65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
JOGO DA MEMÓRIA: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ELEMENTOS QUIMICOS
Luana Taisse Oliveira Alemão - Graduanda do Curso de Licenciatura em Química – IFAM e Bolsista PIBID – CAPES
Tiago Raposo Ferreira - Graduando do Curso de Licenciatura em Química – IFAM
Alzira Tavares Soares - Graduanda do Curso de Licenciatura em Química – IFAM e Bolsista PIBID – CAPES
Danielle Cristina Oliveira Ferreira - Graduanda do Curso de Licenciatura em Química – IFAM
Kátia Maria Guimaraes Costa - Profª. Msc. /Orientadora área de Química pelo PIBID
Edson Valente Chaves - Professor Dr. em Química Analítica e Coordenador Geral do Projeto PIBID-IFAM
INTRODUÇÃO:
De acordo com os PCNs (1999) o Ensino de Química deve possibilitar ao aluno a compreensão tanto de processos químicos em si, quanto da construção de um conhecimento científico em estreita relação com as aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas. O conhecimento químico deve ser uma forma de interpretar o mundo e intervir na realidade, além de desenvolver competências e habilidades previstas no PCN, capacidades como interpretação e análise de dados, argumentação, conclusão e tomadas de decisões.
A maioria, senão todos que estudam os elementos químicos, muitas das vezes sentem dificuldades, como entender suas aplicações, seus nomes, seus símbolos, fazer suas distribuições eletrônicas, além de suas propriedades físicas e químicas.
Vendo esta dificuldade dos educandos em entenderem tal assunto, percebemos a extrema necessidade de aplicar uma metodologia para o ensino dos elementos químicos. O trabalho foi desenvolvido em 02 (duas) turmas do 1º ano do Ensino Médio, turno vespertino, em uma escola pública do município de Manaus-AM, a qual contempla o Projeto PIBID desde 2010.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Entender as aplicações e características em geral sobre os elementos químicos, além de despertar o conhecimento dos educandos a respeito dos principais elementos químicos que se encontram presentes em nosso cotidiano.
MÉTODOS:
Percebeu-se uma grande dificuldade por partes dos alunos, para o entendimento do estudo dos elementos químicos, durante as aulas teóricas nas turmas dos 1º anos do Ensino Médio. Percebendo a importância deste assunto para o entendimento dos próximos assuntos a serem abordados pelo plano de Ensino, decidimos o uso de um jogo da memória bem simples, feitos pelos próprios alunos.
A turma foi dividida em equipes onde cada uma confeccionou seu próprio jogo da memória. A construção dos jogos teve duração de 03 (três) aulas consecutivas. Após a confecção, iniciou-se a aplicação, sendo a mesma ocorrida da seguinte forma: nas aulas de Química, os grupos se reuniam e começavam a utilizar o material (papel cartão, tesoura, pesquisa bibliográfica, etc). Durante a aplicação do jogo os alunos se encontravam em uma enorme concentração, todos participavam e cada grupo tinha um líder, aquele que se sobressaia mais, seja na organização, na responsabilidade e na divisão de trabalhos. O jogo da memória ficou com cada grupo com o qual foi produzido, durante a realização das aulas.
Para avaliação do jogo, aplicou-se um mini-questionário com 06 perguntas. As mesmas eram relacionadas a respeito da aplicação e avaliação do jogo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Todas as etapas da realização do jogo da memória foram feitas pelos alunos, sendo nós apenas auxiliares na realização do mesmo. Os mesmos podiam tirar dúvida sobre o conteúdo abordado, referências bibliográficas para se encontrar os elementos dentre as solicitações realizadas. Todos os alunos contribuíram para a confecção do jogo, trazendo de suas residências materiais como, papel cartão, tesoura, cola, dentre outros, necessários para a realização da atividade. Foi notória a participação dos alunos, também sendo possível notar o interesse por parte dos mesmos e principalmente um melhor aprendizado sobre assunto, isso foi possível observar pelos questionamentos que eram feitos a eles, sendo respondido pela a maioria dos alunos, o que não acontecia nas aulas teóricas sobre o assunto.
Durante a aplicação do jogo foi possível perceber a empolgação, curiosidade e apreensão dos mesmos, pois percebiam a abrangência dos elementos químicos, além da presença e importância dos mesmos em suas vidas. Assim os educandos começassem a perceber a relação da Química com seu cotidiano.
CONCLUSÕES:
Fazendo uma análise dos resultados obtidos pode-se afirmar que a utilização de jogos e atividades lúdicas em sala de aula é muito importante, devido à influência que os mesmos exercem frente aos alunos. Após a realização do jogo percebemos que a turma se conheceu melhor, pois como a turma é do 1º ano do Ensino Médio a maioria vieram de outras escolas, então percebemos que além do jogo auxiliar no processo ensino e aprendizagem, foi um modo da turma se interagir.
É bem prazeroso perceber que ao final de uma atividade os alunos conseguem obter um resultado ao qual esperávamos, faz com que ainda acreditemos que a Educação ainda é possível acontecer de forma prazerosa e que possamos chamar a atenção para um conteúdo e até mesmo a disciplina, a qual é considerada difícil pelos educandos e tão esquecida em nosso cotidiano, apesar de estar presente em tudo.
Palavras-chave: Ensino de Química, Jogos didáticos, Ensino-aprendizagem.