65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
ANÁLISE DA COLETA SELETIVA DE RESÍDIOS SÓLIDOS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Vamberto Oliveira de Souza - Depto. de Administração e Economia - UEPB
Melline Enéas da Silva - Depto. de Administração e Economia - UEPB
Rayane Marques do Nascimento - Depto. de Administração e Economia - UEPB
Sandra Maria Araújo de Souza - Profa. Dra./ Orientadora - Depto. de Administração e Economia - UEPB
INTRODUÇÃO:
Práticas Ecológicas são formas de agir visando à preservação do meio ambiente e a melhor utilização dos recursos disponíveis, diminuindo assim os impactos ambientais. Nesse sentido, as práticas ecológicas veem surgindo e se tornando mais presentes, um exemplo de prática ecológica é a coleta seletiva que possibilita o recolhimento e o tratamento mais eficaz dos resíduos sólidos.
A coleta seletiva é uma alternativa ecologicamente correta que desvia, do destino em aterros sanitários ou lixões, resíduos sólidos que poderiam ser reciclados. Contudo, fica perceptível que a coleta seletiva é bem mais que disponibilizar lixeiras coloridas, trata-se de um processo que necessita primordialmente de uma mudança de comportamento por parte de todos os envolvidos. Desse modo o presente trabalho questiona: A coleta seletiva do lixo implantada na Universidade Estadual da Paraíba realmente está sendo feita da forma adequada?
Para isso foram abordados no referencial teórico pontos relacionados à: Práticas ecológicas e desenvolvimento sustentável e Coleta seletiva do lixo. Nesse sentido, pretende-se contribuir para a identificação de possíveis problemas quanto à coleta seletiva de lixo na Universidade Estadual da Paraíba, bem como para a reflexão da efetividade da adoção de tal prática.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar o sistema de coleta seletiva de lixo implantado na Universidade Estadual da Paraíba.
MÉTODOS:
Para o alcance do objetivo proposto foi realizada uma pesquisa descritiva de caráter exploratório conduzida sob a forma de estudo de caso. O universo da pesquisa foi o Campus I da Universidade Estadual da Paraíba e o espaço amostral foi a Central de Integração Acadêmica – CIA, da referida instituição. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista aplicada junto aos responsáveis pela disposição dos coletores e pelo recolhimento dos resíduos sólidos, além da observação direta. Os dados foram analisados a partir de uma abordagem qualitativa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram encontrados 24 pontos de coletas seletiva distribuídos pelos quatro pavimentos da Central de Integração Acadêmica. Foi identificada a má distribuição dos coletores nos andares, notou-se que no primeiro e segundo andar onde o fluxo de pessoas é maior, não existe a presença de coletores. Já no terceiro andar onde a circulação de pessoas é bem inferior aos outros andares é onde se encontra o maior número de coletores.
Dos 24 pontos de coleta encontrados no ambiente de estudo, 08 estavam incompletos, isto é, não estavam com as cinco divisões (orgânico, plástico, vidro, papel, metal), o que prejudica a coleta. Este problema foi repetido varias vezes, nos pontos de coletas próximos as escadas onde foi encontrado apenas um coletor (o de vidro), estimulando as pessoas a colocarem os materiais nos depósitos inadequados.
Diante do que foi esclarecido pelos entrevistados, fica evidente as falha existentes, pois, mesmo existindo os coletores seletivos e a suposta colaboração dos discentes ainda assim a coleta não seria eficaz, pois na hora do recolhimento do lixo o mesmo é misturado no mesmo saco. Quando perguntados se houve algum treinamento para trabalhar na coleta seletiva, e se a instituição acompanha este processo os entrevistados afirmaram que não.
CONCLUSÕES:
A preocupação ambiental da sociedade ainda é insuficiente, dificultando o funcionamento da coleta seletiva do lixo, onde as pessoas não se importam com a grande quantidade de lixo gerado, e muito menos com a separação adequada destes resíduos. A correta separação do lixo e a coleta seletiva ajudarão a melhorar a qualidade de vida das pessoas, preservando assim o meio ambiente.
Durante a pesquisa notou-se que a coleta seletiva de lixo na Universidade Estadual da Paraíba é ineficaz, pois foram encontradas bastantes irregularidades em relação à frequência da coleta do lixo, a colaboração dos estudantes em relação à coleta, ao recolhimento, ao treinamento e acompanhamento por parte da instituição, causando assim a ineficácia do processo tornando o sistema de forma geral falho.
Diante do exposto, fica perceptível que a participação ativa da UEPB é um fator primordial para que a coleta seletiva seja funcional. Pode-se analisar a instituição como um sistema, pensando assim quando se há alguma falha o todo é prejudicado. Deve-se dar a devida importância a cada uma das partes envolvidas, para que o sistema de fato se torne eficiente.
Palavras-chave: PRÁTICAS ECOLÓGICAS, RESÍDUOS SÓLIDOS, COLETA SELETIVA.