65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 3. Turismo e Hotelaria
SÃO LUÍS: DA JAMAICA BRASILEIRA À CAPITAL DO REGGAE
Daniela Castro Araújo - Depto. de Turismo e Hotelaria – UFMA
Danielly Jessyca Fernandes Mendonça - Depto. de Turismo e Hotelaria – UFMA
Maria da Graça Reis Cardoso - Profa. Dra. / Orientadora – Depto. de Turismo e Hotelaria - UFMA
INTRODUÇÃO:
A ilha de São Luís é a capital do estado do Maranhão, localizada no meio-norte do Brasil, mais precisamente na região nordeste do país. Assim como as demais capitais brasileiras São Luís recebeu muitos africanos na condição de escravos, e juntamente com os índios e os portugueses formaram o tripé da sociedade maranhense. A mistura desses povos contribuiu para a “diversidade cultural maranhense”. E dentro dessa heterogeneidade surgiu o reggae, ritmo de origem jamaicana, mas que a capital maranhense o incorporou dentro de suas práticas festivas e de sua programação cultural. O fator que contribuiu para o crescimento desse ritmo em São Luís-MA foi a mídia de massa local. Essa divulgação permitiu que o reggae atingisse as comunidades que se identificaram com o ritmo, formando o que hoje as pessoas conhecem como “massa regueira”. A partir desses fatores surgiu a necessidade de conhecer e entender o que levou os ludovicenses a apropriarem-se desse estilo musical e o considerarem parte de sua identidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O reggae nasceu da confluência de ritmos africanos e tomou conta da periferia de São Luís-MA criando um laço de identidades com o ritmo. Este estudo teve como proposta investigar os elementos que colaboraram para a sua evolução e consolidação na cidade, descrever o reggae na capital maranhense e contribuir com a sua divulgação. A pesquisa apresenta uma breve discussão sobre o histórico do reggae.
MÉTODOS:
A pesquisa é de caráter descritivo, e para a realização da mesma foi feito um levantamento de dados bibliográficos primários e secundários sobre a história, a evolução e consolidação do reggae em São Luís-MA. Houve a necessidade de um estudo de campo para que fossem feitas as observações necessárias e para o registro de fotografias. Em seguida foram realizadas visitas nos clubes de reggae da capital, objetivando analisar como as festas acontecem dentro dos clubes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O Reggae em São Luís se configurou com um estilo diferente não só da Jamaica, mas como das outras capitais brasileiras, com um estilo de dançar junto, enquanto que em outros lugares costuma-se dançar o reggae sozinho e em relação à forma que é tocado que é diferente das demais cidades brasileiras, onde este estilo musical é tocado por bandas e na capital maranhense são pelas radiolas. Os clubes e as radiolas tiveram um papel fundamental no processo de evolução e consolidação do reggae no estado, pois dinamizaram e popularizaram este gênero musical. As festas na periferia urbana da cidade de São Luís são embaladas pelas radiolas que são constituídas por varias caixas de som formando imensos paredões e sendo comandas por Djs que ajudam na divulgação deste ritmo na cidade e além deles as emissoras de rádio também contribuem para a divulgação, através dos programas que tocam apenas este estilo musical, fazendo com que a população tenha acesso a músicas antigas e novas que apenas os colecionadores e donos de radiolas possuem. Outro fator que colabora na propagação do reggae na capital maranhense é o calendário do reggae, onde durante o ano inteiro acontecem festejos tradicionais, festas religiosas, festivais de reggae nacional e internacional e também no carnaval com os blocos afros.
CONCLUSÕES:
O reggae saiu da Jamaica, ganhou visibilidade e representações na cultura mundial. O ritmo foi acolhido pela população negra da periferia de São Luís-MA que criou um laço de identidades forte com o estilo musical. São Luís é a cidade brasileira que tem o maior consumo do reggae roots ou reggae de raízes, e por isso é conhecida como “a Jamaica Brasileira”. A inserção do reggae nas mídias de massa local foi o principal fator que contribuiu para o crescimento do movimento reggae na capital. Para isto, foi necessário que os mediadores do reggae na Ilha comprassem seu próprio espaço nos meios de comunicação e procurassem formatar seus programas de rádio e televisão. Com isso, um mercado cultural foi estruturado em torno deste produto, tendo como apelo visual a radiola que também serviu como elemento de presentificação do reggae na vida das pessoas. O clube foi a conquista do espaço geográfico obtido pelo reggae. Nele as pessoas encontraram o lugar específico para a prática da dança do reggae e da audição da mesma. Hoje, o Reggae está articulado a movimentos estudantis, culturais, sociais e a alguns órgãos do estado, como a Prefeitura de São Luís que realiza um projeto através da Secretaria Municipal de Turismo - SETUR, que tem por objetivo promovê-lo como produto turístico.
Palavras-chave: Reggae, Cultura, São Luís-MA.