65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
CONTROLE ALTERNATIVO DO GORGULHO DO MILHO Sitophilos zeamais UTILIZANDO OS EXTRATOS AQUOSO E ETANÓLICO DE COMIGO-NINGUÉM-PODE (Dieffenbachia seguinte) EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO.
Ewerton de Souza Barroso - Discente do Curso Técnico em Agropecuária - IFAM/CMZL
Adriana Dantas Gonzaga - Profa. Dra./Orientadora do Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB/UFAM
INTRODUÇÃO:
O gorgulho-do-milho é uma das pragas mais encontradas nos grãos armazenados em armazéns. Seu controle é realizado principalmente por controle químico, este causa inúmeros problemas no solo, animais domésticos e na saúde humana, logo é de vital importância a utilização de plantas inseticidas como o vegetal comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia seguine) como uma promissora ferramenta de controle alternativo contra este inseto. O comigo-ninguem-pode pertence a família das Araceas, produz grandes folhas variegadas, com tons verde e amarelo. Nas folhas e no caule dessa planta existem células especializadas chamadas idioblastos, que guardam uma grande quantidade de pequenos cristais de oxalato de cálcio em forma de agulha. Esses cristais recebem o nome de ráfides e são responsáveis por grande parte da toxidade desse vegetal.
Através das observações deste inseticida botânico, buscou-se diversos efeitos sobre o Sitophilus zeamais, tais como repelência, inibição de oviposição, alterações no sistema hormonal, causando distúrbios no desenvolvimento, deformações, infertilidade e mortalidade nas diversas fases.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Investigar o potencial de ação inseticida dos extratos aquoso e etanólico de comigo-ninguem-pode sobre o gorgulho do milho Sitophilus zeamais em laboratório. Avaliar a toxicidade dos extratos aquoso e etanólico de comigo-ninguem-pode sobre o gorgulho do milho a partir da estimativa dos parâmetros CL50 (Concentração letal mediana) e TL50 (Tempo letal mediano), pela exposição via de contato.
MÉTODOS:
A espécie Dieffenbachia seguine foi coletada em sacos plásticos, no campus do IFAM-CMZL e mantida a baixa temperatura.
Os Sitophilus zeamais foram coletados em amostras de milho e feijão-de-praia, provenientes de armazéns e distribuidoras da Zona Leste de Manaus. No laboratório de biologia do IFAM-CMZL foi realizada a identificação destes insetos, utilizando identificação em nível de espécies.
Para a montagem dos extratos aquoso e etanólico 5 folhas foram maceradas e deixadas em repouso com um 500 ml de álcool etílico e água destilada por um período de 15 dias. Passados 15 dias, os extratos foram diluídos em concentrações de 1:0, 1:1, 1:1/2, 1:2 que foram utilizadas nos bioensaios.
Os bioensaios realizados tiveram o objetivo de testar a eficiência das concentrações dos extratos etanólicos e aquoso. Para isso foram utilizadas placas de Petri, em cada placa de Petri foram colocados 5 insetos Sitophilus zeamais. O delineamento estatístico foi feito através de 5 tratamentos com 5 repetições, totalizando 25 parcelas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Verificou-se que a espécie Dieffenbachia seguine causou a mortalidade dos Sitophilus zeamais, porém os melhores resultados de mortalidade de aproximadamente 50% encontram-se nas diluições de 1:1/2 e 1:0.
Os extratos aquosos e etanólicos das concentrações 1:1 1/2, 1:2 e 1:1 não ocasionaram mortalidade instantânea, estas só obtiveram efeito de mortalidade após 72 horas onde morreram cerca de 40 % dos insetos.
Nas demais concentrações a taxa de mortalidade foi posterior as 72 horas de aplicação, apresentando 60% de mortalidade dos gorgulhos, após a aplicação dos extratos.
A pesquisa também observou que os extratos etanólicos de Dieffenbachia siguine causaram efeito de dormência ou letargia nos insetos por um período de 24 horas.
CONCLUSÕES:
Acredita-se que os extratos de Dieffenbachia siguine estavam em uma concentração bruta baixa, por exemplo as 2 folhas da planta para 500 mL, não mostraram efeitos satisfatórios, por isso as diluições 1:2, 1:1 ½, 1:1, não mostraram se eficientes no controle desses insetos. Estudos posteriores verificarão a porcentagem do principio ativo encontrado nas folhas, para medir a quantidade aproximada deste e obter um controle eficiente e satisfatório.
Palavras-chave: Comigo-ninguém-pode, Gorgulho-do-milho, Inseticida.