65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
LITERATURA, LEITURA E PRAZER: a formação de leitores usando o computador como recurso didático no ensino médio do Centro de Ensino Estado do Ceará em Bacabal (MA)
Kellen Regina Moraes Coimbra - Profa. Me/Orientadora - Técnico em Assuntos Educacionais - NEAD/UFMA
Nagylla Dias Oliveira - Acadêmica de Ciências Humanas - Bolsista - PIBID/UFMA
Rubenil da Silva Oliveira - Acadêmico de Ciências Humanas e Pós-Graduação Lato sensu em Mídias - UFMA
INTRODUÇÃO:
A escolha desse tema deve-se ao fato de que a transposição didática das mídias é uma realidade vivenciada na prática pedagógica atual, que ainda não propiciou a qualidade desejada à educação e a familiaridade que a maioria dos alunos tem com essa ferramenta. Além de a mídia computador ser pouco utilizada pelos professores no Centro de Ensino Estado do Ceará como suporte para a formação de leitores.
Nesse sentido, identifica-se a necessidade de um estudo sobre os reais motivos que levam os docentes das diversas disciplinas constantes no currículo do Ensino Médio a não opção pelo uso da mídia computador como recurso didático durante as suas aulas, enquanto estudiosos como Lévy (1993) e Coscarelli (2012) sobre o uso dessa mídia e o objetivo da inserção das tecnologias na prática pedagógica indicam a relevância e as contribuições positivas desse uso.
A partir do pensamento dos autores mencionados considera-se que a mídia computador pode otimizar o ensino na escola, isso depende da ação do profissional que a utiliza. A aprendizagem de leitura e literatura é encarada como a problemática no ensino de linguagens na contemporaneidade, uma vez que não existe nenhum modelo e/ou proposta pedagógica que insira a mídia computador no ensino de língua e literatura e formação de leitores.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Compreender a contribuição do computador na formação de leitores se utilizado como recurso didático nas aulas no Centro de Ensino Estado do Ceará, em Bacabal – MA. Identificar as contribuições da utilização da mídia computador; Verificar as implicações do uso do computador para a formação de leitores; Demonstrar que concepções os professores têm sobre o uso dessa mídia na formação de leitores.
MÉTODOS:
A abordagem de pesquisa adotada foi a pesquisa qualitativa, isto por considerar que há sujeitos na escola e, que as práticas desses sujeitos são marcadas por subjetividades as quais não podem ser traduzidas numericamente. Nesta perspectiva se requer a interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados para os dados coletados durante a pesquisa. A pesquisa é também qualitativa por considerar que nela o ambiente natural é a fonte direta de dados, neste caso, o pesquisador é também professor da escola-campo e mantém um contato direto com professores e alunos selecionados na amostra. Para isso utilizou-se como procedimentos de pesquisa, a bibliográfica, documental e de campo.
A pesquisa aqui apresentada se propôs a compreender a contribuição do computador na formação de leitores se utilizado como recurso didático nas aulas, no Centro de Ensino Estado do Ceará, em Bacabal (MA). Foram sujeitos da pesquisa cinco professores (as) efetivos (as) da rede estadual que atuam na escola-campo no turno vespertino. Também foram selecionados como parte da amostra cem alunos da 1ª série do ensino médio, das turmas D, E e F.
Para que os objetivos da pesquisa fossem alcançados obrigatoriamente se fez o uso do computador como recurso didático para leitura e produção de textos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Para a obtenção dos resultados foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas aos alunos e entrevista semiestruturada aos professores selecionados na amostra.
Os resultados da pesquisa aplicada aos alunos demonstram que os alunos se encontram receptivos ao uso do computador na escola, por esta ser uma mídia já presente no cotidiano da maioria mesmo que não necessariamente dentro de casa, reconhecem ainda a potencialidade da mesma na construção da aprendizagem de leitura e escrita. Porém, os professores ainda se mostram resistentes à inclusão dessa tecnologia como recurso didático, facilitando assim a oferta de um currículo escolar não condizente com as perspectivas de acesso ao mundo do trabalho e da vivência social fora da escola.
Os dados obtidos na entrevista realizada com os professores do Centro de Ensino Estado do Ceará demonstraram que o uso do computador como recurso didático precisa ser repensado por todos agentes da escola, especialmente os professores para que não se torne uma panaceia. Para isso os professores precisam compreender o funcionamento da máquina como recurso. Por outro, os professores mesmo sem uma formação adequada já utilizam dessa ferramenta para ensinar, o que acena como uma mudança de atitude, porém ainda um desafio a ser superado.
CONCLUSÕES:
As práticas de uso do computador enquanto recurso didático na formação de leitores não pode ser vista de forma ingênua, atribuindo-se a elas a ideia de que solucionarão todos os problemas relacionados à aprendizagem na escola. Esses problemas também estão condicionados a outros fatores que extrapolam desse trabalho, não dependendo efetivamente do uso que se faz dos computadores como máquinas de ensinar ou ferramentas para ensinar, todavia, implicam na utilização adequada das tecnologias.
Os usos que se faz do computador como recurso didático na escola ainda carecem de formação dos profissionais. Cabe à escola e agentes a missão de criar estratégias para que o laboratório de informática seja explorado cada vez mais pelos alunos.
A construção desse trabalho mostrou que o computador pode ser uma ferramenta interessante para a aprendizagem de leitura se usado como recurso didático, uma vez que conduz o aluno a um comportamento mais autônomo, na medida em que é ele quem traça suas estratégias de navegação. Todavia, para que isso seja potencializado, no que diz respeito à aprendizagem, carece que nas aulas os professores se preocupem em orientar o aluno quanto ao percurso escolhido e estimulá-los à navegação no ambiente virtual, deixando de lado as páginas amareladas das velhas práticas.
Palavras-chave: Leitura, Língua Portuguesa, Tecnologia.