65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 3. Turismo e Hotelaria
O TURISMO CULTURAL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE JAMARY DOS PRETOS – MA
Moseyevenny Rúbia Dias Pinheiro - Universidade Federal do Maranhão
Jean Rousseau da Silva Lira - Universidade Federal do Maranhão
Maria do Socorro Araújo - Profa. Msc./ Orientadora – Depto. de Sociologia e Antropologia - UFMA
INTRODUÇÃO:
O turismo cultural é uma realidade para muitos municípios que buscam desenvolver-se de forma sustentável e agregar valor a sua cidade, pois às manifestações culturais, folclóricas, artesanais e a arquitetura da cidade melhora a autoestima da população local. Assim, por meio de uma expedição de estudo do turismo cultural com alunos dos cursos de turismo e hotelaria da Universidade Federal do Maranhão, sob a orientação da professora Msc. Maria do Socorro Araújo, que ministra a disciplina Cultura Popular nos referidos cursos, procurou-se conhecer e valorizar a cultura da comunidade quilombola rural Jamary dos Pretos, município de Turiaçu. Observou-se também as potencialidades turísticas do núcleo receptor, e na oportunidade foram direcionadas propostas para a implementação da atividade turística na localidade inserindo os moradores de forma direta na participação da mesma, a fim de conservar suas riquezas culturais e naturais, através de práticas empreendedoras e coletivas, proporcionando assim a população local os benefícios da sustentabilidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho objetivou sensibilizar tal comunidade à cerca da importância da preservação da memória cultural, das tradições, costumes e a continuidade de suas manifestações através das gerações vindouras, pois são detentores de um patrimônio cultural rico, diversificado e valoroso. E conscientizá-los sobre como o turismo pode se tornar um instrumento de crescimento econômico no quilombo.
MÉTODOS:
A execução desse trabalho foi composta por três etapas principais com o intuito de alcançar os objetivos propostos: primeiro foram feitos levantamentos de dados bibliográficos sobre quilombos e posteriormente da comunidade quilombola Jamary dos Pretos e a partir da análise das informações dos representantes da associação dos moradores; Em seguida realizou-se a pesquisa in loco, no dia 20 de maio de 2011 com a visitação do município de Turiaçu e no mesmo dia seguimos para o quilombo para dá continuidade a expedição de estudos. No dia seguinte, os alunos deram início às atividades socioeducativas realizadas com a comunidade quilombola, através de palestras como: Viver bem na melhor idade, Juventude Saudável, Boas práticas alimentares, Turismo/ Negócios e Meio Ambiente e A cultura popular local e Histórias do lugar. O presente trabalho tem caráter exploratório, uma vez que examina uma nova fonte de economia para a comunidade quilombola de Jamary dos Pretos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Sabemos que o turismo representa um difusor da cultura e permeia o desenvolvimento econômico e sustentável, nas comunidades planejadas tornando-se conhecedoras das suas realidades e identidades culturais. Ajudando a compreender esta realidade em sua amplitude através dessa pluralidade cultural e aprofundar os conhecimentos relacionando à teoria a prática, proporcionando assim, troca de experiências entre seus habitantes e visitantes. A ação social realizada nos dias 21, 22 e 23 de Maio de 2011 na comunidade quilombola de Jamary dos Pretos, para a execução de oficinas e palestras socioeducativas voltadas para a realidade do local, no qual destacaram-se: Juventude Saudável, Boas Práticas Alimentares e Aproveitamento dos alimentos, Viver bem na melhor idade, Turismo - Negócio e Meio Ambiente, Cultura - Histórias do lugar, além de atividades recreativas com as crianças. A ação social atendeu cerca de 200 famílias. Tal iniciativa teve por objetivo levar informações para a comunidade e, sobretudo criar na mesma o sentimento de pertencimento.
CONCLUSÕES:
Mediante aos aspectos expostos, podemos constatar que a atividade turística poderia fomentar de forma substancial na comunidade de Jamary dos Pretos, proporcionando aos seus moradores melhoria na qualidade de vida, pois injetaria divisas na economia da localidade, que se baseia em agricultura de subsistência e auxílio do governo federal, através de programas sociais. Porém há a necessidade de trabalhar-se de forma planejada e buscando instrumentos para minimizar os possíveis impactos no âmbito social, cultural e ambiental na localidade. As comunidades remanescentes quilombolas contribuem de forma significativa para a construção de nossa identidade cultural, através de suas manifestações culturais, afro-religiosas e tradições. Criando uma cultura rica e diversificada em nossa sociedade, apesar do preconceito e exclusão social deste grupo. A preservação e manutenção da cultura e o seu repasse as futuras gerações é de suma importância, para que não se perca ou simplesmente caia no esquecimento o legado cultural de tais comunidades e dessa forma cabe a cada um de nos enquanto cidadãos atuantes na sociedade apreciar e respeitar a cultura rica e valorosa deste povo da comunidade de Jamary dos Pretos.
Palavras-chave: Jamary dos Pretos, Quilombo, Turismo.