65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 14. Engenharia
VARAL AUTOMÁTICO: UM EQUIPAMENTO PARA FACILITAR O DIA A DIA
Luan Oliveira Ferreira - Depto. de Informática - IFPA
Sidnir Carlos Baia Ferreira - Depto. de Informática - IFPA
Bruno Ricardo Scherer - Depto. de Informática - IFPA
Amanda Cristiani da Silva Costa - Profa. Esp./Orientadora - Depto. de Informática - IFPA
INTRODUÇÃO:
Sabe-se que o processo de disponibilização das roupas para secar nos varais convencionais é feito manualmente e que, devido a mudanças climáticas do ambiente, essas roupas devem ser constantemente vigiadas para que caso venha a chover as roupas possam ser retiradas com rapidez. Isso gera problemas, pois não há como prever de imediato a mudança do clima bem como os horários que essa mudança venha a ocorrer, o que faz com que a pessoa tenha que está atenta logo isso faz com que ela perca parte do seu tempo com esta atividade e caso chova a mesma muitas vezes demora a perceber e como consequência as roupas acabarão molhando. Assim sendo, o Varal Automático dispensará o recolhimento manual das roupas caso as condições climáticas para a secagem seja adversa, visto que o aparelho se incumbirá de recolhê-las. Tal varal consiste em trilhos que ficam ligados em barras de metal e que são monitorados por um circuito eletrônico, composto por um sensor de chuva acoplado, que se encarregará de monitorar o clima e caso perceba a presença de chuva, o mesmo emitirá um aviso para o circuito eletrônico que por sua vez acionará os mecanismos de recolhimento dos trilhos, como as roupas estarão estendidas em cordas presas aos trilhos, serão recolhidas junto com os mesmos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Neste trabalho foi feito um levantamento acerca da relevância de tal trabalho por meio da aplicação de formulários onde se observou a problemática do processo manual de secagem das roupas devido às ações climáticas, após a finalização do levantamento dos dados objetivou-se a criação de um equipamento eletrônico que substituísse o trabalho manual no processo de secagem das roupas.
MÉTODOS:
A princípio, foi feito um levantamento de informações acerca da necessidade de automatizar o processo de disponibilização das roupas nos varais. Com isso, foi aplicado um questionário a um grupo de 50 pessoas, distribuídos nos demais tipos de residências, sobre o que as levavam esquecer a roupa no varal e com que frequência. Após a fase de análise do caso, foi dado inicio ao processo de construção do protótipo, no qual foi mostrado aos participantes da pesquisa o seu princípio de funcionamento e de como ele poderia ser adaptado em suas residências.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Conforme questionário aplicado a um grupo de 50 pessoas 60% afirmou esquecer as roupas no varal com muita frequência, tendo que lavar novamente as roupas em alguns casos, 80% considerou uma grande perda de tempo ficar vigiando as roupas no varal, com isso foi aplicado outro formulário ao grupo de pessoas que afirmou esquecer com muita frequência a roupa no varal, deste grupo 10 pessoas afirmaram esquecer-se de cuidar das roupas que deixam no varal por descuido, as outras pessoas restantes apresentaram o mesmo caso, porém afirmam não ter tempo para tal atividade devido trabalharem e/ou estudarem o dia todo. Após a construção do protótipo foi apresentado o projeto às 50 pessoas entrevistadas, onde 49 delas afirmaram que o aparelho seria muito útil no dia a dia das mesmas, alegando que além de facilitar o processo de secagem das roupas, o aparelho eliminaria o risco das roupas serem prejudicadas pela ação do tempo, dos que trabalham e/ou estudam fora todos afirmaram adquirir o equipamento tão logo fosse lançado no mercado e apenas uma disse não sentir necessidade de ter o varal automático devido atribuir o fato das roupas molharem a sua desatenção e esquecimento, com isso o processo de teste do varal automático foi intensificado.
CONCLUSÕES:
Dessa forma, a partir do levantamento dos dados contidos na aplicação dos formulários, há uma grande problemática em torno do processo de secagem manual das roupas no varal visto que, estas estão sujeitas as ações climáticas e por isso devem ser constantemente vigiadas, todavia nem todas as pessoas que participaram da pesquisa afirmaram ter tempo para cuidar das roupas no varal devido passarem a maior parte do tempo fora de casa e/ou exercendo outras atividades, outras também afirmaram que simplesmente esquecem as roupas no varal. Em vista disso, o protótipo do varal automático montado foi aceito por 98% das pessoas que responderam as questões do formulário e inclusive sugeriram melhorias e adaptações ao projeto. Ademais, o processo de testes e melhoramento do equipamento foi intensificado e como teve grande aceitação e resolução da problemática em questão há a pretensão de transformar o varal automático em uma espécie de eletrodoméstico para comercialização.
Palavras-chave: varal, automático, roupas.