65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 7. Gestão Pública
ANÁLISE DO NÍVEL DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DO CORPO DISCENTE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - CAMPUS I
Vamberto Oliveira de Souza - Depto. de Administração e Economia - UEPB
Elder Oliveira de Queiroz - Depto. de Administração e Economia - UEPB
Gêuda Anazile da Costa Gonçalves - Profa. Dra./ Orientadora - Depto. de Administração e Economia - UEPB
INTRODUÇÃO:
O término da ditadura militar foi marcado pela busca por direitos para todos, pela reestruturação do Estado e da economia e pelo fortalecimento do processo de redemocratização. A constituição de 1988 selou a reestruturação do Estado Brasileiro através da consagração do princípio de participação da sociedade civil, umas das vertentes do projeto neoliberal. A democracia interna compreende novas formas de gestão, mecanismos de participação e formas de representação que atinge todos os brasileiros e viabiliza o resgate da cidadania ativa.
Neste contexto, entende-se que a participação dos discentes nos processos de consulta eleitoral à comunidade acadêmica é um tema relevante e que, no contexto da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, ainda não foi discutido e, portanto, precisa ser investigado. O presente artigo científico surge da inquietação de professores e alunos sobre a real participação dos estudantes do Campus I da UEPB nos destinos da universidade. Assim sendo, a questão norteadora desta investigação é: Qual o nível de participação dos estudantes da UEPB – Campus I em processos de consulta eleitoral que ocorrem no âmbito da universidade?
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar o nível de participação dos estudantes universitários em relação aos processos de consulta eleitoral que ocorrem na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB - CAPUS I.
MÉTODOS:
Para o alcance do objetivo proposto foi realizada uma pesquisa descritiva e documental de caráter exploratório. Utilizando-se para tanto documentos das últimas eleições cedidas pela comissão eleitoral do CCSA, assim como as atas das eleições, as chapas homologadas e o número de votantes apitos a participar do processo, com a finalidade de investigar a participação dos estudantes nas últimas eleições. Posteriormente foram aplicados questionários, compostos por 14 questões fechadas de múltipla escolha, que tratavam de temas como: a importância da participação, os meios de divulgação utilizados pela universidade, a obrigatoriedade do voto e a divulgação dos resultados das eleições. Participaram da pesquisa os estudantes dos cursos de Administração, de Contabilidade, de Serviço Social e de Comunicação Social, o critério de inclusão/exclusão adotado foi o pertencimento destes ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA do campus I - UEPB, cuja amostra foi de 70 (setenta) alunos de diferentes períodos dos cursos investigados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir da pesquisa documental foi possível verificar a participação dos estudantes nas últimas eleições, sendo: 168 do curso de Administração; 118 do curso de Comunicação Social; 192 do curso de Contabilidade; e 187 do curso de Serviço Social totalizando 665 votantes, em um universo de aproximadamente 2000 alunos pertencentes ao centro estudado, isso significa que apenas 33,3% do total participaram efetivamente da eleição. Diante desses dados pode-se inferir que é baixa a participação dos estudantes nas eleições realizadas no âmbito do UEPB-CCSA-CAMPUS I.
Os dados primários coletados através dos questionários aplicados indicaram que os principais fatores que levam a não participação dos estudantes nos processos eleitorais são: a falta de divulgação das eleições em tempo hábil; a inexistência de apresentações de propostas em debates por parte dos candidatos aos cargos de coordenação e vice; como também as falhas na divulgação dos resultados das chapas vencedores.
Diante do exposto é possível afirmar que, a baixa participação nas eleições do ano estudado que obtiveram apenas 33,3% dos estudantes que participaram da escolha dos coordenadores dos cursos, está sendo influenciada por ações ligadas à própria forma ou direcionamento que a instituição tem dado aos processos eleitorais. Neste sentido, se faz necessário o empenho do corpo acadêmico, como um todo, no sentido de fortalecer este mecanismo de participação tão decisivo para o avanço das relações democráticas.
CONCLUSÕES:
Conclui-se, portanto que a forma como tem sido conduzidos os processos eleitorais da UEPB – CCSA - Campus I não tem influenciado positivamente o processo de participação dos alunos o que tende a gerar um baixo nível de envolvimento político destes e consequentemente o distanciamento da gestão participativa promulgada na Constituição de 1988.As falhas evidenciadas pelos alunos nessa pesquisa, apesar de neste momento está interferindo negativamente no processo de participação do alunado, são facilmente eliminadas caso a comunidade acadêmica assuma a responsabilidade de construir uma universidade plural, possível, apenas, com a participação dos vários atores sociais envolvidos.
Os processos eleitorais no âmbito da UEPB-CCSA-CAMPUS I precisam ser repensados e reformulados para que atinja o seu verdadeiro propósito, ou seja, o desenvolvimento do senso crítico e de pertencimento dos discentes e a consciência da importância da gestão participativa e compartilhada. Diante do exposto, considera-se que o que foi detectado nesta pesquisa é o reflexo do que ocorre nos demais processos eleitorais do país, ou seja, um processo que prioriza a democracia representativa em detrimento da democracia participativa e tende a fragilizar a participação popular tão importante para o desenvolvimento do país.
Palavras-chave: Democracia, Consulta Eleitoral, Comunidade Acadêmica.