65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal
ANÁLISE DA QUALIDADE DE PAINÉIS DE MDF COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE MANAUS
Marrieth Nascimento de Souza - Depto.de Ciências Agrárias - UFAM
Nabor da Silveira Pio - Prof. Dr./orientador - Depto.de Ciências Agrárias - UFAM
INTRODUÇÃO:
Dentre os principais fatores que afetam as propriedades físicas e mecânicas dos painéis MDF citam-se a sua massa específica ou densidade. A massa específica dos painéis MDF tem influência positiva sobre os módulos de elasticidade (MOE) e de ruptura (MOR), não há, no entanto, consenso com respeito ao seu efeito sobre o inchamento, absorção de água e adesão interna. (ELEIOTÉRIO, J.R.; TOMAZELLO FILHO, M.; BORTOLETTO JUNIOR, G, 2000).
Os estudos relativos à produção de MDF surgem como propostas promissoras para os Interesses nacionais, pois os produtores brasileiros de MDF utilizam tecnologias internacionais. Atualmente, o MDF é conhecido pela possibilidade de substituição da madeira para diversas formas de aplicação, em função de sua homogeneidade, versatilidade, facilidade de usinagem, além da resistência ao ataque de microrganismos. (CRISTIANE e FRANCISCO, 2004)
A produção de painéis à base de madeira é de relevante importância para a economia brasileira, pois possibilita geração de divisas e empregos. Entretanto, para que haja desenvolvimento no setor, é preciso investir em tecnologias voltadas a melhorar a produção destes painéis. (CAMPOS, C. I. e LAHR, F. A. R. 2004)
OBJETIVO DO TRABALHO:
Geral  Avaliar a qualidade através das propriedades físicas e mecânicas dos painéis de MDF comercializados na cidade de Manaus. Específico  Avaliar as propriedades físicas e mecânicas dos painéis;  Identificar o número de empresas que comercializam os painéis na cidade de Manaus;  Verificar a origem dos produtos comercializados na cidade de Manaus.
MÉTODOS:
Foram escolhidas 4 empresas, as empresas selecionadas foram denominadas por letras (A, B, C, D). Definiu-se que seria caracterizado os painéis de 15 e 6 mm de espessura, tipo Standard, In natura ou também denominado cru, utilizado em condições secas (ambiente seco). A dimensão de todos os painéis recebidos no laboratório será de 2,75 m x 1,83 m.
A amostragem ensaiada foi de 32 painéis no total, sendo que de cada empresa foram adquiridos 8 painéis, quatro de 6mm e quatro de 15mm, ambos em tamanho comercial.
Os procedimentos de desenvolvimento do trabalho para a realização dos ensaio físico-mecânicos e de determinação dessas propriedades foram:
• Realização da amostragem de dois painéis por empresa;
• Determinação do módulo de ruptura MOE e módulo de elasticidade MOR.
• Umidade, absorção de água e inchamento em espessura;
• Definição do número de corpos de prova por painel para todos os ensaios e a confecção destes.
Estes painéis foram testados na Universidade Federal do Amazonas - UFAM, sem custos para a empresa.
O último procedimento foi a análise estatística dos resultados, ANOVA e teste de Tukey para comparação entre os resultados médios das empresas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com o auxílio do teste de Tukey, foram comparadas, estatisticamente, as médias entre os painéis com um nível de confiança de 95%.
Em relação à análise das propriedades físicas, A análise estatística indica que o teor de umidade dos painéis das empresas A, B e C não diferem entre si, mas a média referente a essas empresas é maior que a média do teor de umidade dos painéis da empresa D.
Em relação a densidade dos painéis, constatou-se que o painel de maior densidade é da empresa B e as empresas A e B possuem, estatisticamente, densidades iguais e menores que as demais. Os resultados de densidade comprovaram a característica de homogeneidade dos painéis MDF.
Foram analisadas também as propriedades mecânicas dos valores médios de módulo de ruptura (MOR) e elasticidade (MOE) em flexão estática dos painéis.
Como resultado geral os painéis Empresa “B” apresentaram valores médios de MOR, de 38,20MPa, estatisticamente superiores em relação aos painéis produzidos pelas demais empresas. Os resultados menos satisfatórios foram da Empresa D.
Para o MOE os painéis da empresa B também apresentaram média estatisticamente superior em relação aos painéis das demais empresas.
Todas as empresas e seus painéis satisfizeram as especificações das Normas Utilizadas.
CONCLUSÕES:
Em absorção de água e inchamento em espessura as empresa B apresentou os menores e melhores percentuais sendo seus valores médios de 7,96% em absorção, e 5,67% de inchamento após 24 horas de imersão em água. Os maiores percentuais e os menos satisfatórios foram da Empresa D.
Em relação ao teor de umidade as empresas A, B e C apresentaram valores estatisticamente iguais, sendo seus valores médios de 9,83% e o valor mínimo encontrado foi de 10,37% da empresa D. Neste caso foi comprovado que o valor da densidade não afeta o teor de umidade.
Em relação à densidade dos painéis as empresas A e B apresentaram valores estatisticamente iguais, todas as empresas apresentaram valores satisfatórios e dentro das especificações da norma utilizada.
Os resultados de MOE e MOR, da empresa A apresentaram os melhores resultados médios de MOR de 38,20 MPa em comparação com as outras empresas seus resultados são estatisticamente iguais a outros painéis.
Dessa forma, foi possível concluir que a determinação das principais características físicas e mecânicas dos Painéis MDF comercializados na Cidade de Manaus, do tipo Standard, Cru, de 15 e 6mm de espessura, asseguram propriedades satisfatórias as exigências das normas e sua aplicação para o uso estrutural.
Palavras-chave: MDF, Propriedades Físicas, Propriedades Mecânicas.