65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
PRESENÇA E DEGRADAÇÃO DE AMIDO EM CAULES DE MUDAS DE Croton linearifolius SUBMETIDAS AO ESTRESSE HÍDRICO
Cleide Nascimento Campos - Curso de Ciências Biológicas, Depto. de Estudos Básicos e Instrumentais, UESB.
Iracema Souza Pereira - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, UESB, Itapetinga, BA
Iasminy Silva Santos - Curso de Ciências Biológicas, Depto. de Estudos Básicos e Instrumentais, UESB.
Allan Cassios Calegari de Moura - Curso de Zootecnia, Depto. de Tecnologia Rural e Animal, UESB
Robson Oliveira Alves Júnior - Curso de Zootecnia, Depto. de Tecnologia Rural e Animal, UESB
Daniela Deitos Fries - Profª. Orientadora – Depto. de Estudos Básicos e Instrumentais, UESB
INTRODUÇÃO:
A flora da caatinga tem uma diversidade de plantas com alto potencial farmacológico e econômico e, dentre elas, destacam-se espécies do gênero Croton, que tem indicativo de atividade inseticida. Para o desenvolvimento e estabelecimento das plantas, a água é um dos fatores mais importantes, pois a baixa disponibilidade de água no solo promove várias mudanças fisiológicas e de desenvolvimento. Dessa forma, o entendimento básico da fisiologia e da bioquímica relacionados ao mecanismo de tolerância à seca são necessários para a produção de mudas. Quando as plantas são adaptadas ou tolerantes, ocorrem modificações morfológicas e metabólicas, em resposta às condições de deficiência hídrica, que contribuem para a sobrevivência nesses ambientes. É comum ocorrer redução da atividade fotossintética e acúmulo de ácidos orgânicos, além de mudanças no metabolismo de carboidratos. Com isso, reservas de amido são importantes, pois no período de seca ele pode ser degradado e a glicose disponibilizada para a manutenção da planta nessas condições. O conhecimento da forma de adaptação, bem como, o entendimento dos mecanismos de tolerância ao estresse hídrico são necessários para o sucesso na produção de mudas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar variações nas reservas de amido em resposta ao estresse hídrico em plantas de Croton linearifolius produzidas de forma vegetativa.
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido em casa de vegetação, localizada no setor de Forragicultura e Pastagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Campus de Itapetinga. As mudas foram produzidas a partir de estacas de caules de Croton linearifolius, coletados na Floresta Nacional, município de Contendas do Sincorá, BA. Quatro meses após o plantio, as plantas foram submetidas a dois regimes hídricos: controle (C) e suspensão total de água (ST), por um período de 14 dias, em um delineamento inteiramente casualisado com quatro repetições. Para análise dos teores de amido foram coletados caules e estes submetidos à secagem em estufa à 65x0C, sendo realizada posteriormente a extração com amiloglucosidase, e quantificação desse carboidrato pelo método da antrona (Dische, 1962). Os dados foram submetidos à análise de variância, e as médias comparadas através do teste Tukey a 5% de probabilidade. Para a histoquímica do amido, os caules coletados foram fixados em FAA50, por 48 horas, e conservados em álcool 70%. Foram realizadas secções transversais feitas à mão livre dos caules, cujos cortes foram corados com Lugol (JENSEN, 1940). As análises foram feitas em um microscópio de luz Olympus BX4, e as características fotomicrografadas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Redução significativa nos conteúdos de amido do caule foi verificada nas plantas em condições de estresse, atingindo em torno de 35% dos conteúdos do controle e 30% em relação ao dia 0. Quando as plantas passam por períodos de estresse hídrico, o amido de reserva é degradado e, essa redução é uma consequência da atividade da amilase, podendo levar a um aumento na quantidade de açúcares solúveis e redutores na planta. Nos caules de C. linearifoliusfoi verificada a presença de amido em grandes extensões do parênquima medular e cortical. Após o período de deficiência hídrica, houve redução na presença de amido nesses tecidos, o que pode ser evidenciado após os 14 dias de estresse comparado aos do controle. Essa redução está relacionada a degradação dessas reservas, que podem ter sido utilizadas tanto para a manutenção da planta durante esse período como para a produção de carboidratos solúveis como substâncias osmoticamente ativas para a manutenção do turgor celular. Sabendo-se que é possível a produção vegetativa dessa espécie, sugere-se que as estacas para a produção de mudas sejam coletadas após períodos em que a planta tenha estado em condições favoráveis ao seu desenvolvimento, as quais favoreçam a fotossíntese.
CONCLUSÕES:
A presença de amido no caule permite a produção vegetativa de mudas de Croton linearifolius, o que pode acelerar a produção de biomassa, sendo uma alternativa para viabilizar a produção de grandes quantidades de material vegetal para a extração de compostos bioativos. Outra característica evidenciada como plantas tolerantes ao estresse hídrico foi a redução de amido, pois o consumo dele indica manutenção da sobrevivência da planta. Essas diferentes respostas em relação às características fisiológicas avaliadas nas mudas de Croton linearifolius, quando submetidas ao estresse hídrico, são fatores que permitem à espécie sobreviver em condições estressantes, como ocorre em seu ambiente natural.
Palavras-chave: Caatinga, Déficit hídrico, Histoquímica.