflexões, fizemos uso do aporte teórico de autores como Henry Jenkins (2009), Vicente Gosciola (2011), Márcia Vargas (2005), Fabíola Reis (2010), Pierre Lévy (1999), Lúcia Santaella (2007) e outros, além de refletir sobre os dados das franquias Star Wars e Lost.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A narrativa transmídia pode ser conceituada como uma narrativa expandida por outras histórias que ocorrem simultaneamente em diversas plataformas de mídia, porém essas narrativas que expandem a “original” precisam trazer características desta para ser considerada produto da narrativa transmídia. A partir dessas reflexões e do estudo qualitativo e quantitativo das narrativas Lost e Star Wars, propomos o uso do processo transmidiático na Educação a Distância. Se o conteúdo das histórias (Star Wars e Lost) através do processo transmídia, conquistam milhares de fãs de todas as idades, o uso deste na Educação a Distância traz resultados positivos para os modelos metodológicos dos docentes, atraindo os alunos para a aprendizagem.
CONCLUSÕES:
Dessa forma, concluímos que é possível realizar atividades interacionais desenvolvidas de forma coletiva/colaborativa, seduzindo os alunos para a aprendizagem daquele conteúdo, e para isso o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) disponibiliza recursos. Por isso, é possível a inserção de conteúdos transmidiáticos na Educação a Distância, sendo que através disso, os alunos se interessam mais pelo conteúdo por estarem trabalhando em diversas plataformas, além de trabalharem em colaboração com os colegas.
Palavras-chave: Narrativa transmídia, Educação a distância, Metodologia.