65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA UMA ABORDAGEM EXPLORATÓRIA DE NÚMEROS QUÂNTICOS
Jakeline de Souza Bastos - Universidade Federal do Tocantins – UFT
Juliana Ferreira Diniz - Universidade Federal do Tocantins – UFT
Dhiego Maradona Arruda Coelho - Universidade Federal do Tocantins – UFT
Flavya Fernandes Alencar - Universidade Federal do Tocantins – UFT
Kerlen Divina Alves Nogueira - Universidade Federal do Tocantins – UFT
Joseilson Alves de Paiva - Prof. Dr./Orientador - Universidade Federal do Tocantins – UFT
INTRODUÇÃO:
Sempre existe a necessidade de se ministrar disciplinas com preocupação na didática e metodologia adequada ao conteúdo, faz-se então necessário que o professor procure através de atividades diferenciadas meios que despertem não somente o interesse dos alunos, mas que possibilite também uma melhor interação com os conteúdos abordados. Hoje a falta de interação aluno – professor pode estar relacionado à falta de didática, visto que atualmente “uma das maiores preocupações de alguns professores é simplesmente cumprir os conteúdos programáticos, valorizando a quantidade e esquecendo-se da qualidade.” Um fato que de certa maneira desestimula o professor na busca de novas didáticas no processo de ensino é a falta de políticas públicas devido ao custeio destas atividades.
Deve-se observar que o desenvolvimento de novas metodologias que envolvam os alunos na sua execução, por ser uma forma diferenciada de repasse do conteúdo. Esse tipo de atividade tem demonstrado um papel muito importante no ensino, auxiliando assim, a epistemologia do conhecimento do aluno. A partir do momento em que o aluno tem a percepção de que um assunto abordado torna-se mais interessante com o desenvolvimento de um material didático ele tem um envolvimento mais participativo nas aulas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Desenvolver materiais didáticos em sala aula juntamente com os alunos, para que posteriormente os mesmos utilizem este material para ministrar a aula do conteúdo neles abordado, com isto desenvolver nos alunos uma consciência participativa que interfira proveitosamente na relação professor – aluno.
MÉTODOS:
O Trabalho foi desenvolvido pelo grupo PIBID – Química. Na Escola Estadual Guilherme Dourado do Município de Araguaína – TO com os alunos do 1° Ano do Ensino Médio. Onde foi solicitado que eles fizessem inicialmente uma pesquisa relacionada aos números quânticos. O pensamento inicial era deixar os alunos lerem sobre um conteúdo já que o mesmo se apresenta de forma bastante teórica sem referencial a experimento ou ao dia a dia.
Os alunos desenvolveram seu próprio material didático em forma de painéis, com o tema números quânticos, a partir de isopor, EVA, cola de isopor e pincel, para que não tomasse muito tempo da aula, levamos o material pré-montado, separamos em grupo para que cada grupo ficasse responsável por um número quântico, distribuímos os materiais para cada grupo, explicamos como deveria ser feita a montagem. Depois de feita a montagem dos painéis, cada grupo apresentou seu material desenvolvido, utilizando dos conhecimentos obtidos da leitura do livro didático solicitada no início deste projeto. Em seguida encerramos nossas atividades com um debate onde os alunos pudessem tirar as dúvidas ainda existentes e assim fixar mais o conteúdo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os alunos no primeiro momento apresentaram uma resistência ao conteúdo por ser mais complexo e não ter sido abordado em sala de aula, com o desenvolvimento do projeto percebemos que os alunos gostaram de ser instigados a novas experiências, foi como sair da rotina da sala de aula, diante disso os alunos apresentaram um interesse maior quando eles passaram a serem construtores de uma ação educativa, não apenas meros expectadores de aula.
E a montagem dos painéis possibilitou isso aos alunos que participaram da ação, observou-se que os alunos conseguiram aprender mais com participam do que quando eles apenas ouvem o que o professor fala. Os alunos tiveram uma maior participação na oficina após a montagem dos painéis, estavam menos receosos quanto às duvidas, pois enquanto eles desenvolviam o material didático, o grupo PIBID tirava as dúvidas que iam surgindo, portanto percebeu-se que o processo de ensino-aprendizagem neste caso foi desenvolvido na conjunção teórica e prática, onde os dois são considerados como elementos de um único processo que permita ao aluno observar, comparar, operar, experimentar, pesquisar, aplicar e manusear objetos reais. Isso mostra o quanto é importante uma interação entre o conteúdo e a forma como o professor o repassa, de forma que forneça ao aluno um link ao que foi apresentado teoricamente, fornecendo-lhe assim uma melhor aprendizagem.
CONCLUSÕES:
Percebeu-se que na realização desta atividade, onde os alunos buscaram através de pesquisas, conhecerem o tema que seria trabalhado na oficina, uma maior participação dos mesmos em toda atividade desenvolvida pelo grupo PIBID. Observou-se também que quando os alunos saíram da sua rotina de sala de aula, houve uma maior interação professor - aluno, que culminou no desenvolvimento do material didático, que eles mesmos iriam utilizar como forma de estudo. Neste momento percebeu-se que o conhecimento passou a ser mais significativo e sua busca mais constante. Concluímos então que a metodologia de ensino foi eficaz, uma vez que durante a montagem dos painéis os alunos mostraram um maior interesse pelo conteúdo, fazendo perguntas e sanando as possíveis dúvidas, assim construindo seus próprios conceitos.
Palavras-chave: Materiais Didáticos,, Números Quânticos,, Química..