65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
UMA NOVA VISÃO DA QUÍMICA CONTEMPORÂNEA: QUÍMICA VERDE
Luana Paiva de Sousa - Discente do curso técnico em Análises Químicas – IFMA- Campus Zé Doca
Jaiza Rodrigues dos Santos - Discente do curso técnico em Análises Químicas – IFMA- Campus Zé Doca
Karla Caroline Muniz de Araujo - Profa./Orientadora – Docente do IFMA- Campus Zé Doca
INTRODUÇÃO:
O conceito de química verde pode ser definido como o desenho, desenvolvimento e implementação de produtos químicos e processos para reduzir ou eliminar o uso ou geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente. Esta definição pode ser ainda utilizada como tecnologia limpa, pois é utilizada corriqueiramente em processos industriais, particularmente em países com elevado conhecimento nas indústrias e que apresentam um forte controle na emissão de poluentes e que vem paulatinamente sendo absorvido no meio acadêmico, no ensino e na pesquisa. A compreensão de uma vertente da química que busque o desenvolvimento sustentável é fundamental para o ensino de Química. Pesquisando a literatura do Ensino de Química e seus conteúdos programáticos encontram-se poucos trabalhos nesta área específica. A partir deste fato, buscou-se construir um trabalho que minimize esta deficiência neste aspecto da Química, além de uma análise reflexiva de como esta nova vertente da química é enfocada na sociedade atual.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Verificar a concepção dos discentes do IFMA- Campus Zé Doca sobre Química Verde em suas práticas cotidianas e se possui algum conhecimento prévio deste conceito inovador na Química e ainda a sua inserção nos conteúdos programáticos do Ensino Médio.
MÉTODOS:
Para viabilidade quanto ao desenvolvimento e aplicação do presente trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica, com base em material já elaborado, periódicos e revista da área de Química Verde. Em seguida foi desenvolvido um trabalho de pesquisa com alunos do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- Campus Zé Doca, Maranhão. Foram entrevistados um total de 60 alunos, sendo 30 alunos do 1º ano do Curso técnico em análises químicas e 30 do 2º ano. Para os quais foi entregue um texto para leitura e uma folha de resposta contendo perguntas sobre o tema: Química Verde. Os alunos foram instruídos a ler o texto como um auxílio para suas respostas, pois o mais importante era que seus conhecimentos prévios, em relação às perguntas fossem mencionados. A análise das respostas consistiu em verificar se eles conseguiam relacionar as perguntas as suas práticas cotidianas em relação à preservação do meio ambiente e a sua inserção no contexto escolar.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com as respostas tornou-se evidente que a grande maioria dos entrevistados nunca ouviu falar no tema, mas reconheceram que as atividades na área da Química precisam ser controladas para exercer menos danos ao meio ambiente, baseados em informações dos diversos de mídias concordam que vivemos uma problemática ambiental muito grave, principalmente em relação ao efeito estufa, ou seja, fizeram uma associação com os impactos ambientais. Os produtos que usam tecnologia verde a grande maioria não conhece. Possuem informação sobre produtos biodegradáveis e reconheceram que é de fundamental importância a aplicação dos princípios da Química Verde, depois da leitura do texto. Através da aplicação do questionário semi-estruturado observou-se o seguinte: os entrevistados não possuem o conhecimento prévio do que é Química Verde, porém eles sabem que os processos químicos são bastante poluidores em alguns procedimentos industriais, todavia eles perceberam que existe diferença entre Química Verde e Ciências Ambientais, apesar destes termos serem intimamente relacionados. Definiram a ação do homem como a principal atividade prejudicial ao meio ambiente e propuseram uma ação mais efetiva dos órgãos governamentais para a prevenir as situações que poluam o planeta.
CONCLUSÕES:
Observou-se que esta nova vertente da Química, ainda é pouco discutida no contexto escolar. A divulgação continuada da Química Verde é um objetivo a ser alcançado, por isso é de fundamental importância à formação do cidadão com uma mentalidade do que é desenvolvimento sustentável e ainda de que os processos verdes podem ser viáveis economicamente, que são os pilares desta nova filosofia científica.
Palavras-chave: Educação ambiental, Resíduos químicos, Sustentabilidade.