65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
Germinação de alface em substratos contendo uma mistura de terra, húmus de minhoca, fino de carvão e cinza vegetal em Urutaí - GO
 Thaís Cardoso de Castro - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Câmpus Urutaí
Hélio Nascimento de Souza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Câmpus Urutaí
Raul Cirilo de Almeida - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Câmpus Urutaí
Fábio de Oliveira Borges - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Câmpus Urutaí
Alexandre Igor Azevedo Pereira - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Câmpus Urutaí
Milton Sérgio Dornelles - Orientador/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Câmpus U
INTRODUÇÃO:
A Agricultura Orgânica é o sistema de produção que exclui o uso de fertilizantes sintéticos de alta solubilidade e agrotóxicos, além de reguladores de crescimento e aditivos sintéticos para a alimentação animal. Sempre que possível, baseia-se no uso de estercos animais, rotação de culturas, adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas e doenças. Busca manter a estrutura e produtividade do solo, trabalhando em harmonia com a natureza (Primaversi, 2002).
A produção de mudas de alface orgânica de qualidade é um desafio. Assim, entre os diversos fatores envolvidos nesse sistema, a formulação de um substrato de qualidade com uso dos resíduos da propriedade pode ser uma alternativa muito interessante para a substituição dos substratos comerciais
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da combinação de diferentes substratos alternativos constituídos pela mistura de terra, húmus de minhoca, carvão pirolenhoso e cinza vegetal sobre a germinação e a velocidade de germinação de plântulas de alface cultivada em sistema orgânico de produção.
MÉTODOS:
O experimento foi desenvolvido em bandejas de polietileno de 12 x 24 células cultivadas sob casa de vegetação, no setor de olericultura do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí entre julho e agosto de 2012. Foram testados 17 tratamentos dispostos da seguinte forma e combinação: húmus de minhoca (HM: 50% e 75%), fino de carvão (FC: 5, 10 e 20 %) e cinza vegetal (CV: 0 e 20 g dm3), e um tratamento com substrato comercial puro (SC). A terra de barranco + terriço de floresta (TBF) foi adicionado para completar a mistura para 100%. O delineamento experimental utilizado foi de inteiramente ao acaso, com 3 repetições. A parcela experimental foi constituída por 10 células contendo uma plântula de alface. Foram avaliadas as variáveis germinação (G%) e índice de velocidade de germinação (IVG).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os melhores tratamentos foram T3 (50% de húmus + 50% terra + zero de cinza) e T4 (75%de húmus + 20% de terra + 5% de carvão), que resultaram em G% (T3: 86,7% e T4: 86,7%) e IVG (T3: 5,4 e T4: 5,5), respectivamente, em relação ao substrato comercial T1 (G%: 83,3 e IVG: 5,27). Entretanto, a combinação de carvão (10 e 20%) na presença cinza (20 g dm3) referentes ao tratamentos T15 e T16 resultaram em aumento significativo de G% (T15: 83,3 % e T16: 86,7%) e IVG (T15: 5,35 e T16: 5,31), respectivamente. Esses insformações ainda necessitam de mais pesquisas para esclarecer o efeito isolado e de interação entre húmus de minhoca, carvão e cinza vegetal.
CONCLUSÕES:
Com base nos resultados dessa pesquisa, pode-se concluir que:
1. Osubstrato que proporcionou melhores condições para a germinação e para o indice de velocidade de germinação da alface foi o subtrato resultante da mistura de 75% de húmus, 20% de terra de barranco + terriço de floresta e 5% de fino de carvão vegetal.
2. A adição de fino de carvão vegetal acima de 10% mostrou-se viável somente quando misturado com cinza vegetal, mostrando, entretanto, a necessidade de mais pesquisas para esclarecer essas dúvidas.
 
Palavras-chave: Lactuta sativa L , Carvão pirolenhoso, Cinza vegetal.