65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
Controle alternativo da formigas cortadeiras Atta laevigata utilizando os inseticidas botânicos de boldo (Peumus boldus) e citronela (Cymbopogon winterianus)
Adalberto Douglas da Silva Castro - Discente do Curso Técnico em Agropecuária – IFAM/CMZL.
Adriana Dantas Gonzaga - Profa. Dra./Orientadora - Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB / UFAM
INTRODUÇÃO:
As formigas representam uma das sociedades mais complexas e sua existência data de cerca de 100 milhões de anos. A tribo Attini está no ápice da maior subfamília de formigas, Devido à dificuldade do seu controle, caracteriza-se como uma das pragas que mais danos causam a agricultura nacional.
As formigas da tribo Attini possuem colônias que chegam a milhões de operárias e podem viver mais de 10 anos (WEBER, 1966). Seu prejuízo à agricultura deve-se à derrubada das florestas naturais para as práticas de monocultura (especialmente de citros, cana de açúcar, café, cacau, entre outros), o que acarretou um desequilíbrio ecológico proporcionando condições ideais para o estabelecimento e proliferação de colônias das formigas cortadeiras (VILELA et al., 2008).
Medidas de controle que causem menor impacto ambiental são de primordial importância, o que vem estimulando o ressurgimento do uso de plantas inseticidas. Diante deste quadro, pode-se reafirmar que em programas de manejo integrado de insetos pragas, a utilização de plantas tóxicas pode ser considerada como um dos componentes chaves, tendo em vista a redução do uso de produtos químicos sintéticos (Ribeiro et al., 2002).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Investigar o potencial de ação inseticida dos extratos de boldo e citronela sobre o fungo simbionte e as formigas cortadeiras Atta laevigata em laboratório. Comparar a toxicidade dos extratos de boldo e citronela sobre o fungo simbionte e das formigas cortadeiras Atta laevigata.
MÉTODOS:
Coleta dos inseticidas botânicos: As plantas serão coletadas e colocadas em sacos plásticos esterilizados e mantida a baixa temperatura. Será coletado material botânico fértil para a confecção de exsicata e posterior identificação da espécie.
Coleta dos insetos – Formigas cortadeiras: As formigas cortadeiras serão coletadas no campus do IFAM-CMZL. Serão coletados formigueiros completos, contendo todas as castas das formigas (rainhas, machos, soldados e operarias) e montados ninhos em laboratório, segundo a metodologia de Autuori, 1941.
Montagem dos Extratos Botânicos: Para os extratos de boldo e citronela serão utilizados no mínimo 10 folhas que serão maceradas (trituradas) e deixadas para repouso, com álcool etílico e água destilada por um período de quinze dias, em seguida serão filtrados e diluídos em cinco concentrações, estas serão utilizadas nos bioensaios.
Montagem dos Bioensaios: Serão realizados ensaios com objetivo de testar a eficiência de dois métodos de aplicação do produto: aplicação (pulverização) para exposição via de contato e aplicação via translaminar.
O delineamento estatístico desses ensaios será inteiramente casualizado sendo 11 tratamentos com 5 repetições, totalizando 55 parcelas para cada um dos extratos botânicos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Todas as concentrações analisadas, variando de (1:0; 1:0,5; 1:1; 1:1 0,5; 1:2), causaram mortalidade acima de 50%, na população de formigas cortadeiras e de seus respectivos microrganismos associados, nas condições do presente bioensaio. Entretanto, foram às concentrações de 1:0 de extrato aquoso e etanólico que causaram a mortalidade de todos os insetos (100%) em ambos os bioensaios, após 120 horas de exposição ao produto. No primeiro dia de observação o extrato etanólico teve uma mortalidade de 100 % para todas as concentrações, ocasionando a morte súbita destas formigas. Vale ressaltar que o experimento não chegou até o décimo dia de observação, pois a mortalidade em todos os tratamentos ocorreu até o quinto dia de observação, ou seja, nas primeiras 120 horas ocorreram à mortalidade de 100% das formigas cortadeiras. Tais testes devem ser realizados em campo na próxima etapa do projeto. Além disso, nenhum tratamento diferiu estatisticamente segundo o teste Tukey em nível de 5% de probabilidade. Portanto, observa-se que o uso dos inseticidas naturais é muito eficaz, econômico e viável para o agricultor, pois o mesmo visa à redução dos custos da sua produção.
CONCLUSÕES:
Ambos os extratos, aquoso e etanólico foram eficientes tendo um índice de mortalidade de 100% para as formigas cortadeiras. A eficiência no controle de A. laevigata com extratos de boldo e de citronela verificada nas condições de laboratório, precisa ser testada em ensaio de campo, assim como, investigar o efeito residual e o tempo de carência destes extratos vegetais e impactos sobre os inimigos naturais. A utilização de extratos vegetais de citronela e boldo pode ser uma alternativa de inseticida, para o controle de formigas cortadeiras.
Palavras-chave: Fungos simbiontes, Formigas Cortadeiras, Inseticidas Botânicos.