65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
Notas sobre a alimentação de Conodon nobilis (Linnaeus, 1758) (Actinopterygii: Haemulidae) na Praia do Malhado, Ilhéus (Bahia)
Paulo Roberto Duarte Lopes - Depto. de Ciências Biológicas - UEFS
Jailza Tavares de Oliveira-Silva - Depto. de Ciências Biológicas - UEFS
Ideval Pires Fernandes - Depto. de Ciências Exatas e Tecnológicas - UESC
INTRODUÇÃO:
Condon nobilis (Linnaeus, 1758), conhecido como roncador, é considerado muito comum em todo o litoral brasileiro, ocorre na costa leste da Flórida (EUA) e do Texas (EUA) ao sul do Brasil, atinge 35,0 cm de comprimento total (CT) e é encontrado sobre habitats de pedra e de substrato mole, principalmente areia, até 100 m de profundidade, tipicamente em águas túrbidas, rasas; tem pouco valor comercial.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo visa contribuir para o conhecimento da alimentação de C. nobilis na Praia do Malhado, município de llhéus, sul do estado da Bahia (litoral nordeste do Brasil).
MÉTODOS:
A Praia do Malhado, localizada na zona urbana da sede do município de Ilhéus, está sob influência do Porto do Malhado (o maior do sul da Bahia) e não é própria para banho devido aos dejetos que recebe através de um canal que corta bairros da cidade mas sustenta, através da captura de peixes e crustáceos, vários pescadores artesanais e agregados. Os peixes utilizados foram coletados por pescadores artesanais locais em um trecho desta praia com auxílio de rede de arrasto denominada calão em novembro de 2003 (8 exemplares), fevereiro (1) e agosto (5) de 2004, março (2), junho (13), julho (3), setembro (3) e novembro (3) de 2005. Logo após a captura, os peixes foram congelados até o momento de serem examinados para identificação à nível genérico e específico, fixados em formol 10% e transferidos para o conservante álcool 70%. Cada exemplar teve o CT determinado e foi dissecado para retirada do estômago e exame do seu conteúdo sob microscópio estereoscópico e das gônadas para identificação do sexo através do seu exame direto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram examinados 38 exemplares de C. nobilis medindo entre 40,0 mm e 99,0 mm de CT sendo que o sexo não pode ser determinado em 31 exemplares (81,6%), 4 (10,5%) foram classificados como fêmea B (em estágio de maturação) e 3 (7,9%) como macho B. O volume de alimento ingerido variou entre menos de 0,1 ml e 0,9 ml com predomínio de 0,1 ml (52,6%). O grau de repleção variou entre cheio (52,6%), pouco cheio (28,9%) e meio cheio (18,4%) enquanto o grau de digestão variou entre meio digerido (55,3%), digerido (42,1%) e pouco digerido (2,6%). Foram identificadas 11 categorias alimentares. Quanto à frequência de ocorrência, predomínio de Crustacea Decapoda (decápodos) seguidos por escamas de Actinopterygii Teleostei (peixes) enquanto em frequência numérica amplo predomínio de decápodos e escamas de peixes. C. nobilisC. nobilis na Praia do Malhado não permite ainda caracterizar possível lepidofagia pois também não existe registro deste hábito nesta espécie. Tanto a presença de vegetais superiores como de sedimentos parece ter ocorrência acidental nos estômagos de C. nobilis tendo sido ingeridos juntamente com presas de interesse.
CONCLUSÕES:
Os resultados aqui obtidos para a Praia do Malhado, embora limitados e preliminares, parecem confirmar os dados disponíveis sobre a alimentação de C. nobilis.
Palavras-chave: dieta, peixe marinho, nordeste do Brasil.