65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
Percepção ambiental a partir do Circuito de Parques
Aline Juliana da Silva Omar - Dpto de Educação - UFRPE
Marília Isabelle Oliveira da Silva - Dpto de Ciências Florestais - UFRPE
Valdemir Fernando da Silva - Dpto de Ciências Florestais - UFRPE
Anderson Francisco da Silva - Dpto de Ciências Florestais - UFRPE
Marcelo Nogueira - Prof. Orientador - Dpto de Ciências Florestais
Maria Elizabete Pereira dos Santos - Profa. Orientadora - Dpto de Educação - UFRPE
INTRODUÇÃO:
Árvores e áreas verdes urbanas contribuem grandemente para a qualidade de vida nas cidades. Estas áreas valorizam o ambiente e a estética, criando importantes espaços e oportunidades de recreação e educação. Apesar da valorização dos parques sobre diferentes aspectos, sua criação e desenvolvimento parece estar mais ligada a questões como educação ambiental e preservação do meio ambiente do que propriamente, para atender às expectativas das pessoas que os utilizam. Desta forma, embora possam ser várias as funções exercidas por um parque urbano, é a sua característica predominante que irá definir a sua função, também predominante, classificando-o em recreativo, social, cultural, econômico, educacional ou ambiental.
O circuito de parques é uma atividade promovida pelo PET Florestal, que em conjunto com o PIBID Licenciatura Agrícola, teve o intuito levar alunos do ensino fundamental há alguns parques da região metropolitana, afim de demonstrá-los a importância das árvores nos parques.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes do sexto e nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual Lions de Parnamirim, no Recife - Pernambuco, sobre a arborização dos parques da Jaqueira e Camaragibe, localizados na cidade do Recife e Camaragibe, respectivamente.
MÉTODOS:
Antes de saírem da escola, os estudantes foram instruídos a perceber o ambiente em que iriam visitar. Durante a visita aos parques, os estudantes puderam passear e observar as áreas, sempre acompanhados dos estudantes do PET ou do PIBID para irem tirando possíveis dúvidas ao longo do percurso. Assim, os alunos da Escola Lions foram questionados sobre a importância das árvores presentes no local e o que elas proporcionam aos visitantes. Foi visitado primeiro o Parque de Camaragibe e em seguida o Parque da Jaqueira.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No final da segunda visita foi feita uma reflexão com os estudantes afim de que eles fizessem uma comparação entre a arborização dos parques visitados. Os estudantes perceberam e discutiram a respeito da importância das árvores nesses espaços urbanos e que a arborização do Parque da Jaqueira é melhor que a do Parque Camaragibe. Concluíram que as árvores proporcionam inúmeros benefícios aos frequentadores, visto que melhoram a qualidade do ar, oferecem sombra e amenizam as altas temperaturas, servem de abrigo e alimentos aos animais, além de valorizarem esteticamente os parques.
Depois da visita, a estudante do PIBID deu continuação ao trabalho iniciado nos parques, abordando o que foi visto na visita e fazendo relações com as disciplinas que estavam sendo dadas pelos professores em sala de aula.
CONCLUSÕES:
Através deste estudo, buscou-se aprimorar a visão crítica dos estudantes da Escola Estadual Lions de Parnamirim sobre os espaços de lazer presentes ao redor da cidade do Recife. Também, avaliar e compreender a importância das áreas verdes urbanas, não só para os moradores ao redor das mesmas, mas também para a população da cidade e até para o turismo local.
Palavras-chave: Arborização, PET, PIBID.