65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 7. Gestão Pública
SEGURIDADE SOCIAL: uma análise sobre os resultados de 2011
Renato Augusto da Silva Alves - Depto. de Administração e Economia
Geraldo Medeiros Junior - Prof. Msc./Orientador - Depto. Administração e Economia - UEPB
INTRODUÇÃO:
A ofensiva do Capital Financeiro contra o Estado desde os anos 70, causa impactos nos gastos públicos, fazendo com que a Seguridade Social ainda se encontre distante de oferecer serviços de boa qualidade. Discute-se aqui as dificuldades enfrentadas pela saúde, previdência e assistência social. Com isto, pretende-se trabalhar com o suposto déficit da previdência, a necessidade de novas fontes de financiamento para a saúde e o atraso da assistência social.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem como objetivo analisar o resultado da execução orçamentária da Seguridade Social (SS) entre 2008 e 2011 e suas implicações sobre as políticas de suas três áreas
MÉTODOS:
Utilizando-se o método crítico dialético, com propostas marcadamente críticas, essa pesquisa exploratória fez uma análise documental, tendo como base o relatório divulgado pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (ANFIP), dos anos citados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As reflexões aqui feitas sobre as desvinculações trazidas demonstram que os gastos com Seguridade Social ainda são insuficientes para trazer a qualidade necessária nos serviços públicos.
CONCLUSÕES:
Observa-se que na realidade existe um superávit na Seguridade Social, mesmo após feitas as desvinculações pela DRU. No caso do Sistema Único de Saúde, haveria a possibilidade de dobrar o orçamento. Para a seguridade social, importante possibilidade de ampliar o orçamento do Sistema Único de Assistência Social. A DRU possibilita a retirada de recursos da Seguridade Social para o pagamento de juros da dívida.
Palavras-chave: Seguridade Social, Gestão, Orçamento.