65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
OS RESÍDUOS SÓLIDOS NO AMBIENTE ESCOLAR: A PERCEPCÃO SOBRE ESTES RESÍDUOS” PELA COMUNIDADE DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA-EAUFPA
Maria da Glória Gomes Cristino - Profa Dra /Orientadora -Escola de Aplicação da UFPA –EAUFPA
Mário Benjamim Dias - Prof da Escola de Aplicação da UFPA
Juliana Ise Sousa e Sousa - Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental
Fabricio Gomes Cristino - Faculdade de Direito
Jefferson David Araujo de Oliveira - Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental
Maikon da Silva Gomes - Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental
INTRODUÇÃO:
A questão dos resíduos sólidos no Planeta cresce de maneira alarmante, tendo em vista que pouco tem sido feito para diminuir a sua produção atual no mundo. Estimasse que no Brasil haja uma produção diária de cerca de 160 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos, a situação atual exige soluções para a destinação final dos resíduos no sentido de aumentar a reciclagem diminuindo o seu volume.
A política nacional de resíduos sólidos, disciplina a coleta, o destino final e o tratamento dos resíduos urbanos e industriais entre outros. Na região Norte 65% dos resíduos sólidos produzidos é destinado de maneira incorreta, ou para lixões ou aterros não controlados. Diante do quadro que se apresenta, é que ao desenvolvermos o presente trabalho, teve-se a preocupação de conhecer os resíduos produzidos, caracterizá-los além de verificar o acondicionamento e destino dados aos mesmos no ambiente escolar.
A importância da caracterização dos resíduos sólidos se insere na necessidade de conhecer a quantidade de lixo produzida na unidade de ensino, para buscar alternativas viáveis de seu reaproveitamento. Um dos passos, para caracterizar este tipo de resíduo, consiste no procedimento da coleta seletiva, porém esta deve ter como base o trabalho permanente e contínuo de Educação Ambiental no espaço escolar motivando o exercício de cidadania e a transformação da realidade existente em ambientes saudáveis e com qualidade de vida.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Caracterizar os resíduos produzidos na Escola de Aplicação, a partir da percepção dos atores sociais que transitam neste espaço de aprendizagem.
MÉTODOS:
Na fase inicial dos trabalhos, foi feito um levantamento de como a Escola de Aplicação da UFPA se encontrava, que foram registrados através de fotos in loco, a fim de verificar quais os principais tipos de resíduos que estavam sendo gerados neste ambiente. Foi colocado como foco as áreas que apresentavam maiores índices de resíduos . Posteriormente, foi aplicado um questionário para se avaliar a visão ambiental dos atores sociais, sobre estes resíduos. Além de ter sido feito observação direta objetivando identificar as formas de como estavam acondicionados e o destino dado a esses resíduos.
No que diz respeito ao acondicionamento e destino dos resíduos sólidos verificamos a inexistência de coletores de lixo no pátio e na área aberta da escola. Nas salas de aulas os números existentes de coletores era insuficiente para todas as salas de aulas do bloco
Como se percebeu a carência de práticas de educação ambiental por docentes e alunos da escola, utilizou-se de meios pedagógicos para tentar estimular o trabalho “preventivo” na escola, que se deu através de palestras e oficinas voltadas para a importância do ambiente escolar conservado e como reutilizar os resíduos produzidos na escola. Procedeu-se também a seleção de alunos do ensino fundamental para servirem de multiplicadores desta ação educativa, treinando-os por meios de oficinas para repassarem este aprendizado da escola para a sociedade em geral.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Percebeu-se que na escola houve uma tentativa de implementar a coleta seletiva , mas que deu-se de maneira desorientada, sem uma política ambiental coerente e planejada. Os alunos do ensino fundamental básico mostraram-se mais consciente em relação aos resíduos produzidos, pois, incentivados pelos professores, estes aproveitavam as caixas de sucos tetra PAC reutilizando-as e transformado-as em estojos, portas-caneta, adereços e enfeites para as salas de aula. É importante ressaltar que o ambiente onde se situa o bloco do ensino fundamental básico foi o que apresentou um melhor aspecto de organização, sendo um ambiente limpo, com os resíduos que são gerados armazenados de maneira razoavelmente adequada, servindo de exemplos aos demais blocos da escola.
O bloco dos alunos do ensino médio apresentou uma maior desorganização em relação aos resíduos sólidos gerados, principalmente no pátio central, pois este apresentava-se com áreas bastante poluídas por resíduos, apesar deste ambiente apresentar o maior número de lixeiras em sua área, e portanto deveria ser o melhor ambiente da escola, que não era o caso. E a partir desta visão , foram propostas um conjunto de ações, sempre visando ambientes equilibrados e sustentáveis, pois é na escola que se dá a base da educação e onde serão formados cidadãos com caráter e ética, os quais serão responsáveis pelo futuro do Planeta.
CONCLUSÕES:
Os resultados do presente trabalho demonstram a realidade de muitas escolas em todo país, onde não há um correto gerenciamento dos resíduos sólidos, a exemplo dos demais segmentos da sociedade. A quantidade de matéria orgânica produzida na escola é mínima tendo em vista que os resíduos sólidos urbanos são os que causam os maiores impactos ambientais. O papel, o plástico e o metal também poderiam ter um destino ecologicamente correto. O que diminuiria a quantidade de resíduo não aproveitável (lixo). Assim, não só a comunidade escolar teria vantagens como toda população existente no planeta
Palavras-chave: Resíduos sólidos, Coleta seletiva, Atores Sociais.