65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
Efeito de diferentes fontes de solo e adubo orgânico na germinação de sementes de couve - manteiga.
Francisca Antonia Xavier Bezerra - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Pablo Wenderson Ribeiro Coutinho - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Leonardo Perote da Silva - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Iza Layana Cezario Galdino - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Carolina Simões dos Santos - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Euzanyr Gomes da Silva - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
INTRODUÇÃO:
O mercado de hortaliças está em crescente desenvolvimento destacando-se, dentre elas, a couve-manteiga (Brassica oleracea var. acephala cv. Georgia) uma folhosa de grande importância na tradição culinária brasileira e que apresenta alto valor nutricional, sendo rica em ferro, cálcio, vitamina A e ácido ascórbico. Tendo em vista este contexto, torna-se necessário o estudo de novas alternativas tecnológicas para minimizar deficiências no seu processo produtivo.
Para viabilizar o aumento da produtividade de hortaliças como a couve-manteiga é necessária a utilização de mudas de boa qualidade associada ao manejo adequado da cultura. Entretanto, a obtenção de mudas de qualidade ainda representa um desafio, pois depende do uso de substratos com boas condições sanitárias e com propriedades físico-químicas que favoreçam o crescimento e o desenvolvimento inicial das plantas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo de avaliar a germinação em efeito de diferentes fontes de solo e adubo orgânico em couve-manteiga.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado no município de Capitão Poço no estado do Pará. Foram utilizadas sementes de couve manteiga (Brassica oleracea) adquiridas no comércio local. Foram utilizados cinco tratamentos, são eles: T1 Areia branca lavada (testemunha), T2 argila, T3 Solo local, T4 Solo local + esterco de gado (2:1), T5 Solo local+ cama aviaria (2:1) com quatro repetições. Utilizando-se bandejas para a germinação com duas sementes por cova, cada bandeja continha quatro fileiras com cinco covas. A avaliação foi feita diariamente para a verificação do número de sementes germinadas. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo Teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados referentes à germinação demonstraram que os tratamentos T1, T2 e T4 são estatisticamente iguais, no nível de significância (p<0,05), sendo que T5 é estatisticamente diferente dos mesmos e T3 semelhante a todos. Notou-se através dos resultados, que as sementes do T1 apresentaram uma germinação normal, entretanto sem desenvolvimento significativo as plantas, no T2 pode se notar um nível de germinação alto, entretanto, também tem um alto nível de mortalidade que pode ser relacionado a alta umidade que é retida pela porosidade desse tipo de solo, na qual facilita a germinação entretanto causar o apodrecimento da raiz. O T3 é estatisticamente semelhante a todos os tratamentos, apresentou uma germinação que pode ser considerada como media entre os tratamentos, já o T4 é o que foi obtido o melhor resultado, onde é fornecido um solo regular e a adição de esterco agrega matéria orgânica e ajuda na formação de uma comunidade de micro-organismos melhorando a disponibilidade e ate possibilitando o fornecimento de nutrientes. O T5 foi o que conseguimos o pior resultado, que apesar de fornecer matéria orgânica, o esterco de aves possuem uma quantidade de nitrogênio bem elevada que se não for usado de forma adequada acaba causando a morte das plantas o que foi o caso do T5.
CONCLUSÕES:
De acordo com a pesquisa realizada o melhor substrato para a produção de mudas de couve-manteiga é o substrato de esterco de gado mais solo local na proporção de 2:1 e o substrato não indicado é solo local mais cama aviária.
Palavras-chave: esterco, Brassica oleracea, substrato.