65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ABORDAGEM EXPERIMENTAL E TEÓRICA DA QUÍMICA NA REVISÃO DE CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO ENSIO MÉDIO NO PROJETO TROCANDO IDÉIAS DA UFRPE
Marília Elizabeth Pinto Gomes Pereira - Departamento de Química – UFRPE
Juliana Maria da Conceição - Departamento de Química – UFRPE
Abraão Correia Barbosa da Silva - Departamento de Química – UFRPE
Alexandro Cardoso Tenório - Prof. Dr./Orientador – Departamento de Educação – UFRPE
INTRODUÇÃO:
A Química é considerada por grande parcela dos estudantes do ensino médio, como uma disciplina de difícil compreensão, entre as principais razões para esta percepção está à complexidade de associação entre os conceitos teóricos com a aplicabilidade ao cotidiano. O modo como esses conteúdos são trabalhados em sala de aula podem contribuir para a disseminação destas concepções, uma vez que em sua maioria, os conceitos são apresentados de forma puramente teórica. O desígnio desse trabalho foi a partir de atividades experimentais que envolvem os conteúdos da Química, permitir que os alunos busquem explicações para os fenômenos observados e os relacionem com a teoria abordada em sala de aula, servindo como ferramenta de revisão dos conteúdos programáticos de Química, integrantes dos currículos em diferentes níveis de ensino. As atividades foram desenvolvidas no âmbito do Projeto de Extensão Trocando Idéias da UFRPE, que visa socializar entre os alunos da Rede Pública de Ensino, os saberes essenciais que fortaleçam o sucesso na educação básica, na promoção da democratização da educação, promovendo o protagonismo dos jovens do ensino médio, no acesso ao ensino superior.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo das atividades foi revisar conceitos da disciplina de Química, matéria importante, integrante do conteúdo programático de processos seletivos de ingresso em Cursos Pós-Ensino Médio, que por vezes é negligenciada pelos estudantes, devido à falta de entusiasmo, acarretado em alguns casos, pelos métodos convencionais utilizados em sala de aula para exposição e ensino dos temas de química.
MÉTODOS:
O presente trabalho tem uma abordagem metodológica qualitativa, no qual os sujeitos investigados são estudantes de duas escolas da Rede Pública de Ensino, participantes das ações do Trocando Idéias. Foram estabelecidos, em cada uma das escolas, um dia de atividades destinado à revisão de conteúdos da disciplina de Química, utilizando métodos distintos das aulas convencionais; através de Experimentos de Química e Resolução de Questões das Provas do ENEM, fez-se a relação dos assuntos teóricos, com o cotidiano, de modo a contextualizar o que foi aprendido ao longo dos três anos do Ensino Médio, tendo como finalidade, tirar dúvidas e incompreensões, aprofundar o conhecimento e exercitar os conteúdos que são recorrentes em avaliações de processos seletivos para o acesso ao Ensino Superior. Os materiais e reagentes utilizados são facilmente encontrados, permitindo a realização dos Experimentos em qualquer escola, cuja implementação e interpretação contribuem para a construção de conceitos químicos por parte dos alunos. Foram revisados os seguintes temas: conceitos de ácidos e bases, reações orgânicas, fenômenos físicos e químicos, cálculos estequiométricos, cálculos de rendimento de produtos e reagentes, balanceamento de equações químicas, polaridade das moléculas, separação de fases.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Através das atividades experimentais de química, foi buscado o elemento motivador para que os estudantes relembrassem determinados temas da Química que são estudados durante os três anos do ensino médio. Entre as estratégias utilizadas nestas atividades estão à resolução das questões de química do ENEM, nas quais foram discutidos os conteúdos trazidos em cada uma delas, e à medida que as dúvidas e dificuldades eram encontradas pelos estudantes, de maneira colaborativa, foram debatidos com os colegas, acerca das problemáticas identificadas. Conforme os assuntos eram abordados durante a resolução de questões e debates, foram realizados experimentos abrangendo diversas áreas da Química do ensino médio que se relacionavam com toda a discussão desenvolvida. É consensual que a prática da experimentação em química desperta o interesse dos alunos, ajudando-os a focar a atenção nos comportamentos e propriedades de substâncias químicas e auxiliam no aumento do conhecimento sobre a matéria estudada.
CONCLUSÕES:
Os resultados mostram que as atividades realizadas no âmbito do Trocando Ideias desencadearam o processo reflexivo nos discentes, acerca dos temas de química abordados durante as experimentações e resolução de questões, de forma crítica, contribuindo para que os alunos relacionem a prática com a teoria. A maioria dos alunos participantes das atividades experimentais, em ambas as escolas trabalhadas, ainda não haviam vivenciado tais experiências, e se mostraram receptivos a nova vivencia de aprendizagem da química e partilharam da opinião de que é mais prazeroso estudar química através de dinâmicas diferenciadas, saindo da rotina da aula expositiva, deixando clara a importância de atividades práticas que contribuam para a construção do conhecimento químico.
Palavras-chave: Teoria e experimentação, Ensino de Química, Pós-ensino médio.