65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
TRANSITANDO PELA VIDA: por um trânsito seguro.
Maria José Negromonte de Oliveira - Coord Pedagógica. Escola Mun. Pe. Antônio Henrique, Recife/PE
INTRODUÇÃO:
O projeto, Transitando pela vida, surgiu a partir da necessidade de intensificar as ações desenvolvidas pelos professores em relação ao trânsito seguro, principalmente pela localização de nossa Unidade Escolar. Os estudantes dessa escola são oriundos de diversos bairros, com um número significativo de moradores do Coque, Ilha do Leite e Santo Amaro, sendo assim necessitam atravessar ruas e avenidas muito movimentadas para fazer o trajeto casa/escola e vice-versa.
O objetivo principal desse projeto era sensibilizar os estudantes para os perigos oferecidos pelo intenso tráfego de veículos. Para torná-los pedestres conscientes propusemos atividades lúdicas, que viabilizassem uma aprendizagem significativa e segura.
Com as atividades os alunos puderam reconhecer os direitos e deveres dos pedestres e condutores, as sinalizações e as novas normas do Novo Código de Trânsito, as placas de orientação e regulamentação e seus significados, descrever a sinalização de trânsito como fator de segurança, reconhecendo as cores e o significado dos principais sinais. Os acidentes vistos nas pesquisas e depoimentos de colegas que já haviam sido atropelados foram aspectos marcantes no trabalho e estimulantes para que eles não saíssem correndo nas ruas e fizessem as travessias cautelosamente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Proporcionar aos educandos da Educação Infantil e do 1º ao 5º Ano do Ensino fundamental preparo eficiente para ser um pedestre consciente e um condutor responsável no futuro. Identificando a importância de uma Educação para o Trânsito para a garantia de segurança de pedestres e condutores, além de contribuir para a sensibilização dos condutores em relação ao uso do cinto, do celular, entre outros.
MÉTODOS:
Durante a vivência do projeto realizaram-se: leituras de textos, pesquisas na internet, palestras e debates sobre o trânsito seguro, a importância de obedecer à sinalização; como caminhar na escola, no pátio, na calçada, na rua,; não pegarem carona em ônibus, caminhonetas e bicicletas (amorcegar); dirigir alcoolizados, o uso do cinto de segurança, crianças sentadas nos seus devidos lugares; uso das cadeirinhas; proibido atender telefone celular quando estiver dirigindo. Além de como proceder no interior de ônibus e veículos; comportamento de condutores: motorista, ciclista, motociclista e de pedestre; respeito às leis e orientações para um trânsito seguro... Dentre os procedimentos pedagógicos adotados, destacam-se o mapeamento do percurso da escola para casa; a exibição de esquete e dos filmes “Se essa rua fosse minha” e do Denatran; as revistas Educativa “Sezinho”, as edições: “Barbeiro só de barba”; “Celular no volante, perigo constante”; “Cidade planejada”. As produções dos estudantes: criação de poesias, músicas, cartazes, paródias, tabelas, gráficos, mapas e maquetes; entrevistas; participação de circuito com traçado respeitando as placas de trânsito; captação de imagens para produzir vídeo sobre o trânsito (micrometragem); Exposição dos materiais confeccionados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Atualmente observamos, nos grandes centros urbanos, como Recife, o crescente aumento do número de veículos em circulação na cidade e a falta de infraestrutura e planejamento provocando grandes engarrafamentos e inúmeros acidentes. Nos PCN’s no volume que trata dos temas transversais, serve de apoio aos docentes para tratar de temas atuais e relevantes para o processo ensino aprendizagem.
Esse documento apresenta temas transversalizados nas diversas áreas, ou seja, perpassando concepções, objetivos, conteúdos e orientações didáticas de cada área, no decorrer da escolaridade obrigatória. “A transversalidade pressupõe um tratamento integrado das áreas e um compromisso das relações interpessoais e sociais escolares com as questões que estão envolvidas nos temas, afim de que haja uma coerência entre valores experimentados na vivência e na escola” (BRASIL, 1997, p. 64).
O trânsito precisa ser abordado desde as séries iniciais, devido a altos índices de acidentes nas vias e rodovias, posto que a imprudência e desobediência das leis do trânsito coloca em risco a vida das pessoas. Transitar pelas ruas, avenidas rodovias com segurança exige responsabilidade, respeito, solidariedade, compreensão, uma vez que todo cidadão tem o direito de usar os espaços públicos de forma saudável.
CONCLUSÕES:
A criança como parceira no trabalho da educação poderá assimilar conceitos que a formará cidadã com atitudes corretas e positivas no trânsito, ajudando a tornar os adultos mais conscientes no cumprimento das leis e normas, incentivando-os a manter atitudes civilizadas de respeito ao próximo, de colaboração, de compreensão e reconhecimento que os seres humanos comentem erros, porém, no trânsito eles poderão ser fatais.
O projeto desenvolvido ajudou os educandos a perceberem que para manter segurança no trânsito faz-se necessário ter conhecimento e cumprir as leis e regras para evitar acidentes, compreender os sinais de comunicação transmitidos no trânsito. Eles passaram a ser mais cuidadosos no ir e vir da casa para a escola, ou seja, passaram a adotar um convívio mais seguro para evitar acidentes. Os meios de transportes surgiram com a intenção de facilitar a vida, um bem para a humanidade, porém, torna-se algo perigoso se não for corretamente utilizado.
Dessa forma, proporcionou aos educandos tornaram-se pedestres conscientes, principalmente na travessia das vias e no uso dos ônibus, além de um condutor responsável no futuro. Identificando a importância de uma Educação para o Trânsito para a garantia de segurança de pedestres e condutores, ou seja, transitando seguramente.
Palavras-chave: Educação para o Trânsito., Pedestre Seguro., Condutores Responsáveis..