65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 3. Gestão da Produção e Marketing
A UTILIZAÇÃO DO MIX DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING NO BAR DO CUSCUZ
Stanne Hewriston Rodrigues Barbosa - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade, UFCG
Elmano Ramalho Cavalcanti - Depto. Sistemas e Computação, UFCG
Francisco Demontiez Dias Junior - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade, UFCG, Campina Grande/PB
Caroline Ramalho Cavalcanti Vasconcelos - Depto, de Administração / FMN
Elmano Pontes Cavalcanti - Prof. Dr./Orientador – Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade, UFCG
INTRODUÇÃO:
A nova concepção de mercado vem exigindo uma constante capacidade de adaptação, sendo esta, fundamental diante das mudanças cada vez mais intensas. As revoluções e evoluções, proporcionadas pela tecnologia da informação abrem um campo amplo para que se possam explorar as ferramentas que vão permitindo o surgimento de novos e inovadores mecanismos de comunicação. Como resultante, vai se abrindo um arsenal de possibilidades de comunicações de marketing e as empresas que não conseguirem acompanhar essas mudanças podem ter problemas. Por outro lado, o setor de serviços vem apresentando um crescimento expressivo, no Brasil já ultrapassa os 60% do PIB. Um especial destaque vai para os serviços de alimentação fora do domicílio dos consumidores, responsável por quase 40% do PIB gerado pelo subsetor do turismo. Assim, o mercado acaba por se tornar ainda mais competitivo, forçando as empresas a estar sempre na buscar de um diferencial. Nesse contexto, o mix de comunicação de marketing ganha novos desafios, precisando criar processos inovadores e cada vez mais interativos. É diante desse contexto que surge a relevância deste trabalho, pois, teve uma perspectiva de estudo relacionada com essa problemática. A comunicação de marketing é relevante para a ligação da empresa com o mercado.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar a utilização do mix de comunicação de marketing em um estabelecimento do tipo “bar e restaurante” na cidade de Campina Grande, Paraíba. Dessa forma, teve-se como propósito, não apenas identificar as ferramentas que estão sendo utilizadas, mas também as opiniões a respeito de suas estratégias, implementações e eficiência.
MÉTODOS:
Os métodos utilizados pela pesquisa foram o exploratório e o descritivo. O objeto de estudo foi o Bar do Cuscuz e Restaurante. A unidade de análise foram os proprietários: Jocélio Costa e Jailma Costa, escolhidos pelo fato de que, estavam aptos a responder aos questionamentos da pesquisa. O levantamento de dados foi realizado no período de 25 de Outubro a 25 de Novembro de 2011, onde foram feitas várias visitas ao local. Foi elaborado um instrumento que serviu como roteiro de entrevistas e foi baseado nos elementos do mix de comunicação de marketing: propaganda, promoção de vendas, eventos e experiências, relações públicas, marketing direto e vendas pessoais. Procurou-se identificar a existência assim como a eficiência de cada um dos elementos do mix de comunicação de marketing. Procurou-se também identificar como a empresa utiliza cada um desses elementos. Por questões de espaço, apenas os elementos do mix de comunicação de maior relevância estão apresentados e analisados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A propaganda é utilizada para informar, lembrar, reforçar e persuadir. Entre as mídias que a empresa vem encontrando a máxima eficiência são o boca a boca, outdoor, redes sociais e TV. A empresa utiliza a estratégia de contratar celebridades para suas propagandas. A promoção de vendas cria incentivos para que o consumidor prove e repita, quanto a isso são utilizados: “Chopp duplo, clube do whisky, compras coletivas (Peixe Urbano), pitaqueiro, confraternização e playground.” Ênfase para as compras coletivas onde o estabelecimento conseguiu alcançar a marca do produto mais vendido pelo Peixe Urbano em nível do Estado da Paraíba até 2011. O clube do whisky visa também a fidelização, já conseguiu mais de quatro mil associados. Quanto a eventos e experiências a empresa utiliza “voz e violão”, além da conhecida “Noite de Humor”, uma exclusividade no mercado local que tem proporcionado uma média de público de 500 pessoas por noite. O marketing direto é utilizado através das redes sociais Facebook e o Twitter, tendo alcançado cerca de: 30.000 opções “curtir”; e 11.000 seguidores. Com essas ferramentas a empresa também visualiza entrar na onda do marketing viral. Nota-se que as ferramentas de marketing são utilizadas de forma integrada, resultando um efeito sinergético bastante superior.
CONCLUSÕES:
O Bar do Cuscuz desde a sua criação sempre foi conhecido pela excelente qualidade de seus pratos e, durante muito tempo isso não foi suficiente para alavancar o negócio. Apenas com a adoção de uma estratégia integrada de comunicação de marketing, principalmente com a utilização em processo sinergético das ferramentas do mix de promoção de marketing, a empresa conseguiu romper a estagnação e se lançar a frente dos concorrentes, assumindo a posição de líder na categoria. A escolha das mídias certas e que vem proporcionando os melhores resultados foram decisivas nesse processo. A integração de boas ideias, tais como o “Pitaqueiro”, “Noite de Humor”, “Chopp duplo”, “Clube do whisky”, utilizadas em conjunto com as mídias sociais, vem proporcionando um efeito sinergético e resultando em mais clientes, mais repetição de compra e até, talvez, fidelização. O “Pitaqueiro”, por exemplo, que objetiva premiar palpites acertados em jogos de futebol, além de incentivar, aproveita a grande força da tradição por esse esporte da cultura brasileira. Apesar de algumas dessas ideias já ter sido adotada em outras cidades, vale ressaltar que o Bar do Cuscuz foi o pioneiro na adoção no mercado local. No geral, pode-se afirmar que o Bar do Cuscuz tem tido um sucesso e com isso é um modelo a ser seguido.
Palavras-chave: Restaurantes, Serviços, Campina Grande.