65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia
AMBIENTE PERCEBIDO E OBESIDADE ABDOMINAL EM ADULTOS DE CURITIBA-PR
Raphael Tartara Pescarolo - Escola de Saúde e Biociências - PUCPR
Rodrigo Siqueira Reis - prof. PhD/Orientador - Escola de Saúde e Biociências - PUCPR
INTRODUÇÃO:
A obesidade tem se tornado um problema de saúde pública devido ao crescente número de casos e às doenças associadas a esta condição.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Verificar a associação entre as características do ambiente do bairro percebida e a obesidade abdominal em adultos de Curitiba-PR.
MÉTODOS:
Foi realizado um estudo transversal com 699 indivíduos adultos (18-65 anos), residentes em 32 setores censitários da cidade de Curitiba, PR. A obesidade abdominal foi avaliada segundo o perímetro da cintura, sendo considerados valores de alto risco aqueles iguais ou maiores que 88 cm para mulheres e 102 cm para homens. A percepção sobre o ambiente do bairro foi analisada pelo Abbreviated Neighborhood Environment Walkability Scale (A-NEWS). Os dados foram analisados com o Teste Qui-quadrado para proporções, com o software SPSS 16.0 ( p<0,05).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Aproximadamente 26% dos participantes apresentaram obesidade abdominal. Apenas a baixa qualidade dos parques (50% vs. 34,5%; x²=4,133; p=0,042) e a percepção de insegurança para caminhar no bairro (51,6% vs. 33,1%; x²=7,652; p=0,006) foram associadas com a obesidade abdominal nas mulheres.
CONCLUSÕES:
A percepção do ambiente está associada com obesidade abdominal em mulheres de Curitiba-PR.
Palavras-chave: obesidade abdominal, ambiente percebido, circunferência da cintura.