65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
CONTROLE ALTERNATIVO DO GORGULHO DO Feijão (Bruchus quadrimaculatus) UTILIZANDO BIOINSETICIDA EUCALIPTO EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO.
Orlene Pereira Januario - Discente do Curso Técnico em Agropecuária – IFAM/CMZL
Maria Clélia Aragão Barreto - Profa. Dra./Orientadora - IFAM/CMZL.
INTRODUÇÃO:
Os besouros são os principais insetos que atacam grãos armazenados (feijão, trigo, arroz, milho, farinhas e farelos), depreciam os grãos qualitativa e quantitativamente para o consumo causando perda de peso e de valor comercial. O Bruchus quadrimaculatus são insetos que chegam a 4mm de comprimento, possuem asas curtas, e são uma das principais pragas do feijão devido ao seu elevado potencial reprodutivo e capacidade adaptativa. Desta forma, estes tem sido responsáveis pela perda de alimentos e redução da produção de grãos atingindo o percentual em torno de 30% de perdas de alimentos no Brasil. O uso de inseticidas sistêmicos formulados a partir da indústria química tem sido responsável por sérios impactos deletérios ao meio ambiente e, em especial ao homem, além de acrescentar custos á produção dos pequenos produtores, os quais são os principais responsáveis pela produção destes alimentos na dieta do brasileiro. Desta forma, este projeto visa o uso de técnicas agroecológicas, como os bioinseticidas , no combate as principais pragas dos grãos sem contaminar a saúde ambiental o humana com o uso do de extrato formulado á base de folhas de eucaliptos (Eucalyptus globulus) utilizando como solvente água e álcool.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Combater ou reduzir o ataque do gorgulho em grãos de feijão (Bruchus quadrimaculatus).
MÉTODOS:
O experimento foi desenvolvido no laboratório de biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, Campus Manaus Zona-Leste, nos meses de dezembro a setembro de 2012. Para o desenvolvimento do trabalho foram aplicadas em placas de Petri nas quais se colocou papel-filtro de 7cm de diâmetro onde colocou-se os insetos e inoculados em seguida com soluções de extrato formulado á base de eucalipto com soluções formuladas com água e álcool, em cinco concentrações (1:0, 1:1/2, 1:1, 1:1½, 1:2).
As folhas de eucalipto (Eucalyptus globulus) foram coletadas, esterilizadas em sacos plásticos. Os grãos dos cereais foram armazenados em condições favoráveis ao ataque e proliferação de insetos para posterior confecção de exsicata e posterior identificação da espécie. Os grãos foram obtidos em armazéns de estivas e supermercados de Manaus.
Montagem do experimento: Foram preparadas soluções nas concentrações supracitadas correspondendo a cinco tratamentos e cinco repetições, com distribuição normal, correspondendo a 55 placas de Petri onde foi adicionado o bioinseticida á base de álcool e/ou água foi aplicado sob os insetos, durante sete dias. A contagem da mortalidade dos insetos nas placas de Petri foi sistematizada por sete dias permitir o levantamento da eficiência do bioinseticida no índice de mortandade dos gorgulhos. Posteriormente foi realizada as analises estatísticas através do Teste de Tucker com eficiência de 0,05% e representação gráfica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com base nos dados observados no índice de mortandande dos gorgulhos, as curvas de correlação encontradas para cada tratamento mostraram que para bioextrato formulado com água e eucalipto (proporção 1:1) foram observados um índice de mortalidade em torno de 50% dos insetos nas primeiras 48h; a concentração com maior mortalidade foi a de 1:0, aproximadamente 80% dos besouros morreram. Sob concentração de 1:1/2, o índice de mortandade passou a 90%.
Por outro lado, bioextrato formulados a de álcool e eucalipto, mostrou-se mais eficiente no quanto ao índice de mortandade do gorgulho (Bruchus quadrimaculatus), atingindo quase 100% de morte instantânea.
CONCLUSÕES:
Observa-se que pelo método empregado nesta pesquisa, que o combate ao ataque do gorgulho (Bruchus quadrimaculatus) nos grãos armazenados por bioinseticida formulado á base de eucaliptos (Eucalyptus globulus) em condições de laboratório, mostrou-se mais eficiente para bioextrato á base de álcool. Desta forma, sugere-se que o uso de bioinseticidas no combate ás pragas, em especial de culturas de subsistências, é eficaz é pode ser sugerida como medida agroecológica no combate ás pragas e doenças das plantas, além de revelar-se num poderoso mecanismo de não poluição ambiental de forma precisa e econômica.
Palavras-chave: Eucalipto, Bruchus quadrimaculatus, Besouros.