65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 8. Economias Agrária e dos Recursos Naturais
INICIATIVAS DE USO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS NATURAIS EM ÁREA DE VÁRZEA NO TERRITÓRIO DO BAIXO TOCANTINS, AMAZÔNIA
Adebaro Alves dos Reis - Prof./Orientador - IFPA Campus Castanhal
Oriana Trindade de Almeida - Profa. Dra./Orientadora - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA/UFPA
Mayane de Souza Barbosa - Discente de Agronomia - IFPA Campus Castanhal
INTRODUÇÃO:
As crises sucessivas do capitalismo nas diferentes esferas da sociedade global no âmbito econômico, social, cultural e ambiental abrem-se possibilidades para se pensar novas alternativas e estratégias de desenvolvimento sustentável na Amazônia. Neste contexto, o uso sustentável dos recursos naturais vem ganhando espaço nas áreas de várzea do Território do Baixo Tocantins, com a introdução e estruturação de ações concretas a partir de práticas de manejo florestal do açaí Euterpe oleracea e dos sistemas agroflorestais vinculadas à dinâmica e aos saberes locais. Isto porque seus atores sociais mobilizam recursos econômicos, tecnológicos, ambientais e institucionais essenciais ao processo de desenvolvimento sustentável da região. No território do Baixo Tocantins, os modos de vida da população rural são complexos e as demandas são diversas, mas quando se trata da sustentabilidade dos recursos naturais existem soluções centradas na relação entre homem e natureza a partir da compreensão do conceito de desenvolvimento sustentável, implementados pelos pequenos agricultores familiares, possibilitado a conservação dos recursos naturais e a geração de trabalho e renda no meio rural.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem como perspectiva analisar as estratégias de uso sustentável dos recursos naturais desenvolvidas pelos agricultores familiares residentes em áreas de várzea no território do Baixo Tocantins, onde pode-se observar mudanças que vem alterando concretamente as condições de vida da população local.
MÉTODOS:
Para compreender o fenômeno do desenvolvimento sustentável e as estratégias de uso sustentável dos recursos naturais na várzea do Território do Baixo Tocantins estabelecemos uma trajetória teórico-metodológico interdisciplinar para realização da pesquisa. O estudo teve como forma de abordagem e análise a pesquisa qualitativa e quantitativa com a utilização de técnicas necessárias para a sistematização, descrição e explicação dos fenômenos observados na várzea do Território do Baixo Tocantins. Foram utilizados dois tipos de técnicas: primeiramente a pesquisa documental. Em seguida foram realizadas: pesquisa de campo com a utilização da técnica da observação participante, realização de entrevista e aplicação de questionários semiestruturados com as lideranças locais e ribeirinhas. A área de estudo escolhida para a realização da pesquisa foi à região de Várzea do Território do Baixo Tocantins. Esta região despertou interesse, por apresentar uma dinâmica própria de relação da população ribeirinha com a natureza.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A opção pelo manejo florestal do açaí e a utilização de sistemas agroflorestais (SAF) pelos agricultores familiares no território do Baixo Tocantins estão voltadas, principalmente, para sustentabilidade dos recursos naturais. O processo produtivo desenvolvido pelos pequenos produtores familiares vem passando por uma série de alterações nos últimos anos, principalmente, devido às diretrizes implementadas pelos agricultores familiares, que têm iniciado um processo de construção de um novo regionalismo, centrado no desenvolvimento sustentável da região, tendo em vista, os sistemas locais de produção. O uso sustentável dos recursos naturais corresponde a uma forma de uso da terra e manejo dos recursos naturais, nos quais espécies lenhosas (árvores, arbustos, palmeiras) são utilizadas em associação com cultivos agrícolas ou animais, na mesma área, de maneira simultânea ou em uma sequência temporal (NAIR, 1989; YOUNG, 1990; MONTAGNINI, 1992; ABDO, 1998). Essas iniciativas prioriza a diversificação das áreas de produção por meio do plantio consorciados, como objetivo de combater a monocultura do açaí no território, contribuindo para o enriquecimento e recuperação da vegetação natural da várzea.
CONCLUSÕES:
Pesquisar as iniciativas de uso dos recursos naturais em área de várzea no território do Baixo Tocantins possibilitou a identificação de práticas concretas de sustentabilidade dos recursos naturais que vêm promovendo mudanças sociais, econômicas, ambientais, culturais e políticas na região, mostrando uma realidade mais complexa do que poderíamos supor à primeira vista, especialmente quando nos defrontamos com intensas transformações no sistema sócio-produtivo do território local a partir da interface e da relação entre homem e natureza. Em síntese, na várzea do Baixo Tocantins, os agricultores familiares vêm vivendo e cultivando a terra, em especial, com a plantação e extração do açaí, a partir de sistemas de cultivos adaptados às condições locais. Estes sistemas apresentam importantes elementos de sustentabilidade, ou seja, estão bem adaptados ao ambiente, à medida que dependem de recursos locais. A produção em pequena escala, de forma descentralizada, é uma das condições para conservar os recursos naturais por meio do uso de tecnologias de manejo ecologicamente adequadas. Além disso, é preciso considerar não apenas a produção econômica, mas também a questão vital da estabilidade ecológica e da sustentabilidade ambiental e social.
Palavras-chave: Recursos naturais, Sustentabilidade, Amazônia.