65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA FÍSICA NUCLEAR
Sharllysson Reis Pinheiro - Depto. de Física - IFMA Campus São Luís Monte Castelo
Fábio Henrique Silva Sales - Prof. Dr./Orientador - Depto. de Física - IFMA Campus São Luís Monte Castelo
INTRODUÇÃO:
É demasiadamente importante mostrar para os estudantes de ensino médio e para outros tipos de estudantes que a ciência está mais presente em nossas vidas que a quantidade usualmente imaginada. Não é de estranhar que muitos jovens desenvolvam uma espécie de vocação para o futebol, isso ocorre porque a vida dos jogadores está frequentemente diante de seus olhos, sobretudo por meios televisivos de tal modo que conhecem a história desses jogadores. De forma análoga é preciso que os estudantes saibam a história dos cientistas e da própria ciência se quisermos ter cientistas, pensadores e intelectuais em nosso país que possui um grande potencial científico, e é visando esse enriquecimento científico, tecnológico e cultural que este projeto foi concebido. A Física Nuclear estuda as propriedades e o comportamento dos núcleos atômicos e os mecanismos das reações nucleares. Esta área da ciência teve início a partir da evolução do conceito científico sobre estrutura atômica, pois até meados do século XIX acreditava-se que os átomos eram esferas maciças indestrutíveis e indivisíveis. Esses conceitos estavam de acordo com a teoria atômica de John Dalton. Nosso intento é propiciar um estudo deforma aprofundada sobre a vida e a obra de dez grandes cientistas que contribuíram deforma significativa para a evolução da Física Nuclear.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Divulgar a ciência através de palestras, banners, oficinas e mini-cursos para os alunos de ensino médio de São Luís do Maranão. Mostrar a esses estudantes que os cientistas passaram por dificuldades ao realizarem suas experiências, para que os mesmos possam se motivar a enfrentar os obstáculos que por ventura venham atrapalhar seus estudos.
MÉTODOS:
Foram aplicados questionários antes e depois de cada apresentação, que foram realizadas por três bolsistas e um colaborador, que abordaram a vida e a obra de dez grandes cientistas entre os quais alguns são Prêmios Nobeis:Julius Robert Oppenheimer (1904 -1967); Enrico Fermi (1901-1954); Albert Einstein (1879-1955); Marie Curie (1867-1934); Ernest Orlando Lawrence (1901-1958); Edward Teller(1908-2003); Antoine Henri Becquerel (1852-1908); Ernest Rutherford (1871-1937); Niels Henrick David Bohr (1885-1962); Hideki Yukawa(1907-1981).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados dos questionários mostraram bons resultados. Antes das apresentações, explicações e discussões foram obtidos os seguintes dados:
a)26,32% conheciam apenas um cientista;
b)10,53% conheciam cinco dos dez cientistas abordados;
c)O restante conhecia muito pouco ou não tinha nenhum conhecimento sobre os cientistas abordados (63,15%).
Também avaliamos a identificação dos que tinham algum conhecimento e, obtiveram-se os dados:
d)73,68% não tinham nenhuma identificação com os cientistas de seu conhecimento;
26,32% haviam se identificado com pelo menos um cientista.
e)Após as apresentações aplicamos um novo questionário e, obtiveram-se os seguintes dados:
72,72% se identificaram ou tiveram alguma afinidade para com pelo menos três dos dez cientistas abordados.
f)18,18% se identificaram com dois cientistas;
g)9,10% se identificaram com um cientista.
CONCLUSÕES:
Com base nos dados aqui relatados concluímos que houve uma aprendizagem satisfatória e significativa porque grande parte dos estudantes conseguiu assimilar o conteúdo que lhes foi mostrado nas palestras realizadas.
Palavras-chave: Física Nuclear, Divulgação da Ciência, Ensino Médio.