65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS DO RIO IGARAÇU EM PARNAÍBA-PI
MARIA FERNANDA FREITAS DE BRITO - Depto.de Ciências Biológicas
MANOEL DE JESUS MARQUES DA SILVA - Depto. de Tecnologia de Alimentos
REGINALDO JONAS DE JESUS PINHEIRO - Depto.de Ciências Biológicas
JEFFERSON NASCIMENTO NUNES - Depto.de Ciências Biológicas
INTRODUÇÃO:
O Rio Igaraçu é um dos efluentes do Rio Parnaíba cuja formação deltaica possui mais de quatro rios. Tal rio torna-se componente do delta a montante do município de Parnaíba, e sua extensão é de 20 km até a foz no Oceano Atlântico. Durante o trajeto pelo município de Parnaíba, o Rio Igaraçu recebe significativa carga de poluentes domésticos e industriais comprometendo seriamente os padrões de potabilidade e balneabilidade. Esse trabalho reveste-se de importância, tendo em vista poucas referências acerca da qualidade da água deste braço de Rio, pois o mesmo abastece dois municípios do Litoral piauiense. De maneira geral, pode-se dizer que a qualidade de uma determinada água é função das condições naturais e do uso e da ocupação do solo na bacia hidrográfica. Objetivou-se com o presente trabalho avaliar a qualidade das águas do Rio Igaraçu nos trechos compreendidos entre sua foz e nascente através de diversos parâmetros, que traduzem as principais características físicas, químicas e biológicas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho objetivou identificar o índice de qualidade das águas do Rio Igaraçu com base na resolução 357/2005 do CONAMA.
MÉTODOS:
Foram realizados coletas de água em pontos georreferenciados das margens direitas e esquerdas do Rio Igaraçu. As amostras foram analisadas no Laboratório de Alimentos do IFPI e os parâmetros averiguados foram pH, turbidez, condutividade, oxigênio dissolvido, temperatura, nitrito, nitrato e sólidos totais dissolvidos, fosfatos e coliformes termotolerantes. As analises foram efetuadas utilizando a sonda multiparamétrica e os resultados foram analisados frente aos padrões de qualidade para Classe 2 da resolução 357/2005 do CONAMA e agrupados para cálculo do Índice de Qualidade da Água (IQA).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Em todos os pontos, o oxigênio dissolvido ficou em desacordo com o prescrito na resolução 357/2005 do CONAMA, pois os valores foram inferiores a 5mg/L. No tocante aos nitritos e nitratos, a mesma resolução estabelece valores menores que 1mg/L para nitritos e o máximo de 10mg/L para nitratos. Logo, em sua totalidade os pontos apresentaram valores de nitritos e nitratos acima do previsto. Com relação à condutividade elétrica, esta foi considerada baixa em todos os pontos, pois a resolução estabelece limites entre 10 a 100 µS/cm. Em todos os pontos foram constatados teores de fosfato, no entanto dentro do limite estabelecido na resolução do CONAMA. Com relação aos coliformes termotolerantes, os pontos P6, P7, P8 apresentaram valores superiores ao que estabelece a resolução, ultrapassando os 200 UFC/100mL. Nos demais pontos, os valores ficaram entre 40 a 70 UFC/100mL, aceitáveis pela legislação em vigor para água de Classe 2.
CONCLUSÕES:
Os resultados em todos os pontos mostram que as águas do Rio Igaraçu ao longo dos trechos analisados encontram-se com índices de qualidades que as classificam como ruim e muito ruim. Constatou-se uma elevada concentração de nitrito e nitrato em todos os pontos analisados, significando assim, o comprometimento de suas águas em relação à poluição.
Palavras-chave: Efluente, Poluentes, Parâmetros.