65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
Potencial produtivo de genótipos de milho sob diferentes densidades de semeadura e tipos de adubação
Islan Diego Espindula de Carvalho - Graduando em Agronomia / Universidade Federal de Alagoas
José Pedro da Silva - Prof. Msc. do Instituto Federal de Alagoas
Paulo Vanderlei Ferreira - Porf. Dr. da Universidade Federal de Alagoas
Kleyton Danilo da Silva Costa - Mestrando em Agronomia / Universidade Federal de Alagoas
Felipe dos Santos de Oliveira - Graduando em Agronomia / Universidade Federal de Alagoas
Moisés Tiodoso da Silva - Graduando em Agronomia / Universidade Federal de Alagoas
INTRODUÇÃO:
O milho (Zea mays L.) é uma importante fonte alimentar para pessoas e animais devido a seu alto potencial produtivo, composição química e valor nutricional além da alta adaptação a diversos ambientes. No Brasil a produção de milho possui grande destaque em relação à produção de grãos, principalmente na região centro-oeste, devido ao alto uso de tecnologia. No nordeste a produção de milho ainda é baixa, devido a pouca utilização de tecnologias como utilização de sementes melhoradas para a região, falta de assistência técnica, baixo conhecimento de manejo adequado para a cultura. No estado de Alagoas a produtividade de milho foi de 0,72t.ha-1, devido principalmente, a falta de variedades adaptadas a região e de manejos adequados da cultura.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esse trabalho teve como objetivo avaliar o potencial produtivo de genótipos de milho sob diferentes densidades de semeadura e tipos de adubação.
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido na área experimental do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, no ano de 2011. Foram avaliados dois genótipos de milho (BR 106 e Viçosense), duas densidades de semeadura (62.500 e 83.333 plantas. ha-1) e dois tipos de adubação (Adubação orgânica e Química). O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, no esquema fatorial (2 X 2 X 2), com 3 repetições. Foram realizadas duas adubações, uma antes do plantio, em fundação e 25 dias após a emergência outra fundação, para os tratamentos com adubação química. Já para a adubação orgânica, foi realizada uma única vez, em fundação, ambas seguindo as recomendações da análise de solo. A semeadura foi realizada de forma manual distribuindo 125 sementes por parcela, após a emergência de plântulas procedeu-se um desbaste, deixando 5 plantas por metro linear. A colheita foi realizada aos 130 dias após o plantio. As variáveis avaliadas foram comprimento de espigas, diâmetro de espigas, número de fileira de grãos, peso de cem grãos e rendimento de grãos, que foram submetidas a uma análise de variância e teste de Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com o teste F a 1% de probabilidade apenas a variável Número de Fileira de Grãos apresentou diferença significativa para a fonte de variação genótipos. Para as densidades de semeadura apenas o rendimento de grãos apresentou diferença significativa. Os tipos de adubação não diferiram estatisticamente entre si. Para as interações Gen. X Dens. de sem., Gen. X T. de Adub., D. de sem.. X T. de Adub. e Gen. X D. de sem. X T. de Adub. nenhuma das variáveis apresentaram diferença significativa a 5% de probabilidade.De acordo com o teste de Tukey a 5% de probabilidade o Genótipo BR 106 (14,16 un.) apresentou maior Numero de Fileiras de Grãos. O Comprimento de Espigas teve média de 24,54cm, não diferindo estatisticamente entre os genótipos, assim como o Diâmetro de Espigas (4,62cm), Peso de Cem Grãos (28,95g) e Rendimento de Grãos (6.927,33t.ha-1). As densidades de semeadura obtiveram resultados estatisticamente iguais para as variáveis Comprimento de Espigas (24,54cm), Diâmetro de Espigas (4,62cm), Número de Fileiras de Grãos (13,16un.), Peso de cem Grãos (27,45g); para a variável Rendimento de Grãos a densidade de semeadura com 83.333 plantas.ha-1 (7.856,66 t.ha-1) apresentou maior rendimento de grãos.Os tipos de adubação apresentaram rendimento médio de 6.927,33 t.ha-1.
CONCLUSÕES:
O genótipo BR 106 possui maior número de fileira de grãos, porém essa superioridade não é observada no rendimento final de grãos, devido ao genótipo viçosense possuir maior peso de cem grãos. A densidade de semeadura com 83.333 plantas.ha-1 apresentou maior rendimento de grãos, com média de 7.856,66ton.ha-1. Os tipos de adubação apresentaram rendimento médio de 6.927,33 ton.ha-1.
Palavras-chave: Zea mays L., Produtividade, Manejo.