65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A REALIDADE DOS AGENTES DE LIMPEZA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE – PB
Carlos César de Oliveira Lacerda - Dpto. de Administração e Economia – UEPB
Laércio de Barros Silva - Dpto. de Administração e Economia – UEPB
Nathállya Etyenne Figueira Silva - Dpto. de Administração e Economia – UEPB
INTRODUÇÃO:
Diante dos grandes avanços tecnológicos no mundo do trabalho e do surgimento da ergonomia como ciência, alguns programas foram inseridos dentro das organizações como forma de melhorar o desempenho dos profissionais e da produção, um deles referente às condições de trabalho oferecidas, como saúde, segurança e qualidade de vida. Uma atividade que sofre com essas questões é a dos agentes de limpeza, pois trabalham diretamente com produtos químicos e estão constantemente expostos a riscos. Tais condições de trabalho acarretam sérios danos à saúde. Segundo Querenghi (2009) “Os acidentes ou as doenças profissionais acarretam custos muito elevados, podendo provocar múltiplos efeitos graves, diretos ou indiretos, nas vidas dos trabalhadores e das suas famílias”. Devido à relevância do tema para a sociedade, buscou-se através de relato de experiência por parte dos agentes de limpeza verificar a realidade destes no município de Campina Grande – PB em relação à saúde e segurança no trabalho. A iniciativa justifica-se pela grande importância que o tema tem como um todo e também que esta atitude possa sofrer mudanças e trazer benefícios para tais profissionais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Verificar a realidade dos agentes de limpeza do município de Campina Grande – PB e sua relação com a saúde e segurança no trabalho.
MÉTODOS:
Foram entrevistadas quatro pessoas, que são agentes de limpeza, sendo três mulheres e um homem. A faixa etária dos participantes está entre 25 e 57 anos. Tais participantes possuem o grau de escolaridade variando entre ensino fundamental e ensino médio completo. Na maioria dos casos, a escolha da profissão se deu por necessidade de estabilidade financeira. Todos são de classe média – baixa, tendo a renda mensal entre um e dois salários mínimos. A pesquisa foi feita no local de trabalho dos participantes mediante consentimento dos mesmos. Para a realização das entrevistas, em alguns casos, foram utilizados gravadores e blocos de notas, em outros, apenas blocos de nota e caneta. Para conhecer a realidade desses profissionais, utilizou-se como instrumento de pesquisa um roteiro de entrevista dividida em três partes: a primeira composta por dados de identificação, a segunda sobre os dados profissionais e a terceira composta por questões específicas do cotidiano do trabalhador. A pesquisa se mostra como de levantamento, pois proporciona uma descrição quantitativa ou numérica de tendências, de atitudes ou de opiniões de uma população, estudando uma amostra dessa população. A análise dos dados foi feita com base nos resultados das entrevistas e em estudos realizados a cerca do tema.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com os dados obtidos observam-se várias similaridades entre os participantes: a faixa etária dos casos 1, 2, 3 e 4 variam entre 25 e 57 anos de idade. 75% destes entrevistados possuem ensino médio completo, dentre estes, dois do sexo feminino e um do sexo masculino. 25% possuem apenas ensino fundamental, sendo este do sexo feminino. A renda média dos participantes está entre um e dois salários mínimos. Todos possuem carteira de trabalho assinada e desempenham basicamente as mesmas atividades. No tocante a questão da segurança, todos afirmaram ter os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) necessários à realização do trabalho. Em todos os casos observados, o início da jornada de trabalho se dá entre 5h: 30min e 07h00 min. Já no que se referem à carga horária total diária os casos 1, 3 e 4 trabalham em média oito horas por dia enquanto que o caso 2 já teve carga horária total diária de 12 horas. Quanto a questões patológicas, 75% dos entrevistados se queixaram de algum tipo de doença, segundo eles, provenientes do trabalho. O caso 1 destacou um problema de artrose, o caso 2 apresentou problemas respiratórios, o caso 3 disse também sofrer de dores musculares, apenas o caso 4 não associou sua patologia com o trabalho.
CONCLUSÕES:
De acordo com o que foi estudado e pesquisado, é possível entender que a questão de saúde e segurança no trabalho é muito importante para o empregado e também para o empregador, uma vez que trás benefícios para ambos os lados. Entende-se por Saúde a Segurança no Trabalho a área do conhecimento técnico e científico que tem o objetivo de prevenir a ocorrência de acidentes e doenças provenientes do exercício das atividades profissionais, protegendo a integridade e a capacidade de trabalho dos trabalhadores (NUNES, 2012). Trata-se de fornecer qualidade de vida e assim, colaborar com a ideia de que saúde e bem-estar social proporciona vantagem competitiva para qualquer organização. Conforme foi verificado, a profissão dos agentes de limpeza, especificamente no município de Campina Grande- PB ainda precisa sofrer alterações que visem melhorar as condições de trabalho de tais profissionais, a fim de diminuir riscos e doenças (físicas e psicológicas) e com que as organizações criarem cada vez mais, programas de saúde, segurança e qualidade de vida para esses profissionais que são fundamentais para a sociedade.
Palavras-chave: Qualidade de vida, Saúde do trabalhador, Ergonomia.