65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
ÍNDICE DE ACAMAMENTO DE PLANTAS DE SOJA CULTIVADAS EM SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA
Robyson Luiz Duarte de Carvalho - Instituto Federal Goiano-Câmpus Urutaí
Ana Paula dos Santos Rodrigues - Instituto Federal Goiano-Câmpus Urutaí
Mauricio Gasparin - Instituto Federal Goiano-Câmpus Urutaí
Giselle Anselmo de Souza Gonçalves - Drª/Orientadora Instituto Federal Goiano-Câmpus Urutaí
INTRODUÇÃO:
A cultura da soja [Glycine max (L.) Merrill] representa atualmente a principal fonte de divisas de exportação agrícola, sendo responsável pelo superávit da balança comercial do país (Mercante et al., 2005). O consórcio de culturas em uma mesma área durante o mesmo ano é praticado desde os primórdios da civilização. O sistema de integração lavoura-pecuária (ILP) consiste num sistema misto de exploração de lavoura e pecuária caracterizado pela rotação, consorciação e/ou sucessão de atividades de agricultura e pecuária. O acamamento caracteriza-se pelo tombamento do caule de plantas, alterando sua posição vertical para uma posição horizontal ao solo. O acamamento pode afetar rendimento de grãos diretamente por interferir na acumulação de matéria seca, ou indiretamente, devido às dificuldades de colheita, além de afetar a qualidade dos grãos (ROCHA, 1996). A resistência ao acamamento é uma característica que está associadas à genética de cada cultivar, ou associadas a fatores do ambiente e de manejo que podem agravar ou diminuir a tendência ao acamamento (MUNDSTOCK E THOMAS, 2005), como por exemplo a competição entre plantas cultivadas consorciadas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivou-se avaliar o índice de acamamento de plantas de soja cultivadas em sistema de integração lavoura-pecuária.
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido no Instituto Federal Goiano-Câmpus Urutaí. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados com 6 tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos por três cultivares de soja (Syngenta 1180RR, Nidera 5909RG e BRSMG 850 RR) cultivadas em sistema solteiro ou consorciadas com capim braquiária (Brachiaria brizantha) em sistema de integração lavoura-pecuária. O índice de acamamento foi avaliado aos 95 dias após semeadura da soja atribuindo notas de 1 a 5 (1 = todas as plantas eretas, 2 = algumas plantas inclinadas ou ligeiramente acamadas, 3 = todas as plantas moderadamente inclinadas ou 25 a 50% acamadas, 4 = todas as plantas severamente inclinadas ou 50 a 80% acamadas e 5 = todas as plantas acamadas). Também foi avaliado a altura de plantas. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância (teste F) no Programa Sisvar versão 5.1 Build 72 (Ferreira, 2011) e, em caso de significância estatística, as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Observou-se que, no sistema de cultivo integração lavoura-pecuária, o consórcio entre as culturas não influenciou significativamente o crescimento de plantas de soja e não favoreceu o acamamento Isso provavelmente ocorreu devido à semeadura da forrageira em pós-emergência da cultura anual, que possibilitou maior capacidade competitiva da soja conforme afirmado por Kluthcouski e Aidar, (2003). Contudo, essa prática pode diminuir a quantidade de palhada produzida pela forrageira devido ao atraso no seu crescimento e desenvolvimento. A altura de plantas variou de 0,55 a 1,09m e o índice médio de acamamento foi igual a 1 (todas as plantas eretas). Na cultura da soja a competição exercida pela braquiária pode resultar em significativa redução na produção de grãos. Kluthcouski e Aidar (2003) observaram que cultivares de soja que apresentam porte alto e ciclo precoce quando cultivadas consorciadas com braquiária sofreram menos com competição exercida pela braquiária. Por outro lado, plantas de soja muito altas e de caules muito finos tendem ao acamamento com relativa facilidade, podendo ocasionar perdas de grãos durante a operação de colheita.
CONCLUSÕES:
Os cultivares avaliados não apresentaram interferência do sistema de cultivo integração lavoura pecuária na altura de plantas e acamamento de plantas.
Palavras-chave: Acamamento, Altura de plantas, Competição.