65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
A inserção das tecnologias digitais no currículo da educação básica: uma análise a partir do Programa Um Computador Por Aluno em Santa Catarina.
Valdeci Reis - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Gabriele Mendes da Silva - Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
Geovana Mendonça Lunardi Mendes - Profa. Dra./Orientadora – Departamento de Pedagogia - UDESC
INTRODUÇÃO:
O Programa Um Computador por Aluno – UCA, em implantação em 300 escolas públicas brasileiras, distribuiu laptops educacionais para serem utilizados nas práticas pedagógicas desenvolvidas nestas escolas. Entre seus objetivos está a preocupação em liberar o aluno do espaço fixo do laboratório, ou seja, diante desse panorama, seja nos espaços de convivência, bibliotecas ou até mesmo em casa, os discentes passam a ter a possibilidade de acessar diversas a internet e os seus mais variados recursos. A incorporação de tecnologias na educação básica é uma demanda presente nas políticas públicas educacionais, nessa perspectiva a proposta curricular da instituição de ensino deve promover uma atenção precisa ao conjunto das novas transformações digitais, sobretudo pelo seu significado cultural e pelos comportamentos sociais que a promovem. Diante disso, fez-se necessário realizar pesquisas nestes contextos educacionais objetivando conhecer estas realidades e através disso, verificar e buscar compreender o processo oriundo desta inserção tecnológica nestas escolas contempladas pelo Programa.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A partir dos resultados da pesquisa “Aulas conectadas: mudanças curriculares e aprendizagem colaborativa entre escolas do Projeto UCA em Santa Catarina”, o presente trabalho analisa as experiências vivenciadas por alunos e professores de escolas contempladas com o Pro-UCA, objetivando discutir os fatores que proporcionam inovações curriculares a partir da entrada do laptop educacional na escola.
MÉTODOS:
Essa investigação tem como fonte de inspiração a pesquisa colaborativa, trata-se de um processo ao mesmo tempo focado no sujeito observador – pesquisadores e bolsistas da universidade – e no sujeito observado – professores e alunos das escolas investigadas –. Sendo sujeitos ativos, tanto os pesquisadores quanto os pesquisados, interagindo no processo da pesquisa. O processo foi dividido em duas fases, no estágio inicial analisamos práticas curriculares em 4 escolas catarinenses que tiveram a implantação do uso de laptops, na situação “um para um”, visando identificar possíveis mudanças curriculares operadas nesse processo. Os instrumentos utilizados foram: entrevistas e observações. No segundo estágio, com base nos dados levantados, estimulamos a constituição de processos de inovação curricular, a partir da formação de uma rede de apoio entre estas quatro escolas selecionadas. Diante disso, foram desenvolvidas estratégias pedagógicas, juntamente com os professores envolvidos na pesquisa, visando propiciar maior vivência destes com os recursos disponíveis a partir laptops educacionais. Assim, esta pesquisa proporcionou o desenvolvimento de metodologias e escolhas curriculares inovadoras, além da partilha e visibilidade de boas práticas educativas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao longo do desenvolvimento da pesquisa tivemos como meta: Criação de uma rede científica de apoio a implantação do PROUCA, bem como de novas iniciativas voltadas a inovação curricular por meio de TIC. Desenvolvimento de um ambiente virtual voltado ao fortalecimento de aprendizagens colaborativas entre as escolas. Análise, aplicação e desenvolvimento de metodologias de inovação curricular vinculadas ao PROUCA. Análise da situação do PROUCA em Santa Catarina, no que diz respeito às mudanças curriculares, apontando problemas, possibilidades e desafios. Formação continuada dos professores, alunos e pesquisadores envolvidos na investigação. Aproximação das escolas da rede estadual de ensino e das redes municipais com as Universidades parceiras na investigação. Dinamização e potencialização da capacidade criativa dos professores e alunos envolvidos no PROUCA, através de experiências formativas que impulsionem a inovação curricular. Articulação da equipe de pesquisadores com centros e pesquisadores nacionais e internacionais.
CONCLUSÕES:
A análise dos dados permite afirmar que o objetivo central de disseminar o uso dos laptops entre estudantes e professores com o intuito de motivar mudanças curriculares através de atividades colaborativas e inovação tecnológica foi alcançado. Através de tais estratégias, foi possível motivar os discentes e proporcionar espaços de gestão de novas práticas em sala de aula. Constatamos que a plataforma digital – Mundo Virtual 3D – utilizada para promover uma rede colaborativa entre os alunos e professores envolvidos na pesquisa, proporcionou a simulação de situações reais possibilitando aos participantes da pesquisa de diferentes escolas uma experiência social a distancia através da construção de seus avatares. As inovações curriculares foram percebidas em vários momentos, como por exemplo, na interação síncrona e online entre turmas de diferentes cidades, atividade esta que exige do professor uma mudança em seu planejamento pedagógico e interfere no seu modo de conduzir o currículo em prática, na produção de textos colaborativos dos alunos, na problematização da diversidade cultural por meio de uma Rádio Escolar On-Line e na forma como os professores e alunos trocavam experiências na plataforma digital.
Palavras-chave: Tecnologia, Inovação Curricular, Rede Colaborativa.