65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
SHAKESPEARE NO ENSINO MÉDIO: O TEATRO DE FANTOCHES COMO ELEMENTO POTENCIALIZADOR DA LEITURA, ESCRITA E AQUISIÇÃO CULTURAL NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA.
Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho - Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Heridan Guterres Pavão Ferreira - Universidade Federal do Maranhão - UFMA
INTRODUÇÃO:
Por muito anos já se vem ouvindo um clamor do corpo discente por uma metodologia para a sala de aula, que propicie uma educação mais dinâmica, não uma simples repetição que leva somente à memorização e desconsidera as questões complexas que o aluno vive em sala de aula e em sua realidade cotidiana. (FREIRE, 1981; MORAES 2005; MORIN 1999).
Tentando adaptar as situações de sala de aula ao cotidiano dos alunos, os livros didáticos têm sofrido alterações nos últimos anos. Apostando em uma nova abordagem que estimule cada vez mais os alunos a ler e escrever em língua inglesa, as editoras têm investido em textos atuais, alguns até abordando textos de literatura, porém pouquíssimos trabalham com autores clássicos, como William Shakespeare.
A introdução das obras de Shakespeare nas aulas do ensino médio criou uma ótima atmosfera em sala de aula, o que corroborou para que os alunos pudessem ler obras em inglês, escrever sobre as mesmas e ainda ampliar seu nível cultural, possibilitando o que preconizam os PCN de Língua Estrangeira que é possibilitar ao educando o acesso aos bens culturais da humanidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Ter acesso a obras literárias, de autores clássicos, como William Shakespeare. Desenvolver a competência leitora e produtora de textos, em LE/Inglês, de forma autônoma. Produzir pequenos textos em língua inglesa; Dramatizar obras de William Shakespeare em sala de aula, utilizando o teatro de fantoches.
MÉTODOS:
A introdução das obras do autor clássico inglês William Shakespeare e a dramatização por fantoches surgiu da necessidade de sair de uma cultura ainda muito em voga em sala de aula, onde o professor fica refém do livro didático utilizado na escola(FREIRE, 1996; FAZENDA, 2008). Buscou-se ainda, dinamizar as aulas de inglês que muitas vezes se resumem ao ensino de gramática pela gramática, resolvendo-se então, inserir os livros de Shakespeare nas aulas de língua inglesa, no ensino médio. Na escola eram três turmas, cada uma com uma média de 35 alunos, onde a maioria nunca havia sequer ouvido falar nas obras do referido autor.
Foi proposto aos alunos confeccionassem os fantoches, bem como o palco a ser usado na atividade que foi carinhosamente chamada de Festival de Teatro de Fantoches. Dentre algumas dessas obras pode-se citar Hamlet, Sonho de uma noite de verão, Romeu e Julieta, Macabeth, entre outras.
Alunos organizados, fantoches produzidos, foram organizados no calendário de aula dias para as apresentações, sendo que cada grupo ficou com um horário de aula, tempo suficiente para que se pudesse ainda fazer um debate ao final das apresentações onde os apresentadores falariam um pouco sobre a obra e os demais estudantes poderiam fazer perguntas voltadas ao texto apresentado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao final do que chamamos de Festival de teatro de fantoches pudemos avaliar as apresentações, professor e alunos, pontuando o que poderia melhorar e o que de mais importante foi assimilado com a atividade. Pudemos observar que as produções textuais dos alunos nas aulas de língua inglesa melhoraram, assim como também, em outras atividades também, pude observar, também, que o envolvimento dos alunos com outras atividades propostas aumentou significativamente.
O que se pretendia no começo das atividades, no tocante ao incremento da leitura e a escrita nas atividades de sala de aula, foi superado em muito. O aluno desenvolveu uma autonomia na leitura e na escrita, passando a ver nas obras de Shakespeare uma forma diferente de ler o mundo em que vive, podendo assim, fazer novas ligações e religar o conhecimento não a coisas que são mecânicas, mas as situações reais que proporcionem e incentivem a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, ou seja, fazendo pontes necessárias com o mundo de hoje e o de ontem (FAZENDA 2007, 2008; FREIRE, 2011; MORIN, 1995, 1996, MORAES, 2008,).
CONCLUSÕES:
A atividade proposta demonstrou a eficácia do uso do teatro de fantoches utilizando as obras de Shakespeare para potencializar a leitura e a escrita dos educandos das três turmas de ensino médio.
Além de ter potencializado a produção e a leitura dos alunos em língua inglesa, pode-se observar que os alunos passaram a demonstrar mais apreço pelas aulas de língua inglesa, se tornaram alunos mais críticos e mais ligados nas relações que as outras disciplinas tem com a de língua inglesa. Sendo assim, os resultados obtidos foram muito além dos que se esperava, os alunos produziram pequenos textos, leram as obras em sala e em suas casas, e ainda aprenderam como produzir fantoches, animá-los e dramatizar utilizando os mesmos.
Palavras-chave: Shakespeare, Literatura inglesa, Ensino de línguas.