65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
Universos culturais e identidades: a diversidade no IFAM Campus Manaus Zona Leste.
Rayane Steffane Fernandes Nogueira - Universidade Federal do Amazonas
Danielle Cristinne Sousa da Cruz - Campus Manaus Zona Leste - IFAM
Orlanda da Conceição Machado Aguiar - Campus Manaus Zona Leste - IFAM
Josibel Rodrigues e Silva - Profa. Msc. / Orientadora - Campus Manaus Zona Leste - IFAM
INTRODUÇÃO:
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Manaus Zona Leste (IFAM/CMZL), recebe alunos da cidade de Manaus e do interior do Estado do Amazonas, sendo que, alguns dos alunos advêm de lugares longínquos do Estado, de pequenas cidades e comunidades. Desta forma, é inegável a diversidade étnica e cultural dos alunos que compõem o corpo discente do Instituto.
Dentro destas relações socioculturais, muitas vezes a escola produz a exclusão dos grupos ou indivíduos cujos padrões socioculturais não correspondem aos dominantes, adotando práticas que “silenciam” as diferentes vozes que chegam às escolas (CANEN, 2001). Justificamos a relevância deste projeto por vivenciarmos e considerarmos o desafio do ensino-aprendizagem na diversidade sociocultural da Amazônia, no sentido de reconhecermos as dificuldades enfrentadas pelos diferentes grupos, em que determinantes de categoria social, identidade, etnicidade e gênero atuam de forma marcante, relacionadas também às desigualdades ao acesso a bens econômicos e materiais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esta pesquisa objetivou identificar e registrar os grupos sociais do Instituto Federal - Campus Manaus Zona Leste, localizado na cidade de Manaus (AM). Buscou-se em um sentido mais amplo, dar visibilidade aos diferentes grupos, conhecer suas experiências, valorizar suas identidades e estimular a reflexão no âmbito pedagógico sobre a problemática da diversidade no Instituto.
MÉTODOS:
A opção metodológica que seguimos durante o percurso da pesquisa foi de natureza quanti-qualitativa, do tipo exploratória.
Para a coleta de dados, utilizamos questionários abertos e fechados e a observação etnográfica. Com os questionários buscamos obter dados socioculturais dos alunos, bem como suas expectativas e principais dificuldades no âmbito escolar. A partir da etnografia procuramos observar e compreender os alunos em determinados contextos, nos quais suas ações refletiram o seu pensamento e suas percepções de mundo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Aplicamos os questionários com 110 alunos (39,1% meninas e 60,9% meninos) entre as turmas do curso Técnico Integrado ao Médio em Agropecuária. Nesta pesquisa 56 alunos são do interior do Estado, sendo que 26 municípios foram citados. Esse dado é importante para compreendermos as diferenças de aprendizado, pois a maioria dos alunos que possui interesse e habilidade nas aulas práticas é proveniente da região interiorana. Contudo, estes alunos apresentam dificuldades no aprendizado das disciplinas do ensino médio. No que se refere às questões relacionadas à autoafirmação, 63,6% dos alunos consideram-se pardos, seguidos da porcentagem de brancos (20,9%), pretos (10,9%) e índios (4,5%). A média da faixa etária é de 17, 2. Encontramos um aluno com 14 anos e três alunos acima dos 20 anos. Em relação à religião, os alunos são em sua maioria cristã, na qual 39,1% são católicos e 27,3% são evangélicos, 21% dos alunos responderam não possuir religião ou crença. Nas entrevistas, os alunos do interior apontaram dificuldades de aprendizado e de adaptação na escola. A maioria reclamou da infraestrutura do Campus, pela falta de condicionadores de ar e material para as atividades práticas. Nas observaçoes etnográficas, privilegiamos o contexto das atividades culturais e a dinâmica dos grupos na escola.
CONCLUSÕES:
Os resultados corroboraram nossas hipóteses acerca da diversidade sociocultural no Instituto. As diferenças de aprendizado entre os alunos do interior e da capital são evidentes, pois os conhecimentos de mundo são diferentes. No que concerne às atividades práticas observamos que os alunos oriundos do contexto agrário, obtêm conhecimentos diferenciados e uma significativa dificuldade de aprendizado nas disciplinas do ensino médio. Tomando este raciocínio como base, o Instituto poderia aprimorar um intercâmbio sociocultural entre citadinos e interioranos relacionado a troca de conhecimentos e práticas, com o intuito de facilitar o aprendizado de ambos. Somado a isso, com este estudo podemos sensibilizar os professores a refletir sobre a questão da diversidade no Instituto, contribuindo com discussões sobre as práticas pedagógicas, além de subsidiar pesquisas posteriores e contribuir com departamentos e comissões do IFAM em relação à criação de programas de assistência estudantil para a valorização da diversidade.
Palavras-chave: Diversidade, Identidade, Campus Manaus Zona Leste.