65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
AS HISTORIAS DE VIDA DOS ALUNOS DA COMUNIDADE N.S. DA PAZ, RIO ARUMANDUBA - ZONA RIBEIRINHA DE ABAETETUBA, CONTADAS NA EXPERIENCIA DO PIBID: UM CONTEXTO, UMA ÉPOCA
NILCENEA MARIA DA SILVA MACIEL - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA
MARINES DE MARIA RIBEIRO RODRIGUES - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA
INTRODUÇÃO:
Os acontecimentos marcantes da vida de nosso alunos é algo precioso, pois a relação com o passado é fundamental para a interpretação do presente. Esse resgate histórico contribui, também, para refletir e analisar a prática pedagógica, pois olhando o passado questionamos as atitudes e compreendemos o nosso verdadeiro papel enquanto educador.
Marconi & Lakatos (2009) enfatizam que, através da História de Vida, é possível fazer um levantamento da vida de uma pessoa, evidenciando valores e padrões culturais, a fim de compreender as ações, os conceitos, as atitudes e o comportamentos do indivíduo, visando obter respostas claras e precisas que permitam aprofundar-se cada vez mais na vida do entrevistado.
Para apresentar as questões centrais da pesquisa, dispomos de três seções: na primeira, “família e escola: elementos estruturantes na formação do indivíduo” destacando a influência que a escola exerce nesse contexto, Na segunda, “o envolvimento com o trabalho doméstico: uma realidade complexa” mergulhamos no cotidiano desses sujeitos para compreender a dinâmica e sua influência no desenvolvimento educacional. Em seguida as considerações finais com a percepção da dupla refletindo as contribuições das Histórias de Vida para compreensão das especificidades dos alunos do campo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A pesquisa visa estimular o potencial produtivo do educando, aproximando-o da realidade vivenciada como sujeitos do campo, trabalhando suas história de vida, discutindo e abordando temas relevantes, buscando desenvolver habilidades e competências, promovendo assim um trabalho interdisciplinar, construído através da identidade destes.
MÉTODOS:
Através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, por intermédio de dez graduandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo - PROCAMPO, do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará, desenvolvemos atividades de cunho interdisciplinar com a perspectiva de melhorar a qualidade do ensino na Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Paz II na localidade do Rio Arumanduba, zona ribeirinha do Município de Abaetetuba, região do Baixo Tocantins-Pará e consequentemente na Educação do Campo de forma geral.
Os bolsistas foram divididos em cindo duplas, onde cada dupla abordou uma temática e esta dupla de autores desenvolveu o tema HISTÓRIAS DE VIDA.
A metodologia utilizada se deu à partir da construção de histórias de vida narradas por alunos do 5º ao 8º ano, do ensino fundamental, de forma individual e posteriormente socializada com a turma e professores de diferentes disciplinas, a fim de que estes pudessem conhecer elementos do cotidianos, desses alunos, como: dificuldades, superações, ambições, frustrações e conquistas, pois se constitui no registro de uma travessia, uma lembrança refletida de acontecimentos dos quais são protagonistas
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A pesquisa nos possibilitou olhar duas vertentes: A família, e a relação de trabalho. Assim afirmamos que é no ambiente familiar que a criança consegue desabrochar, direciona o olhar para seus ideais, exercendo influência decisiva na construção de sua identidade. Relatos dos alunos evidenciam que estes problemas interferem no processo de ensino aprendizagem, na baixa auto estima, no pessimismo, impossibilitando-os de enxergar novos horizontes resultando em uma vivência escolar frustrada. Relato da história de uma aluna de 14 anos resume essa análise: “ajudo meus pais na roça fico sem tempo para me dedicar aos estudos e eles criaram todos nós sem ser preciso estudar”.
Quanto à relação de trabalho, as condições econômicas dos ribeirinhos são baseadas na agricultura familiar, envolvendo toda a família. Historicamente foram as mulheres quem desempenharam essa função, e hoje essa realidade mudou, segundo as histórias dos alunos, todos, inclusive os homens participam dessa atividade. Relata a adolescente de 13 anos: “tem dia que é a minha irmã que faz a comida ou meu irmão, até o meu pai faz”. O envolvimento com o trabalho doméstico é importante para desenvolver um senso se responsabilidade, porém, os prejudica ocupando-o todo o tempo impossibilitando-os de estudarem e se divertirem
CONCLUSÕES:
A reconstrução de histórias pessoais é possível compreender que as formas de vida que os homens vão construindo são frutos da interação social e isso contribui na intervenção do meio.
A pesquisa nos fez enxergar que o aluno do campo tem um pertencimento com a água e a terra, elementos constitutivos de suas realidades que devem ser valorizados na ação educativa do professor respeitando e incorporando, em seus conteúdos, os saberes empíricos, proporcionando assim uma aprendizagem pautada na interação entre as diferentes formas de conhecimento, apresentando um novo ambiente escolar, onde as experiências passam a fazer parte do currículo.
E ainda, conhecer a historias de nossos alunos, seus comportamentos, experiências, possibilidades cognitivas e as características locais em que estão inseridos, é muito importante para que possamos ajudá-los a vencer as discriminações e mostrar os caminhos a trilhar para que se superem no contexto escolar, rompendo o que os mantêm presos, impossibilitando-os de uma boa relação com o ensino e a aprendizagem. Assim estaremos contribuindo na formação de sujeitos capazes de compreenderem criticamente as realidades sociais, e se colocarem como indivíduos ativos na tarefa de construção de uma sociedade mais humana e justa.
Palavras-chave: História de vida, família, trabalho.