65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EFETIVAÇÃO DE PRÁTICAS ECOLÓGICAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA.
Sandra Maria Araújo de Souza - Profa. Dra./ Orientadora - Depto. de Administração e Economia – UEPB
Carlos César de Oliveira Lacerda - Depto. de Administração e Economia - UEPB
Melline Enéas da Silva - Depto. de Administração e Economia - UEPB
Vamberto Oliveira de Souza - Depto. de Administração e Economia - UEPB
INTRODUÇÃO:
Com o crescente desenvolvimento na conscientização dos possíveis danos que o lixo pode causar aos seres humanos, animais e meio ambiente, houve a preocupação na coleta seletiva dos resíduos sólidos. A coleta do lixo é uma responsabilidade do governo e um direito da sociedade, mais o que ocorre é que tal coleta está se tornando ineficaz, tanto pelo recolhimento inadequado, quanto pela falta de um espaço apropriado para armazenagem dos resíduos.
A educação ambiental surge como uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável, com intuito de que as práticas sustentáveis funcionem da maneira correta, e que alcancem os seus objetivos. Desse modo, surge a inquietação pautada ao seguinte problema: A educação ambiental tem relevância na efetivação de práticas ecológicas de coleta seletiva na Universidade Estadual da Paraíba?
Para isso foram abordados no referencial teórico pontos relacionados à: Educação Ambiental, Práticas ecológicas e Coleta seletiva do lixo. Nesse sentido, pretende-se contribuir para a identificação de possíveis problemas quanto à coleta seletiva de lixo e práticas ecológicas na Universidade Estadual da Paraíba, bem como para a reflexão da efetividade da adoção de tal prática.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar a relevância da educação ambiental na efetivação do sistema de coleta de lixo, bem como, as práticas ecológicas adotadas pela instituição.
MÉTODOS:
Como forma de buscar atender a finalidade da pesquisa, primeiramente foi realizado um processo de observação de campo, onde foi feita uma coleta de dados para conseguir informações sobre determinados aspectos da realidade, em relação a coleta seletiva da universidade. No segundo momento foi realizada uma pesquisa documental onde se buscou identificar as práticas ecológicas oferecidas pela instituição. A pesquisa se propôs a buscar as práticas ecológicas desde a graduação e seus envolvimentos ambientais até os programas de pós-graduação, através de documentos que explicitassem o modo como a universidade trata dessas questões.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A pesquisa foi realizada na Universidade Estadual da Paraíba, CAMPUS I (Campina Grande), onde foram encontrados em média 56 pontos de coletas seletiva distribuídos pelo campus. Percebe-se a má distribuição dos coletores, pois foram observados ambientes da instituição onde possuem menos fluxo de pessoas com o número de coletores bem menores, em comparação com corredores que possuem pouco fluxo de pessoas e muitos coletores.
A UEPB tem como missão “formar cidadãos, mediante a produção e a socialização do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento Educacional e Sócio-cultural da Região Nordeste, particularmente do Estado da Paraíba, em sintonia com o Plano de Desenvolvimento Sustentável Estadual”. Na instituição foi identificado um curso de graduação voltado ao tema Ambiental, Engenharia Sanitária e Ambiental, o que fortalece a disseminação do conhecimento sobre o desenvolvimento sustentável. . Identificou-se uma revista editada pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual da Paraíba (Qualit@s Revista Eletrônica), que aborda alguns temas relacionados com o meio ambiente e sua preservação. Através dessas pesquisas dos diversos cursos da UEPB Campus I, é possível a propagação do conhecimento, tanto em revistas, quanto em eventos científicos.
CONCLUSÕES:
A educação ambiental está ligada a conscientização critica da sociedade, implicando em uma coleta de lixo mais eficiente, pois a educação de base influência na criação dos hábitos e mudanças do comportamento da população. Durante a pesquisa foi observado, que a coleta seletiva de lixo na UEPB é falha, pois foram encontradas bastantes irregularidades em relação à frequência da coleta do lixo, a colaboração dos estudantes em relação à coleta seletiva, ao recolhimento, treinamento e acompanhamento por parte da instituição.
Diante das análises, percebe-se desde a observação de campo e a pesquisa documental das práticas ecológicas que, a UEPB se preocupa sim com as suas práticas ecológicas, ou seja, observa-se que a universidade ainda acha importante a questão ecológica, porém, ainda é muito pouco em relação à dimensão da universidade.
Diante do exposto, fica perceptível que a educação ambiental seria uma alternativa importante para resolução do problema. Explorar questões referentes à importância da coleta seletiva, e a maneira correta de utilizar o processo através de cursos, palestras coletivas, audições e reuniões seriam uma medida eficaz nessa questão, pois todos os cursos de graduação estariam interligados com a coleta seletiva e as questões ambientais em torno da universidade.
Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável, Conscientização, Resíduos Sólidos.