65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
BAMBÂE: a história que encanta a dança e a cultura dos jovens no Bairro novo
Geovania Machado Aires - Discente do Curso de Pedagogia - UFMA
Cynthia Carvalho Martins - Profa.Dra/ Orientadora - Depto. de Ciências Sociais - UEMA
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho é referente a uma pesquisa de campo sobre a história do bambâe no município de Penalva localizada no Estado do Maranhão. O Bambâe é uma dança que surgiu com o foco de manifestação cultural, o envolvente ritmo é composto por casais (homem e mulher) o instrumento tocado é chamado de caixa. Suas coreografias são giros ao redor dos dançarinos, e nesse compasso à troca dos casais ora de frente a frente, ora de costas. No Maranhão a compreensão do Bambâe, muitos dizem que existe desde o tempo da escravidão e que guarda muitas de suas características originais. Através desta dança os jovens penalvense busca seu valor pela cultura. A cultura é um dos princípios que leva o povo acreditar e valorizar suas tradições, costumes e sua identidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Tem como objetivo um processo de aprendizagem significava que envolve cultural, costumes e ritmos. Nesse intuito o Bambâe é um ato de fortalecimento das ações culturas localizado na região de Penalva/Maranhão. Tudo isso, são procedimentos de educação, ensino e aprendizagem. Pois é desse fortalecimento cultural que teremos um início enriquecedor da identidade local de um povo movido pela cultura.
MÉTODOS:
Foi uma Pesquisa de campo, na qual se tem o interesse de conseguir informações sobre um terminado assunto, para o qual se deseja buscar uma resposta, ou hipótese na comprovação de um fato. Pesquisa de campo - baseia-se na observação dos fatos tal como ocorrem na realidade, diretamente no local onde ocorrem os fenômenos. Utiliza-se de técnicas específicas, como observação direta, formulário e entrevistas. (ANDRANDE, 1998).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os dados trouxe a compreensão de que Bambâe é uma cultura desconhecida da sociedade maranhense. Que necessita de divulgação, pois se percebe que as raízes dessa dança estão aos poucos se desfazendo, ou melhor, se perdendo, pois não há continuação das futuras gerações. Nesse sentido a dança é uma aprendizagem cultural que se movimenta através de gestos, atitudes e além de tudo conhecimento. É importante mostrar a sociedade sua identidade, o seu valor cultural.
CONCLUSÕES:
A pesquisa é uma abertura de conhecimentos carregada de muitas informações sobre o Bambâe no Bairro Novo do Município de Penalva, é uma dança típica do Estado do Maranhão que está caindo em decadência. Não é uma cultura que perpassa de geração a geração. Desse modo os desafios ainda são muitos a serem conquistados e divulgados para a sociedade. O processo da educação Brasileira está interligado na cultura, na dança, nos costumes e nas tradições, enfim, o Bambâe é a fonte de vida que alimenta a tradição de um povo. Nesse meio tempo a pesquisa está em fase de conclusão no mês de outubro de 2013.
Palavras-chave: Bambâe, Cultura, Dança.