65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
Controle alternativo do gorgulho do milho Sitophilus zeamais utilizando os extratos aquosos e etanólico do Boldo do Chile (Peumus boldus) em condições de laboratório.
Leandro Sousa e Silva - Discente do Curso Técnico em Agropecuária – IFAM/CMZL.
Adriana Dantas Gonzaga - Prof.ª Dra./ Orientadora Depto. Biologia Universidade Federal do Amazonas - UFAM
INTRODUÇÃO:
Uma das principais pragas de grãos armazenados no milho é o Sitophilus zeamais Motschulsky (Coleoptera: Curculionidae) popularmente conhecido como gorgulho do milho. Trata-se de uma praga primária e cosmopolita. Esta espécie apresenta infestação cruzada, que é a capacidade de infestar os grãos tanto no campo quanto no armazenamento, elevado potencial de multiplicação e possui muitos hospedeiros como trigo, arroz, milho, cevada e triticale. Os danos decorrem da redução de peso e da qualidade do grão.
Medidas de controle que causem menor impacto ambiental são de primordial importância, o que vem estimulando o ressurgimento do uso de plantas inseticidas como o boldo do chile (Peumus boldus), que apresenta propriedades fitoterápicas em suas folhas, além de propriedades inseticidas, estas são conhecidas das comunidades tradicionais, tornando-se conhecidas mundialmente a partir da colonização européia da América.
Diante deste quadro, pode-se reafirmar que em programas de manejo integrado de insetos pragas, a utilização de plantas tóxicas pode ser considerada como um dos componentes chaves, tendo em vista a redução do uso de produtos químicos sintéticos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Investigar o potencial de ação inseticida dos extratos aquoso e etanolico de boldo do chile sobre o gorgulho do milho Sitophilus zeamais em laboratório. Avaliar a toxicidade dos extratos aquoso e etanolico de boldo do chile sobre o gorgulho do milho a partir da estimativa dos parâmetros CL50 (Concentração letal mediana) e TL50 (Tempo letal mediano), pela exposição via de contato.
MÉTODOS:
Coleta do inseticida botânico boldo do Chile: as plantas foram coletadas em sacos plásticos esterilizados e mantidas a baixa temperatura. Foram coletados materiais botânicos férteis para a confecção de exsicata e posterior identificação da espécie. Para a coleta dos insetos: os Sitophilus zeamais foram coletados em armazéns e distribuidoras da zona leste do município de Manaus. Posteriormente foram encaminhadas ao laboratório de biologia do IFAM-CMZL, no qual fizemos a criação destes insetos. Para a montagem dos extratos botânicos do boldo do Chile: para os extratos de boldo do Chile foram utilizados no mínimo 10 folhas que foram maceradas (trituradas) e deixadas pra repouso, com álcool elítico e água destilada por um período de quinze dias, em seguida foram filtrados e diluídos em cinco concentrações, estas foram utilizados nos bioensaios. A montagem dos Bioensaios: foram utilizados dez insetos das gerações F2 e F3 do laboratório nos quais foram testados os extratos aquosos e etanólicos do boldo do Chile, através da aplicação do produto por via de pulverização para via de contato.
O delineamento estatístico desses ensaios foram inteiramente casualizado sendo 05 tratamentos com 05 repetições, totalizando 25 parcelas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram utilizados 275 insetos adultos em cada experimento (aquoso e etanólico). Para o bioensaio em extrato etanólico a mortalidade dos insetos adultos foi de 100%, enquanto que o extrato aquoso foi de 80% dos S. zeamais.
Resultados semelhantes foram obtidos por Gonzaga, et al., 2012 utilizando os extratos aquosos e etanólicos de samambaia, onde obtiveram uma mortalidade de 50% dos insetos nas primeiras 12h, onde a mortalidade dos gorgulhos com extrato com álcool nas três concentrações utilizadas (1:0, 1:1/2,1; 2) apresentaram mortalidade de 100% dos gorgulhos nas primeiras 12horas. Sugerindo elevada eficiência do bioinseticida (samambaia) no controle do gorgulho do milho (S. zeamays).
Dessa forma, o resultado desta pesquisa foi positivo tendo sendo mais uma opção para soluciona o problema de combate o gorgulho do milho na agricultura, usando inseticidas naturais que causam menor impacto ambiental no meio ambiente.
CONCLUSÕES:
O inseticida natural realizado com os extratos etanólico e aquoso do boldo do chile foram eficientes no controle contra os Sitopholis zeamais, sendo mais uma opção para os produtores agrícolas que sofrem com os ataques dos gorgulhos.
Palavras-chave: Controle alternativo., Plantas inseticidas., Gorgulho do milho..