65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
APRENDENDO COM AULAS PRÁTICAS NO PIBID – QUÍMICA UFT
Danielly Fragoso de Moraes - Aluna-Bolsista do PIBID do Curso de Licenciatura em Química- UFT
Rafael Sousa Araújo - Aluno-Bolsista do PIBID do Curso de Licenciatura em Química- UFT
Juliana Ferreira Diniz - Aluna-Bolsista do PIBID do Curso de Licenciatura em Química- UFT
Flavya Fernandes Alencar - Aluna-Bolsista do PIBID do Curso de Licenciatura em Química- UFT
Joseilson Alves de Paiva - Prof. Dr./ Orientador– PIBID de Química - UFT
INTRODUÇÃO:
O objetivo da Química é compreende a natureza, e os experimentos propiciam ao aluno uma compreensão mais científica das transformações que nela ocorrem. A simples memorização de nomes, fórmulas, reações e propriedades, sem conseguir relacioná-los cientificamente com a natureza, não é conhecer Química. Essa não é uma ciência petrificada seus conceitos, leis e teorias não foram estabelecidos, mas têm a sua dinâmica própria. Para que haja uma integração maior entre o conteúdo e o cotidiano se faz necessárias aulas práticas no ambiente escolar, de forma a auxiliar o aluno a entender um determinado assunto de forma integradora, com isto tem-se a intenção de facilitar a sua assimilação e também fazer com que ele se integre mais com a disciplina. O pesquisador em educação também tem que ter meios de avaliar este processo experimental e assim poder mensurar sua eficiência no processo de ensino aprendizagem. Por isso, acredita-se que aula experimental realizada pelo grupo PIBID – Química – UFT vem contribuir com o reconhecimento por parte dos alunos na construção do pensamento científico, e atestar o caráter investigativo das aulas práticas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem como objetivo analisar a compreensão dos alunos sobre conteúdos químicos, antes e depois de aula expositiva e prática por meio de avaliação teórica.
MÉTODOS:
O grupo PIBID desenvolveu duas aulas, sendo uma prática e outra teórica envolvendo o conceito de “Soluções”. Esta oficina foi realizada no Colégio Estadual Cem Benjamin José de Almeida Araguaína - TO para três turmas do segundo ano do ensino médio. Inicialmente realizamos aula expositiva sobre o conteúdo e fez-se uma avaliação onde continham questões tanto químicas como também de caráter pedagógico. Na mesma aula posteriormente dividimos os alunos em grupo e fizemos uma experiência que explicava o comportamento de soluções e suas características diferenciais. A experiência teve como intuito mostrar o comportamento de um feixe de luz (laser), ao atravessar uma solução coloidal. Os grupos de alunos participantes da aula experimental ficaram responsáveis por prepara à solução que eles iriam utilizar. O composto utilizado para preparar a solução foi de cloreto de prata (AgCl) devido suas características em solução, Posteriormente ao experimental aplicou-se um segundo questionário para avaliar o nível de compreensão dos alunos sobre o conteúdo abordado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os alunos participantes desta oficina apresentaram certa dificuldade no primeiro questionário mesmo tendo sido apresentado uma aula expositiva sobre o tema abordado, isto se deve ao fato de os mesmo interpretarem o primeiro tempo da oficina como forma convencional de aula por eles assistidas frequentemente. Isto ficou bem claro com as resposta obtidas da primeira avaliação onde os alunos demonstraram ainda deter o conhecimento sobre a diferenciação de solução verdadeira e uma solução coloidal. Na aula prática percebemos que os alunos ficaram mais atentos durante sua execução, isto se deve ao fato de o grupo estar sob uma metodologia de ensino diferenciada para eles que é a experimentação. Aulas práticas são estimulantes a participação do aluno e apresentou-se como fortalecedora da formação do conceito de solução, pois na segunda avaliação observarmos a aprendizagem dos alunos, com apenas as aulas teóricas eles não demonstraram interesse e consequentemente não responderam o questionário com interesse. Isto ficou bem claro nas respostas apresentadas nas questões pedagógicas, pois foi questionado sobre metodologia de apresentação de aulas.
CONCLUSÕES:
Esta oficina demonstrou que processos avaliativos, antes e depois de aulas sejam expositiva ou experimental é uma forma de avaliarmos o nível de entendimento dos alunos sobre o conteúdo abordado, esta oficina também demonstrou para o grupo PIBID que as formas de avaliação tradicional ainda nos garantem resposta significativa sobre o processo de ensino-aprendizagem.
Os alunos compreenderam o assunto a ser abordado devido à prática desenvolvida em sala de aula, por isso a importância de aulas práticas, pois os alunos além de aprenderem mais fácil o conteúdo, eles ainda interagem entre os grupos.
Palavras-chave: Metodologia, Aulas práticas, Avaliação.