65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
EDUCAÇÃO: UMA FERRAMENTA NO COMBATE AO RACISMO E A DISCRIMINAÇÃO
Antonio Carlos Leonardo Gomes - Profº Orientador - EEEP Manuel Abdias Evangelista
Daniel Castro Barros - Aluno do 2º ANO - EEEP Manuel Abdias Evangelista
Brenna Gabrielle Pereira Abreu Magalhães - Aluna do 2º ANO - EEEP Manuel Abdias Evangelista
Thalia Lopes de Sousa - Aluna do 2º ANO - EEEP Manuel Abdias Evangelista
INTRODUÇÃO:
Entender nossa cultura e sua evolução é o primeiro passo para nos conhecermos, dessa forma, passamos a compreender e interpretar o mundo dentro uma perspectiva de pluralidade étnico-racial. Construir essa cultura faz parte de um processo de apropriação do que fomos ao longo de uma história, propiciando mudança no nosso modo de ser, pensar e agir
OBJETIVO DO TRABALHO:
Educar cidadãos dentro de uma perspectiva de valorização da pluralidade étnico-racial, tornando-os aptos a reconhecerem os fatores que influenciam em sua identidade e a consolidação de práticas não discriminatórias.
MÉTODOS:
Este projeto buscou agregar os docentes e discentes da EEEP Manuel Abdias Evangelista, focando na construção de uma proposta de disseminação e reflexão sobre a contribuição dos povos de origem africana na construção da identidade cultural do povo brasileiro. Durante o seu desenvolvimento, todos os alunos realizaram atividades científicas, artísticas e culturais voltadas para o aprimoramento do conhecimento das origens afrodescendentes, assistiram a palestras sobre sincretismo religioso e alimentação africana, e a partir da coleta de todos os dados levantados ao longo da realização deste projeto, culminaram com a apresentação de amostra científica e cultural para a comunidade local.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A realização deste projeto proporcionou junto aos professores e alunos da EEEP Manuel Abdias Evangelista, a partir da inserção de forma transversal -o tema africanidades -, um amplo debate sobre a diversidade étnico-racial, valorizando e respeitando suas diferenças, destacando as contribuições da cultura africana no âmbito político, social e cultural para o Brasil.
CONCLUSÕES:
Durante a realização deste projeto, a EEEP Manuel Abdias Evangelista pode criar práticas e um ambiente de discussão e de valorização da cultura afro-brasileira, fazendo com que a escola seja um espaço democrático de produção e divulgação de conhecimentos e posturas que valorizem uma sociedade mais justa e igualitária para todos, através de um trabalho pedagógico que compreenda a determinação histórica da construção da sociedade brasileira, questionando práticas educativas de dominação e submissão.
Palavras-chave: Cultura afro-brasileira, Valorização, Racismo.