65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 4. Gestão de Negócios
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DOS EGRESSOS DOS CURSOS TÉCNICOS DO CETAM-CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS.
Giselly Lima da Silva - Depto. de Administração, FES - UFAM
Fernanda de Souza Mesquita - Dept. Administração, FES - UFAM
Rita do Socorro Silva Queiroz - Dept. Administração, FES - UFAM
Tatiana Ramos Passos - Dept. Administração, FES - UFAM
Natália Mafra Silva - Dept. Administração, FES - UFAM
Ana Flávia de Moraes Moraes - Orientadora.Dept. Adm. FES/UFAM
INTRODUÇÃO:
O CETAM é uma autarquia vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia, cuja missão é promover diretamente a Educação Profissional no âmbito estadual, nos níveis básico, técnico e tecnológico, como instrumento de cidadania para gerar ocupação e renda, em articulação com os programas de governo. Os cursos oferecidos são em diversas áreas do conhecimento, porém, buscaram-se apenas os discentes egressos que fizeram cursos que envolvesse a parte de gestão com foco no empreendedorismo, assim o programa de extensão viabilizou instrumentos gerenciais para que os mesmos viessem a partir da percepção de falta de habilidades e técnicas atender suas expectativas para a abertura do seu próprio negócio.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Desenvolver competências gerenciais que favoreçam uma postura empreendedora por parte dos egressos dos cursos técnicos do CETAM e a inserção dos alu-nos do Curso de Administração da UFAM nesse pro-grama, para conhecerem e aprenderem a cerca do ambiente empresarial através da aplicação das teorias ministradas em sala de aula.
MÉTODOS:
Para a execução do programa, inicialmente foram promovidas reuniões administrativas com a orientadora, nas quais eram divididas as atividades e as equipes, elaborando o check list do andamento das atividades todas as semanas. Eram dois grupos de 4 alunos na qual uma equipe faria a apresentação inicial sobre os objetivos do programa e falando sobre as principais ferramentas empresariais, enquanto a outra equipe preparava todo o material de divulgação, contatando com os egressos para participarem do curso, preparando listas de presença, organizando questionários de satisfação e de identificação das necessidades para que fossem feitos os minicursos e treinamentos a partir das necessidades identificadas. Entrevistas foram feitas com os egressos para que fossem mapeadas as competências, adquiridas no curso técnico, e que fossem identificadas as maiores necessidades de desenvolvimento para que fosse elaborado um plano de capacitação para a promoção de treinamentos focados nas necessidades dos empreendedores ou potenciais empreendedores aos egressos. As atividades de capacitação foram feitas com o grupo do projeto em parceria com professores da UFAM. Ao fim, elaboração do relatório final e avaliação dos alunos envolvidos no projeto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os egressos que participaram das atividades estavam na faixa etária entre 18 e 28 anos, sendo homens e mulheres. Estes apresentaram escolaridade em ensino médio completo e todos atualmente trabalhando em empresa privada. A receptividade do programa foi significativa, pois não houve nenhum tipo de ônus aos participantes. O projeto desenvolvido também previa a aplicação de uma pesquisa para se verificar a predisposição para a abertura do próprio negócio. Entre os três fatores indicados no questionário aplicado, por ordem de dificuldade, o maior problema em abrir o próprio negócio era devido à falta de capital para iniciar o empreendimento, representando 86,57%. Como segunda maior dificuldade, identificou-se o desconhecimento da necessidade do mercado com 8,96% e por último, como terceira dificuldade, por já terem um emprego com 4,47%. Após a realização dos minicursos: criatividade e inovação; gestão do tempo; trabalho sob pressão e noções sobre Marketing, foi identificado que com as ferramentas, habilidades e técnicas de gestão ensinadas, a maior dificuldade não era a falta de dinheiro e sim a falta de conhecimentos, questão evidenciada pelos participantes. Os mesmos pediram que houvesse mais capacitações e mostraram maior interesse em ter seu próprio empreendimento.
CONCLUSÕES:
O programa de extensão para o desenvolvimento das competências dos egressos dos cursos técnicos do CETAM, desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal do Amazonas e o CETAM, cumpriu com os objetivos desenhados para o mesmo. O projeto contribuiu de maneira positiva no desenvolvimento de um perfil empreendedor dos egressos do CETAM. Os minicursos foram tão satisfatórios e significativos para esses egressos que ocorreu o pedido de uma segunda fase de cursos, tanto para novos aprendizados quanto para a reciclagem de aprendizados referentes a seus cursos com foco no empreendedorismo.
Palavras-chave: Oportunidades, Capacitação, Empreendedorismo.