65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICA ATRAVÉS DE HISTÓRIAS INFANTIS
Andréa Cristina Ferreira do Nascimento - PCR-Prefeitura da Cidade do Recife
INTRODUÇÃO:
O trabalhado Contribuições para a construção da identidade étnica através de histórias infantis surgiu da necessidade de enfrentar a presença forte do racismo na sociedade, da dificuldade da maioria dos alunos de se assumir negro e da série de problemas voltados à baixa auto estima das crianças por questões raciais. Com base na lei, a Educação Infantil, a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988 (Art. 208, Inciso IV), na aprovação da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96) e no Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (RCNEI - BRASIL, 1998).IV. assume um papel de grande relevância tanto no ponto de vista da socialização da criança quanto na formação de identidades a partir das relações étnicas, na busca do combate à discriminação racial no espaço escolar e da valorização da construção da cidadania.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Neste contexto, objetivou-se envolver as crianças em reflexões acerca de sua realidade de forma lúdica e prazerosa; focar na formação da cidadania e na construção da auto imagem; bem como promover um despertar para a consciência de si. Buscando, ainda, promover na unidade escolar espaços de diálogo e conscientização para o respeito às diferenças e às raízes culturais.
MÉTODOS:
Para tanto, as crianças da Educação Infantil (04 e 05 anos), da Escola Municipal do Pantanal localizada na cidade do Recife-PE, através da contação semanal de histórias infantil, durante os meses de outubro e novembro de 2012, tiveram acesso a livros como: A África de dona Biá, Menina bonita do laço de fita, África: Um breve passeio pelas riquezas e grandezas africanas, Ana e Ana, Nina África: Contos de uma África menina para ninar gente de todas as idades. Paralelo a esse trabalho, houve uma oficina de construção de bonecas de tecido de origem africana, instrumentos para a criação de momentos de brincadeira e envolvimento das crianças com o tema. Completando com uma atividade de vídeo com o filme Kiricu e a feiticeira que seguiu com uma roda de diálogo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Este trabalho provocou nas crianças uma maior aceitação de si mesmas e dos outros; contribuindo para a valorização de sua auto imagem e fortalecimento da auto estima. Levando-as a entenderem-se diferentes e, dentro dos limites da faixa etária, a perceberem suas origens raciais, sociais, culturais. Envolveram-se com facilidade com os ritmos africanos mas mostraram, inicialmente, estranheza diante do novo, no que diz respeito a alguns costumes, como as formas de vestir diferentes. Porém, no processo, compreenderam que se tratava de questões culturais. Verificou-se também o aumento da facilidade de diálogo referente ao tema uma vez que todos já se encontravam devidamente familiarizados por meio dos recursos utilizados.
CONCLUSÕES:
Fica clara, portanto, a importância de trazer um tema desta natureza para o espaço escolar uma vez que amplia os horizontes dos estudantes, sobretudo tendo como foco a Educação Infantil, iniciando das bases todo um processo de construção de cidadania. Uma vez que se faz necessário investir na construção do sentimento de pertencimento, de identificação a partir do resgate da história. Contudo, não são produções que falam do negro subjulgado, escravizado, humilhado, mostram uma história de valores e contribuições para a construção de civilizações; tratam os negros como protagonistas e mostram a importância da África para o resto do mundo. Demandando educadores preparados para lidar a diversidade cultural e para contribuir com o rompimento de conceitos discriminatórios nas salas de aula.
Palavras-chave: Protagonismo, Respeito às diferenças, Raízes culturais.