65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
PROMOÇÃO DA SAÚDE ATRAVÉS DE PALESTRAS EDUCATIVAS SOBRE LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA EM ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE CAXIAS - MARANHÃO
Jerônimo Abreu Costa Júnior - Depto.de Química e Biologia- UEMA
Ana Carla Marques da Costa - Profa. Ma./Orientadora - Depto.de Enfermagem - UEMA
Raquel dos Santos Lima - Depto.de Enfermagem - UEMA
Cristhian José Franco Pereira - Depto.de Química e Biologia- UEMA
Jadson Cardoso Lima - Depto.de Química e Biologia- UEMA
Fábia Natiane Guimarães da Silva - Depto.de Química e Biologia- UEMA
INTRODUÇÃO:
As leishmanioses são um complexo de doenças causadas por protozoários do gênero Leishmania . As formas da doença estão relacionadas à espécie do parasito e diferem em distribuição geográfica, nos hospedeiros e vetores envolvidos, taxas de incidência e de mortalidade. O Nordeste Brasileiro constitui-se uma região de grande preocupação, principalmente, pela questão das condições favoráveis do clima na proliferação do mosquito e transmissão da doença. O Estado do Maranhão, atualmente, apresenta um dos mais baixos índices de desenvolvimento social do país, com níveis socioeconômicos das populações humanas extremamente deficientes. Isto favorece a ocorrência de doenças tropicais como as leishmanioses.
A realização de trabalhos de educação e saúde junto a escolas de Ensino Básico da Rede Pública situadas em bairros com casos notificados da doença é de suma importância, com vistas a esclarecer aos estudantes sobre a LTA, as formas de prevenção e a importância da participação comunitária para o controle dessa virose.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivos realizar campanhas educativas em escolas públicas com o intuito de levar o conhecimento e a conscientização em relação à LTA aos alunos, e verificar o nível de conhecimento adquirido antes e depois das campanhas e exemplificar as variadas formas de prevenção da doença, relacionando as áreas (bairros) com maior risco de transmissão de LTA no município.
MÉTODOS:
As palestras educativas foram realizadas nos meses de janeiro a março de 2013 em duas Escolas Públicas da cidade de Caxias Maranhão, em um bairro com caso notificado da doença segundo dados confirmados e cedidos pela Secretaria de Saúde. As escolas estão localizadas no bairro Centro. As palestras ocorreram em turmas do 1º ao 3º ano do ensino médio, visando atingir um total bem abrangente de estudantes. Em cada turma foram sorteados dez estudantes para responderem aos questionários de avaliação, perfazendo certa quantidade de alunos entrevistados. O trabalho se deu em três etapas: aplicação de questionário visando à avaliação do nível de conhecimento dos estudantes sobre a LTA antes das campanhas, realização das Campanhas Educativas, e aplicação de um novo questionário visando avaliar o aprendizado dos alunos após as campanhas.
Os materiais utilizados nas campanhas foram data show ou o DVD existente nas escolas, para apresentação de informações sobre o ciclo biológico do vetor, transmissão, sintomas, medidas de controle e prevenção da doença. As informações foram compiladas em banco de dados do programa Microsoft Office Excel XP versão 2007 em que foram feitas planilhas com os dados e a partir destes obtidos as médias e as porcentagens para a elaboração de tabelas e gráficos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As respostas dos entrevistados sobre os conhecimentos acerca da LTA antes, e após o trabalho educativo nas escolas foi o seguinte: quando questionados sobre a letalidade da doença, a maioria dos entrevistados respondeu afirmativamente, com 52,95%, e 70,00%%, respectivamente nos dois momentos da pesquisa.
Observou-se mudança quanto às respostas sobre a transmissão da doença, pois antes do trabalho educativo, 51,17% não sabiam nada sobre a transmissão da LTA. A resposta certa, ou seja, pela picada do inseto vetor, foi respondida no início por 31,76%, ocorrendo aumento no acerto para 82,35% após as campanhas.
Quando perguntados sobre o nome do vetor, novamente foi observada mudança na freqüência de respostas. Antes do trabalho educativo, a maioria, com 58,82% não sabia responder, já o segundo questionário mostrou um grande número de acertos, com 98,23% das respostas referindo-se ao flebótomo.
Em relação ao hábitat do flebótomo, 64,11% dos entrevistados não souberam responder inicialmente, mas após o trabalho educativo, 90,00% reportaram lugares úmidos escuros. Na pergunta sobre os principais sintomas da LTA no homem, a maioria dos entrevistados respondeu que não sabia, com 58,82% no primeiro questionário, já no segundo questionário 63,53% dos indivíduos responderam corretamente.
CONCLUSÕES:
Verificou-se após o trabalho educativo um aumento acentuado e positivo no nível de conhecimento dos estudantes sobre a Leishmaniose Tegumentar Americana, confirmando que a Promoção á Saúde é de suma importância para a sociedade. As palestras educativas que tiveram como principal objetivo passar aos estudantes as práticas e ações preventivas sobre a LTA, buscando um aumento no conhecimento estudantil e posterior diminuição considerável de casos notificados da doença no bairro onde se realizou as campanhas educativas se mostrou bastante satisfatória.
Palavras-chave: Vetor, Ùlcera de bauru, Prevenção Primária.