65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A importância da coleta seletiva na melhoria da qualidade ambiental Escola Rômulo Almeida
Jane Mary Lima Castro - Colégio Municipal Rômulo Almeida e Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho
Ivanilda Almeida Soares Bomfim - Colégio Municipal Rômulo Almeida e Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho
Fausta Porto Couto - Coordenadora Pedagógica do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho
INTRODUÇÃO:
Atualmente, a preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e mundial. A escola sendo formadora de opinião deve engaja-se na busca de soluções para preservar o meio ambiente. Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar opinião não é uma coisa fácil, deve-se primeiro mudar os hábitos e atitudes.
Todos os seres da natureza dependem do meio ambiente para viver, uma vez que os bens da terra são patrimônio de toda humanidade. Seu uso deve estar sujeito a regras de respeito às condições básicas da vida em sociedade, partindo de um princípio sustentável. O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem de valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno. (PCN’s, 2001)
Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, reciclagem e datas comemorativas, é trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca. O projeto Educação Ambiental faz-se necessário para colocar em prática no dia-a-dia, através de pequenos atos, que darão início as grandes transformações que devem ser assumidas por todos neste século XXI.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais possibilitando tornarem cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade por meio de atitudes e cuidados através da reutilização, reciclagem e redução do lixo.
MÉTODOS:
Para esta pesquisa de iniciação científica, enfocando o estudo ambiental, fez-se necessário o estudo bibliográfico diferenciado, para compreensão dos temas em estudo, bem como saída de campo e passeio ecológico para observar a situação ambiental da área circundante da escola e observação sistemática, com registro fotográfico para análise da situação em que se encontra qualidade ambiental da escola. Uma visita ao lixão da cidade e ao Projeto Recivida, instituição que faz a coleta seletiva do lixo recolhido nas escolas com registro fotográfico.
Também foram realizadas palestras, elaboração de textos individuais e coletivos, parodias, poesias, e acrósticos; produção de telas com material do meio ambiente e sucata retratando a paisagem observada; confecção de mural com as produções dos alunos; elaboração de jornal mural sobre impactos ambientais causados pela poluição conforme a música: Planeta Azul de Chitãozinho e Xororó. Elaboração e aplicação de questionário sobre a coleta do lixo, para ser respondido pelos alunos e seus pais, entrevistas semi-estruturadas
Por fim, houve a sistematização da aprendizagem com produção de vídeo, oficina de reutilização e reciclagem, elaboração de slides, e exposição dos trabalhos que finalizou-se com uma passeata pelas ruas do bairro.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Por envolver uma temática transversal em demanda na atualidade, a proposta do projeto intitulado: A importância da coleta seletiva na melhoria da qualidade ambiental Escola Rômulo Almeida fundamentou-se em princípios pedagógicos, tais como a interdisciplinaridade e a socialização do conhecimento, visto que comportamentos ambientalmente corretos são aprendidos na prática do dia-a-dia na escola, permitindo assim uma melhor integração entre os educandos, a investigação e a prática em um só processo.
Dessa forma, os resultados revelaram que Passeata de conscientização pelas ruas circundantes à escola, a distribuição de panfletos nas ruas próximas a escola visando conscientizar os moradores da necessidade de separar o lixo para a reutilização e reciclagem foram de grande relevância para a mudança de atitudes e comportamento dos alunos.
Vale ressaltar também que o despertar da sensibilidade, da mobilização e o envolvimento dos alunos nessas atividades foram vínculos criativos e construtores na preservação do meio ambiente. Segundo Gadotti (1995), “as grandes mudanças exigem também o esforço contínuo, solidário e paciente das pequenas ações”. Uma outra medida irrelevante nesse projeto foi a implantação a coleta seletiva em todas as escolas de Guanambi.
CONCLUSÕES:
Sabe-se que o lixo são restos das atividades humanas consideradas pelos seus geradores como inúteis, descartáveis. Ele surge através do homem na sua vida cotidiana, criando grandes quantidades de resíduos sólidos. Hoje, a quantidade de lixo produzido no mundo é assustadora. Só o Brasil produz 240 mil toneladas por dia. A presente pesquisa procurou fazer uma análise da qualidade ambiental da Escola Rômulo Almeida em Guanambi – BA e seu espaço circundante. Assim sendo, a melhoria da qualidade ambiental da escola ocorreu através da conscientização com o propósito de sensibilizar os alunos na compreensão das causas e conseqüências do lixo e sua responsabilidade na preservação do meio ambiente em que vive, mobilizando-os para a percepção dos resíduos produzidos em atividades escolares, quando liberados no meio ambiente podem ter conseqüências perigosas e, levando-os a reconhecer ainda a importância dos recursos naturais e sua utilidade para os seres humanos, sugerindo meios de preservação. Portanto, esse projeto foi de grande relevância social, pois são vários os problemas causados pelo lixo na comunidade escolar. O lixo acumulado provoca poluição no solo, libera gases, atrai insetos e roedores, polui águas e causam doenças. Frente a esse problema, fez-se necessário uma intervenção pedagógica para discutir a importância da coleta seletiva no ambiente escolar.
Palavras-chave: Educação ambiental, Coleta seletiva, Meio ambiente.