65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
USO DE TÉCNICAS DO SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO NA DETECÇÃO DE ÁREAS SUJEITAS A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL
Samuel da Silva Farias - Depto. Ciencias Geográficas - UFPE
Johnny Mayron Santana Ferreira - Depto. Ciencias Geográficas - UFPE
INTRODUÇÃO:
Nas ultimas décadas as técnicas de sensoriamento remoto vem sendo amplamente utilizadas com o intuito de mapear e monitorar as mais diversas áreas do planeta, subsidiando estudos tanto dos recursos naturais quanto do uso e ocupação do solo. A utilização de satélites orbitais, que propiciam coberturas repetitivas em intervalos relativamente curtos, têm-se tornado uma das principais ferramentas de detecção de mudanças da paisagem de uma dada região CROSTA et. al., (1995). SEGUNDO...., ALENCAR et al (1996) mostraram que o sensor TM/Landsat é apropriado para detectar os diversos estágios de sucessão secundária em áreas tropicais, compreendendo a dinâmica de uso do solo na avaliação temporal, usando duas imagens de satélite em períodos diferentes. Diversos estudos que fazem uso das técnicas de sensoriamento remoto têm sido conduzidos na avaliação das técnicas de detecção de mudanças das feições presentes na cobertura terrestre. Segundo Xavier da Silva e Zaidan (2004), o Geoprocessamento pode ser definido como um conjunto de conceitos, métodos e técnicas que auxiliam a investigar sistematicamente as propriedades e relações dos eventos e entidades representadas em uma base de dados georreferenciados, convertendo-os em informação destinada ao apoio na tomada de decisões.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo foi o de analisar a Acurácia de algumas técnicas de sensoriamento remoto que apontassem mudanças no uso e ocupação do solo, tais como: Análise por Componentes Principais (ACP) e normalized difference water índex, NDWI, que foram empregadas na área do complexo industrial e portuário de Suape (PE, BRASIL), através de dados orbitais multitemporais e processamento digital de imagens.
MÉTODOS:
Primeiramente foi realizada uma análise bibliográfica a respeito da temática do trabalho e da área que foi escolhida para a realização deste estudo com o intuito de dar suporte para a gestão dos recursos naturais. Para o desenvolvimento deste estudo foram utilizadas duas imagens landsat 5 sensor TM órbita 214, ponto 66 de 14 agosto de 1996 e 06 de Setembro de 2010 foi feito o Empilhamento das bandas correspondentes; ortorretificação das imagens, tomando como referencia uma imagem registrada obtida no site do SISCOM/IBAMA; Recorte da área de estudo; Aplicação da Análise por componentes Principais; geração do NDWI (normalized difference water index) e por fim a classificação e quantificação da mudança ocorrida no software ERDAS IMAGINE 9.3.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Como resultado dos processamentos digitais utilizando técnicas de detecção de mudança a ACP (analise por componentes principais) se mostrou mais adequada para diferenciação das classes pelo fato do local ser uma área estuarina muito importante e de intensa exploração dos recursos naturais, E SEGUNDO..., CENTENO (2004), o sensoriamento remoto utiliza bandas espectralmente próximas e altamente correlacionadas entre si. Por isso, parte da informação contida em um conjunto de bandas pode ser redundante. A partir disso o método de análise por componentes principais elimina essa repetição de dados resumindo as informações de interesse em um conjunto menor. Portanto apenas as bandas 3,4,5 Landsat 5 TM, foram usadas para gerar uma imagem que mostra claramente as áreas que sofreram mudança na escala de tempo de 14 de agosto de 1996 à 06 de Setembro de 2010, desta forma trazendo resultados satisfatórios para o estudo e provando ser uma técnica sensível a correlação das bandas do vermelho 0,63 - 0,69 micrometro, infravermelho próximo 0,77 - 0,90 micrometro, e do infravermelho de ondas curtas 1,55 – 1,75 micrometro.
CONCLUSÕES:
A análise por Componentes Principais mostrou-se um excelente método para identificar a e avaliar mudanças na cobertura da terra, da área em estudo, utilizando imagens do satélite Landsat 5 TM, permitindo desta forma sua quantificação e análise sazonal.
Palavras-chave: ACURÁCIA, ACP, NDWI.