65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 8. Teatro e Opera
A commedia revisitada: a construção da personagem a partir da investigação dos princípios da commedia dell'arte
Leonardo Bergonci - Depto. Artes Cênicas - UFSM
Daniel Reis Plá - Prof. Dr. - Depto. Artes Cênicas - UFSM
INTRODUÇÃO:
O presente resumo refere-se ao projeto de ensino, pesquisa e extensão “Commedia dell’arte revisitada: a construção de um personagem a partir da investigação de seus princípios”, sob orientação do professor Dr. Daniel Reis Plá, estando ligado, desta forma, às disciplinas de Técnicas de Representação VII e VIII, e de Laboratório de Orientação III e IV, do curso de Bacharelado em Artes Cênicas – Habilitação Interpretação Teatral, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Para tanto pretende-se realizar uma pesquisa acerca dos princípios e procedimentos que ajudaram outrora os atores a construírem seus personagens dentro da CDA empregando esses elementos (ou técnicas) na composição de um repertório imagético-corporal a ser adaptado a um dos personagens do texto da contracenação: Sacrafolia, observando por fim se esses elementos e procedimentos de improvisação utilizados outrora para esta linguagem são hoje utilizáveis para a construção e sustentação de um personagem na supracitada contracenação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetiva-se compor uma personagem para a encenação de Sacrafolia a partir dos procedimentos ligados a commedia dell'arte, através de uma revisão bibliográfica sobre a temática, levantando materiais videográficos, elaborando, assim, um treinamento à partir destes princípios e procedimentos, de forma que se possa compor uma personagem a partir de um treinamento pessoal.
MÉTODOS:
No que concerne à metodologia, desenvolver-se-á a pesquisa, a priori, a partir do levantamento de materiais bibliográficos acerca do tema abordado, através da análise de livros, revistas, sites na internet, vídeos e demais formatos de mídia que discorram acerca da história, evolução e emprego de técnicas, procedimentos e princípios desenvolvidos na CDA. A seleção de material videográfico também será feita a partir de mídias como vídeos, filmes e demais materiais, disponíveis tanto em acervos próprios, da UFSM, além de pesquisas na internet.
Em um segundo momento do desenvolvimento da pesquisa, depois de todo o material videográfico ser coletado e catalogado, o mesmo será analisado, com a finalidade de detectar princípios e procedimentos a partir dos quais poder-se-á elaborar um treinamento pessoal do ator.
Após a seleção e análise desse material, passa-se à investigação prática em sala de ensaio, a qual se configurará a partir da viabilidade e executabilidade do mesmo, levando em consideração o cronograma do projeto e o tempo hábil disponível para a criação e composição da personagem. Desse modo, serão testadas a eficiência e viabilidade do material coletado através da revisão bibliográfica e dos ensaios, para o trabalho de composição de um tipo cômico. Assim, buscar-se-á construir uma rotina pessoal de trabalho, explorando os elementos necessários à construção da personagem, em especial naquilo que se refere à composição da corporeidade a partir desse treinamento.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Através do levantamento de dados realizado durante a pesquisa optou-se pela captação de materiais que falassem especificamente do tipo clássico Arlecchino, da Commedia Dell'Arte, que foram utilizados para compor a personagem Matias Cão do texto Sacrafolia, de Luis Alberto de Abreu. Essa composição se deu através da análise de imagens, vídeos e textos acerca desse tipo, resultando na construção de uma personagem híbrida, levando à cena um Arlecchino adaptado.
CONCLUSÕES:
Ao longo do processo inúmeras imagens e vídeos foram selecionados, observados, eque serviram de lastro para a composição da corporeidade do tipo Arlecchino da Commedia dell'arte, que serviu como lastro na construção da personagem Matas Cão. Desta forma, Matias é um híbrido no qual tem sua corporeidade assentada sobre o tipo Arlecchino, porém não necessariamente reproduzindo-o totalmente.
Palavras-chave: Reoperacionalização, Corporeidade, Arlecchino.