65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
ROUPA SUJA SE LAVA COM FÍSICA
Kátia Solange Fonseca do Rosário Vilela - Mestrado Profissional em Ensino de Física – UFOP
Núbia Giordane Guimarães - Curso de Licenciatura em Química – UFOP
Evanita Rossi da Mata - Especialização em Ensino de Física – UFOP
Silmar Antônio Travain - Prof.Dr./Orientador – Dpto. de Física - UFOP
INTRODUÇÃO:
Muitos alunos têm dificuldade em associar os conceitos físicos com fenômenos do cotidiano. Segundo Housome et al., o professor deve procurar fazer uso de exemplos concretos para estabelecer através da prática, uma linguagem comum. Este trabalho visa proporcionar o Ensino de Física baseado na compreensão de fatos presentes no cotidiano dos alunos, utilizando a máquina de lavar roupa e os conceitos físicos relacionados ao seu funcionamento para uma melhor compreensão dessa ciência. Segundo Chassot, a alfabetização científica consiste na tarefa de fazer os educandos se apropriarem do conhecimento científico como linguagem para compreender melhor o mundo em que vivem. Neste contexto, foram realizadas em sala de aula, análise de artigos científicos sobre a evolução da máquina de lavar roupa e atividades práticas envolvendo um protótipo deste eletrodoméstico, utilizando conceitos de Energia, Movimento Circular e Leis de Newton para facilitar o entendimento do uso de ciências exatas no desenvolvimento da tecnologia. No final desta proposta foi observada uma evolução dos conceitos estudados por esta metodologia, destacando um maior interesse e curiosidade dos alunos em entender o funcionamento de máquinas e equipamentos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Essa proposta visa instigar o aluno a interpretar os materiais durante seu convívio na sociedade, facilitando a compreensão dos conceitos de física em sala de aula, através da utilização da máquina de lavar roupa, um eletrodoméstico cada vez mais comum nas residências dos brasileiros.
MÉTODOS:
O trabalho foi desenvolvido com 30 alunos do 1 o ano do EM do CTPMMG Gameleira, situada em Belo Horizonte, MG, em 2012. Foi criada uma Urna Científica, onde foram colocadas frases retiradas de artigos coletados pelo professor e relacionadas aos conceitos físicos a serem estudados. A turma foi dividida em dois grupos e, retirando as frases da urna, os grupos pesquisaram e explicaram sobre o tema nas aulas, utilizando frases como: “Máquina de lavar para regiões pobres dispensa eletricidade” - Revista Exame; “É suficiente pensar que o movimento circular possui uma simetria” - Rev. Bras. Ensino Física; “Galileu contra a inércia circular” - Scientiae Studia; dentre outras. Desta forma, os alunos elaboraram questões relacionando o funcionamento do eletrodoméstico a conceitos físicos (Energia e Leis de Newton). Os dois grupos participaram da etapa da Urna Científica, sendo que um dos grupos desenvolveu um protótipo de uma máquina de lavar roupa utilizando materiais reaproveitáveis e de baixo custo, mostrando a etapa de centrifugação que ocorre nas máquinas de lavar roupa e o outro grupo continuou apenas nos estudos teóricos de artigos. Os grupos foram avaliados a partir das questões criadas entre os alunos sob supervisão do professor para analisar o nível de aprendizado adquirido.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi observado que os alunos desconheciam os tipos de energia envolvidos no funcionamento da máquina de lavar roupa, mas que estes conceitos foram mais bem assimilados após a análise e construção do protótipo do referido eletrodoméstico. Os alunos acreditavam na necessidade do corpo estar em movimento para haver uma energia associada a ele, desconhecendo as diversas formas de energia existentes. Em relação à descrição de forças atuantes, os alunos não apresentaram dificuldades em relacionar o tipo de força a situações diversas, mas não compreenderam claramente o conceito de forças dissipativas e como identificá-las. Outra dificuldade amenizada pela utilização desta metodologia diz respeito à análise vetorial, tema geralmente confuso para os alunos. Observando a água durante o funcionamento da máquina de lavar roupa, os alunos tinham conhecimento de que ela saia pelos orifícios presentes em seu tambor interno, mas não conseguiam descrever adequadamente o porquê deste fenômeno e nem a trajetória descrita pela água. Ao final desta proposta os alunos conseguiram compreender a relação intuitiva entre força e movimento e diferenciar os diversos tipos de forças, como compreender a diferença entre força centrípeta e força centrífuga e o papel dos vetores nesta interpretação.
CONCLUSÕES:
A experiência descrita nesse trabalho foi produtiva e oferece uma alternativa para se trabalhar com o Ensino de Física de modo a torná-lo crítico e investigativo. A partir das discussões dos alunos em aula e da análise das avaliações foi possível constatar que ocorreu uma aprendizagem significativa, levando os alunos a reconhecer a ciência como parte integrante de seu cotidiano, fato que os tornou mais motivados a aprender os conceitos físicos associados ao funcionamento de aparelhos. Como observado por Monteiro, I. C. C. et.al., as atividades experimentais têm sido pouco exploradas em função das dificuldades encontradas pelo professor em ter à sua disposição equipamentos laboratoriais. Nesse contexto, nosso experimento trás a possibilidade de vencer esse obstáculo ao utilizar um eletrodoméstico como recurso pedagógico. O professor e o aluno têm fácil acesso ao material de estudo, reproduzindo o aparelho (protótipo), ou analisando o funcionando deste em sua residência, o que contribui para a interpretação e o desenvolvimento cognitivo do aluno em relação a essa ciência. Com isso, fenômenos físicos passaram a ser fatores de discussões nas aulas e residências, proporcionando maior interesse e uma melhora de 84% no rendimento dos alunos pesquisados.
Palavras-chave: Máquina de lavar roupas, Protótipo utilizando materiais reaproveitáveis, Energia e forças conservativas.